Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
-
- Mensagens: 60
- Registado: 06 dez 2021, 11:52
- Data de fabrico: 15 dez 2021
- Capacidade bateria: 52 KWh
Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Boa noite
Vou iniciar o Diário de Bordo do meu Renault Zoe 50 R135, foi no passado dia 23-12-2021, que lá chegou a máquina:
Como veio de Marco de Canavesses, já vinha com cerca de 458KM e a bateria estava a 37%, pelo que essa noite pouco andámos com ele, apesar da vontade .
Ficou então a carregar por 9:19H a 3,37KW tendo carregado cerca de 31,78KW (dados do Cabo ocasional Flexicharger 16A), de manhá estava então com 91% de bateria
Votos de bons quilómetros a todos .
Vou iniciar o Diário de Bordo do meu Renault Zoe 50 R135, foi no passado dia 23-12-2021, que lá chegou a máquina:
Como veio de Marco de Canavesses, já vinha com cerca de 458KM e a bateria estava a 37%, pelo que essa noite pouco andámos com ele, apesar da vontade .
Ficou então a carregar por 9:19H a 3,37KW tendo carregado cerca de 31,78KW (dados do Cabo ocasional Flexicharger 16A), de manhá estava então com 91% de bateria
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
-
- Mensagens: 60
- Registado: 06 dez 2021, 11:52
- Data de fabrico: 15 dez 2021
- Capacidade bateria: 52 KWh
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
No dia 27-12-2021
Fui então experimentar carregar o carro no Continente Plug&Charge, uma vez que o colega zeuz viewtopic.php?f=4&t=8465#p146340, tinha-me aconselhado como o local com melhores preços.
Tendo instalado as Apps do Continente e do Continente Plug&Charge, optei por utilizar a promoção de se gastar + de 30€ em compras temos direito a 30 minutos de carregamento nos PCN ou 10 min nos PCR do Continente , sendo que o valor que pagamos reverte para compras no cartão continente.
Então carreguei 30 min 10,05KWH e teve um custo de 2,21€ que ficou em cartão para compras.
Votos de bons quilómetros a todos .
Fui então experimentar carregar o carro no Continente Plug&Charge, uma vez que o colega zeuz viewtopic.php?f=4&t=8465#p146340, tinha-me aconselhado como o local com melhores preços.
Tendo instalado as Apps do Continente e do Continente Plug&Charge, optei por utilizar a promoção de se gastar + de 30€ em compras temos direito a 30 minutos de carregamento nos PCN ou 10 min nos PCR do Continente , sendo que o valor que pagamos reverte para compras no cartão continente.
Então carreguei 30 min 10,05KWH e teve um custo de 2,21€ que ficou em cartão para compras.
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
-
- Mensagens: 60
- Registado: 06 dez 2021, 11:52
- Data de fabrico: 15 dez 2021
- Capacidade bateria: 52 KWh
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Dia 28-12-2021
Depois de carregado a 94% e aproveitando as férias, fomos em família até Setúbal (Évora - Setúbal), uma vez que a compra deste veículo deve-se em parte da necessidade de me deslocar de casa para o trabalho efetuando uma viagem de 200Km diários (ida e volta) .
Depois de cerca de 1:30H e 98,2Km lá chegámos a Setúbal fomos a velocidades na ordem dos 92 Km 4 adultos em modo B e com o ECO ligado.
Então fizemos 98,2KM e dos 94% de bateria ao início passamos para os 65%
Depois de um pequeno passeio pelas ruas e ruinhas do centro de Setúbal, fomos ao almoço de choco frito "da praxe". De seguida fomos passear até à praia da Figueirinha, e é nestes momentos que um veículo elétrico se destaca pelo silencio a bordo a contemplar as vistas
Finalmente depois de uma paragem para as compras, as mulheres da casa (mãe e filhota) não deixam passar em vão a passagem perto de um centro comercial , lá regressamos a casa (Évora).
Fizemos 219,2KM com uma média de 54.1Km/h, chegámos com 25% de carga e 89 Km de autonomia restante e em termos de consumo ficou pelos 15,3KWh/100
Votos de bons quilómetros a todos .
Depois de carregado a 94% e aproveitando as férias, fomos em família até Setúbal (Évora - Setúbal), uma vez que a compra deste veículo deve-se em parte da necessidade de me deslocar de casa para o trabalho efetuando uma viagem de 200Km diários (ida e volta) .
Depois de cerca de 1:30H e 98,2Km lá chegámos a Setúbal fomos a velocidades na ordem dos 92 Km 4 adultos em modo B e com o ECO ligado.
