Ground Resistance (Terra)

Responder
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Ground Resistance (Terra)

Mensagem por BrunoFonseca » 04 jun 2019, 00:42

Pessoal, a vossa ajuda, pois de electricidade percebo pouco.
Hoje aquando da realização de um carregamento, verifiquei no CanZe que o indicar Ground Resistance indicava um valor de 25 (Ohm?)
Este valor aumentou para 38 durante o carregamento tendo verificado que o posto por várias vezes perdia a ligação (nas duas tomadas onde os VE estavam conectados), retomando em menos de 1 minuto o carregamento.

Há algum valor ideal para esta dita Terra?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Ground Resistance (Terra)

Mensagem por RJSC » 04 jun 2019, 08:35

Segundo as regras em em Portugal está bem.

O regulamento define não um valor de resitência fixo mas um valor que varia consoante o interuptor diferencial que protege a instalação de modo a que, no caso mais exigente, não apareçam mais de 25V na carcaça dos aparehos.
O ZOE é que é demasiado exigente e com 2V de diferença entre terra e neutro já não carrega.
Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica (R.S.I.U.E.E.)

Art.º 598 - Protecção contra contactos indirectos.
1. Nas instalações deverão ser tomadas medidas de protecção contra contactos indirectos por forma a não se manter, em qualquer massa ou elemento condutor estranho à instalação eléctrica, uma tensão de contacto superior aos valores seguintes:
a) Se a instalação, ou parte da instalação, for prevista para alimentar apenas aparelhos de utilização fixos ou móveis que não possuam massas susceptíveis de serem empunhadas: 50 V;
b) Se a instalação, ou parte da instalação, for prevista para alimentar aparelhos de utilização fixos ou móveis que possuam massas susceptíveis de serem empunhadas ou aparelhos de utilização portáteis com massas acessíveis: 25 V;
Os cálculos estão eftuados na tabela abaixo:
Imagem

Como se pode ver, numa instalação para um carro (massa exposta: caso dos 25V) com um diferencial de 30mA a resistência pode ir até 833ohm.
Mesmo com os piores diferenciais (500mA) a resistência poderá ir até 50 ohm, pelo que os 38 ohm estavam bem dentro dos limites do regulamento até com pior dos diferenciais no mercado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ground Resistance (Terra)

Mensagem por BrunoAlves » 04 jun 2019, 08:41

Estive a fazer uma pesquisa rápida sobre isso e encontrei alguém a dizer que o Zoe recusa-se a carregar se medir mais de 180ohm.

Dito isto, e nessa discussão também se falava nisso, a medição não pode ser muito fiável, provavelmente é colocada uma corrente muito baixa na terra (para não disparar diferenciais), mas o ser muito baixa torna a medição muito influenciável pelos outros elementos do circuito.
Por outro lado, até à própria resistência da terra varia muito, dependendo da humidade do solo onde está o eléctrodo, etc.

https://www.speakev.com/threads/does-an ... nce.17180/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Ground Resistance (Terra)

Mensagem por bpedrosa » 04 jun 2019, 09:19

Já me aconteceu estar a carregar em PCN juntamente con ZOE na segunda tomada e o carregador ir abaixo. Que me lembre nunca aconteceu com outros modelos. Ainda no passado Sábado tive essa experiência. Quando recebi o alerta de fim de carga, fui a carro e meti novamente a carregar. Poderá ser esta a causa?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ground Resistance (Terra)

Mensagem por rimsilva » 04 jun 2019, 15:22

bpedrosa Escreveu:
04 jun 2019, 09:19
Já me aconteceu estar a carregar em PCN juntamente con ZOE na segunda tomada e o carregador ir abaixo. Que me lembre nunca aconteceu com outros modelos. Ainda no passado Sábado tive essa experiência. Quando recebi o alerta de fim de carga, fui a carro e meti novamente a carregar. Poderá ser esta a causa?
Sim, é perfeitamente comum, cargas interrompidas/postos desligados quando um Zoe inicia uma carga, no Marshoping os Zoe já são "famosos" por isso.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Ground Resistance (Terra)

Mensagem por caz » 05 jun 2019, 07:31

Tenho um leaf e nos postos iniciais de vez em quando a carga é interrompida. Quando volto lá para colocar novamente a carregar vejo que o outro carro está a carregar. Na última vez que me aconteceu estava lá um i3 da drivenow.

Nos postos da Magnum Cap nunca me aconteceu.

Será pelo mesmo motivo?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Ground Resistance (Terra)

Mensagem por BrunoFonseca » 05 jun 2019, 08:47

rimsilva Escreveu:
04 jun 2019, 15:22
bpedrosa Escreveu:
04 jun 2019, 09:19
Já me aconteceu estar a carregar em PCN juntamente con ZOE na segunda tomada e o carregador ir abaixo. Que me lembre nunca aconteceu com outros modelos. Ainda no passado Sábado tive essa experiência. Quando recebi o alerta de fim de carga, fui a carro e meti novamente a carregar. Poderá ser esta a causa?
Sim, é perfeitamente comum, cargas interrompidas/postos desligados quando um Zoe inicia uma carga, no Marshoping os Zoe já são "famosos" por isso.
Atenção que no caso que relatei a carga era interrompida mas retomada logo de seguida. Quando terminei o carregamento devolveu o tempo total em carga, isto é, não devolveu só a informação desde a ultima vez que interrompeu e reiniciou.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”