Então fizemos 98,2KM e dos 94% de bateria ao início passamos para os 65%
Depois de um pequeno passeio pelas ruas e ruinhas do centro de Setúbal, fomos ao almoço de choco frito "da praxe". De seguida fomos passear até à praia da Figueirinha, e é nestes momentos que um veículo elétrico se destaca pelo silencio a bordo a contemplar as vistas
Finalmente depois de uma paragem para as compras, as mulheres da casa (mãe e filhota) não deixam passar em vão a passagem perto de um centro comercial , lá regressamos a casa (Évora).
Fizemos 219,2KM com uma média de 54.1Km/h, chegámos com 25% de carga e 89 Km de autonomia restante e em termos de consumo ficou pelos 15,3KWh/100
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Parabéns pela prenda no sapatinho!
Esperemos que '22 seja um ano ZEN , como essa matrícula antecipa!
Noutro registo, é de saudar mais um relato de quem chegou agora à mobilidade eléctrica e não foi nenhum drama instalar uma App e usar de seguida o posto de carregamento...
O modo B é mais adequado a trânsito citadino ou estrada de serra.
Esperemos que '22 seja um ano ZEN , como essa matrícula antecipa!
É aproveitar enquanto não forem obrigados a entrarem no "Modelo"...Next76 Escreveu: ↑28 dez 2021, 23:24No dia 27-12-2021
Fui então experimentar carregar o carro no Continente Plug&Charge, uma vez que o colega zeuz viewtopic.php?f=4&t=8465#p146340, tinha-me aconselhado como o local com melhores preços.
Tendo instalado as Apps do Continente e do Continente Plug&Charge, optei por utilizar a promoção de se gastar + de 30€ em compras temos direito a 30 minutos de carregamento nos PCN ou 10 min nos PCR do Continente , sendo que o valor que pagamos reverte para compras no cartão continente.
Noutro registo, é de saudar mais um relato de quem chegou agora à mobilidade eléctrica e não foi nenhum drama instalar uma App e usar de seguida o posto de carregamento...
Setúbal tem fama de estar mal servido de PCN/PCR ...
Em estrada aberta o mais eficiente é usar o modo que permita que o carro vá o mais solto possível.
O modo B é mais adequado a trânsito citadino ou estrada de serra.
Qual é o vosso restaurante preferido ?
Também se destaca na facilidade em descer estradas de serra, juntando-se ainda a possibilidade de "encher" um pouco do depósito.
-
- Mensagens: 60
- Registado: 06 dez 2021, 11:52
- Data de fabrico: 15 dez 2021
- Capacidade bateria: 52 KWh
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Boas tardes a todos
Pelo que pesquisei não existem muitos PCN/PCR, no entanto, perto do trabalho existe 2 PCN, que caso seja necessário irei utilizar, aguardo que o Continente instale pois também é próximo e a 22 KWh num instantinho carrego o suficiente para chegar a casa.
Isto de ser maçarico nestas coisas é o que dá mas na próxima viagem vou usar o D conforme aconselhado.
O restaurante onde vamos comer choco frito costuma ser na Casa Santiago ou no Cais 56, na Av.ª Luísa Todi, se for para comer Peixinho costumo ir ao Retiro da Algodeia, perto do Estádio do Bonfim.
Votos de bons quilómetros a todos .
Obrigado zeuz
Pelo que pesquisei não existem muitos PCN/PCR, no entanto, perto do trabalho existe 2 PCN, que caso seja necessário irei utilizar, aguardo que o Continente instale pois também é próximo e a 22 KWh num instantinho carrego o suficiente para chegar a casa.
Isto de ser maçarico nestas coisas é o que dá mas na próxima viagem vou usar o D conforme aconselhado.
O restaurante onde vamos comer choco frito costuma ser na Casa Santiago ou no Cais 56, na Av.ª Luísa Todi, se for para comer Peixinho costumo ir ao Retiro da Algodeia, perto do Estádio do Bonfim.
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
-
- Mensagens: 60
- Registado: 06 dez 2021, 11:52
- Data de fabrico: 15 dez 2021
- Capacidade bateria: 52 KWh
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Dia 31-12-2021
Viagem de Évora até Tomar (aldeia próxima) num total de cerca de 168 Km.
Saída com 93% de bateria, com autonomia para 307 Km, Modo D, com ECO desligado, 4 adultos com carga.
Chegada com 34%, com velocidade média de 67,4 Km/h, com consumo de 17 Kwh/100 e com autonomia para 110 Km.
A viagem decorreu em ritmo normal, com velocidades na ordem dos 94 Km/h.
Votos de bons quilómetros a todos .
Viagem de Évora até Tomar (aldeia próxima) num total de cerca de 168 Km.
Saída com 93% de bateria, com autonomia para 307 Km, Modo D, com ECO desligado, 4 adultos com carga.
Chegada com 34%, com velocidade média de 67,4 Km/h, com consumo de 17 Kwh/100 e com autonomia para 110 Km.
A viagem decorreu em ritmo normal, com velocidades na ordem dos 94 Km/h.
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
-
- Mensagens: 60
- Registado: 06 dez 2021, 11:52
- Data de fabrico: 15 dez 2021
- Capacidade bateria: 52 KWh
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Dia 02-01-2022
Viagem de regresso a casa de Tomar (aldeia próxima) para Évora num total de cerca de 167 Km.
Saída com 93% de bateria, com autonomia para 324 Km, Modo D, com ECO desligado, 4 adultos com carga.
5Chegada com 33%, com velocidade média de 66,4 Km/h, com consumo de 17,8 Kwh/100 e com autonomia para 101 Km.
A viagem decorreu em ritmo normal, com velocidades na ordem dos 94 Km/h.
Gosto em especial das luzes de máximos automáticos (em que o carro liga e desliga os máximos automaticamente) é muito prático.
O sistema de cruise control (sistema que mantém a velocidade de condução de um veículo previamente programada. Uma vez atingida e memorizada a velocidade pretendida, pode-se retirar o pé do acelerador, permitindo assim um maior conforto da condução em estrada ou em viagem) também é muito prático e permite uma viagem mais descansada.
Em cidade gosto de utilizar o modo de condução B, que evita quase a utilização do travão, e o modo ECO que permite que as acelerações não sejam tão bruscas, porque o ZOE têm um disparo enorme
Votos de bons quilómetros a todos .
Viagem de regresso a casa de Tomar (aldeia próxima) para Évora num total de cerca de 167 Km.
Saída com 93% de bateria, com autonomia para 324 Km, Modo D, com ECO desligado, 4 adultos com carga.
5Chegada com 33%, com velocidade média de 66,4 Km/h, com consumo de 17,8 Kwh/100 e com autonomia para 101 Km.
A viagem decorreu em ritmo normal, com velocidades na ordem dos 94 Km/h.
Gosto em especial das luzes de máximos automáticos (em que o carro liga e desliga os máximos automaticamente) é muito prático.
O sistema de cruise control (sistema que mantém a velocidade de condução de um veículo previamente programada. Uma vez atingida e memorizada a velocidade pretendida, pode-se retirar o pé do acelerador, permitindo assim um maior conforto da condução em estrada ou em viagem) também é muito prático e permite uma viagem mais descansada.
Em cidade gosto de utilizar o modo de condução B, que evita quase a utilização do travão, e o modo ECO que permite que as acelerações não sejam tão bruscas, porque o ZOE têm um disparo enorme
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Do que vou lendo, é possível baixar um pouco mais essa média, em particular no Verão.
No entanto o ZOE não é um VE muito eficiente, por isso podes tomar essa média como exemplo para calculares de cabeça a autonomia disponível.
https://ev-database.org/car/1164/Renault-Zoe-ZE50-R110
Há ainda outra vantagem em usar o cruise control, especialmente durante a noite: Permite manter o pé em cima do travão, pronto para agirmos em caso de necessidade.Next76 Escreveu: ↑03 jan 2022, 11:18O sistema de cruise control (sistema que mantém a velocidade de condução de um veículo previamente programada. Uma vez atingida e memorizada a velocidade pretendida, pode-se retirar o pé do acelerador, permitindo assim um maior conforto da condução em estrada ou em viagem) também é muito prático e permite uma viagem mais descansada.
Faço o mesmo no meu Ampera... vais começar a achar ridículo a conversa de algumas pessoas sobre "gostarem" de usar as mudanças...
-
- Mensagens: 60
- Registado: 06 dez 2021, 11:52
- Data de fabrico: 15 dez 2021
- Capacidade bateria: 52 KWh
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Boas zeuz
Pois pelo que estou a ver a média não baixa dos 17 Kwh/100 , no entanto, não é algo que me preocupe muito, porque com a autonomia que o ZOE apresenta quando carregado chega com folga suficiente à maioria dos locais onde necessito ir.
O ZOE até foi comprado como segundo carro (vamos ver se será assim ) mas para cidade e para as minhas deslocações para o trabalho é mais que suficiente.
Não queria ter comprado um EV e estar constantemente preocupado com as velocidades, ou até ter que ir bastante devagar para chegar a algum sitio.
Gosto de poder ir à mesma velocidade dos outros, dentro dos limites legais, claro.
Fico com a esperança de que outros condutores ao verem um VE a circularem em estrada com uma velocidade normal e a fazer ultrapassagens (que os deixam de olhos em bico com o poder de aceleração ) os faça pensar que um VE pode ser a sua escolha num futuro próximo.
Eu pessoalmente existem algumas vezes que gosto de conduzir com a caixa, quer nos carros, quer nas motas, mas é uma ou outra estrada mais sinuosa, sozinho, para brincar um pouco.
Mas no geral a caixa automática é uma maravilha, tais como as muitas das opções que nos ajudam na condução, em que podemos disfrutar de bons momentos de viajar em família e em segurança.
Votos de bons quilómetros a todos .
https://ev-database.org/car/1164/Renault-Zoe-ZE50-R110
Pois pelo que estou a ver a média não baixa dos 17 Kwh/100 , no entanto, não é algo que me preocupe muito, porque com a autonomia que o ZOE apresenta quando carregado chega com folga suficiente à maioria dos locais onde necessito ir.
O ZOE até foi comprado como segundo carro (vamos ver se será assim ) mas para cidade e para as minhas deslocações para o trabalho é mais que suficiente.
Não queria ter comprado um EV e estar constantemente preocupado com as velocidades, ou até ter que ir bastante devagar para chegar a algum sitio.
Gosto de poder ir à mesma velocidade dos outros, dentro dos limites legais, claro.
Fico com a esperança de que outros condutores ao verem um VE a circularem em estrada com uma velocidade normal e a fazer ultrapassagens (que os deixam de olhos em bico com o poder de aceleração ) os faça pensar que um VE pode ser a sua escolha num futuro próximo.
A verdade é que ainda estamos num pais que todos nós aprendemos a conduzir com carros com mudanças, no entanto, já existem muitos carros com caixas automáticas/semiautomáticas, mas regra geral, o pessoal ao fim de algum tempo, no caso das caixas semiautomáticas, deixa de usar as mudanças.
Eu pessoalmente existem algumas vezes que gosto de conduzir com a caixa, quer nos carros, quer nas motas, mas é uma ou outra estrada mais sinuosa, sozinho, para brincar um pouco.
Mas no geral a caixa automática é uma maravilha, tais como as muitas das opções que nos ajudam na condução, em que podemos disfrutar de bons momentos de viajar em família e em segurança.
Votos de bons quilómetros a todos .
Renault ZOE 50 R135 Exclusive
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Com prática, certamente que conseguirás baixar para os ~15kWh/100km, mesmo de Inverno.
Acima disso é mais característico de circular acima dos 100km/h ou numa estrada com maior desníveis.
Seja como for, o ZOE consegue em 1h num PCN de 22kW carregar metade da capacidade da bateria, ou seja, durante um almoço/jantar carrega metade da autonomia total.
Tem só o cuidado de verificar qual fica mais económico usar: PCN 22kW vs PCR 50kW
Este fórum tem vários casos de quem comprou SÓ para as deslocações diárias, mas depois acaba por usar para quase todas as deslocações!
No Facebook, quando são partilhadas notícias sobre VE's, é fácil encontrar comentários com a ideia que os VE andam sempre devagar para poderem chegar ao destino... alguns ainda acreditam que é preciso desligar o rádio para não ficarem a pé!Next76 Escreveu: ↑03 jan 2022, 13:20Não queria ter comprado um EV e estar constantemente preocupado com as velocidades, ou até ter que ir bastante devagar para chegar a algum sitio.
Gosto de poder ir à mesma velocidade dos outros, dentro dos limites legais, claro.
Fico com a esperança de que outros condutores ao verem um VE a circularem em estrada com uma velocidade normal e a fazer ultrapassagens (que os deixam de olhos em bico com o poder de aceleração ) os faça pensar que um VE pode ser a sua escolha num futuro próximo.
A maioria das pessoas que faz este comentário da caixa de velocidades passam bastante tempo por dia nas estradas de acesso à cidade onde trabalham (mete 1ª, arranca, troca para 2ª, troca para 3ª, pára) ou na auto-estrada (mete mudança mais alta e siga). Raras são as que sabem ou que podem tirar gozo de usar a caixa de velocidades (ponta-tacão, rev-matching, etc.). Daí o rídiculo do argumento.Next76 Escreveu: ↑03 jan 2022, 13:20A verdade é que ainda estamos num pais que todos nós aprendemos a conduzir com carros com mudanças, no entanto, já existem muitos carros com caixas automáticas/semiautomáticas, mas regra geral, o pessoal ao fim de algum tempo, no caso das caixas semiautomáticas, deixa de usar as mudanças.
Eu pessoalmente existem algumas vezes que gosto de conduzir com a caixa, quer nos carros, quer nas motas, mas é uma ou outra estrada mais sinuosa, sozinho, para brincar um pouco.
Mas no geral a caixa automática é uma maravilha, tais como as muitas das opções que nos ajudam na condução, em que podemos disfrutar de bons momentos de viajar em família e em segurança.
Só agora reparo que partilhei o link para versão com o motor de 110cv, mas o teu ZOE tem o motor de 135cv.
Eis o link correcto: https://ev-database.org/car/1205/Renault-Zoe-ZE50-R135