Twizy NR - Diário de Bordo

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 20 nov 2018, 16:19

pemifer Escreveu:
19 nov 2018, 16:46
A única coisa que não me convence é o aluguer de baterias, mas face às contas, talvez não seja mal pensado...
Sim, o aluguer de baterias foi o motivo pelo qual abandonamos a ideia de compra já em 2012, isso associado ao valor do carro, na altura eram cerca de 9000 €, no entanto e feitas as contas hoje, o valor já se tornou mais apetecível e justificável. Ainda assim, e para ser sincero, os custos são superiores ao de utilização de uma scooter, no entanto o conforto de circulação e segurança é maior
pemifer Escreveu:
19 nov 2018, 16:46
Pode-se saber quanto é o aluguer? Se não quiseres divulgar, podes enviar por MP?
Claro, sem qualquer stress o valor é de 50 € / mês, IVA Incluído. Tal como já disse aqui, o objetivo não foi encontrar algo mais económico, mas algo que pudesse permitir pequenas deslocações citadinas, com menos impacto ambiental. Não queremos mais CIs cá em casa!
pemifer Escreveu:
19 nov 2018, 16:46
De resto, fiz um teste a um e gostei, apesar do frio...
Depende como vês a coisa :-) o Twizy é uma alternativa a uma scooter/moto, não a um carro, por esse prisma é bem mais confortável que a scooter, por exemplo em dias de chuva não te molhas, a não ser quando estás parado, e mesmo aí só os pés. Numa scooter é bem pior, te garanto. Ainda assim, e para melhorar o conforto com o frio e chuva, vamos colocar umas janelas que podemos retirar facilmente quando queremos, em 5 min.
Ainda quanto à questão do frio, quem passa mesmo mal é o passageiro, o condutor não sofre grande frio para além do ambiente, pois o vento é todo defletido graças aos defletores laterais e frontais.
pemifer Escreveu:
19 nov 2018, 16:46
Nunca considerei comprar precisamente por causa da renda... (aluguer de baterias)
Parabéns pela aquisição.
É efetivamente um entrave, acima de tudo na compra em novo, em usado já não me parece que seja um entrave… pontos de vista. Neste caso em concreto, é uma garantia.
pemifer Escreveu:
19 nov 2018, 16:46
Imagem

A direito...

Imagem

A descer...

Imagem
O Twizy está limitado eletronicamente a 17cv e 85kmh, ambos os limites são facilmente retiráveis, permitindo ao Twizy atingir os 110kmh sem grande esforço. Tendo em conta que quem usa o Twizy com mais regularidade é um jovem adulto com o sangue todo na guelra, tirei apenas o limite de velocidade para experimentar, mas já o repus. Retirar o limite de potência (bem como alterar a relação de regeneração, entre outros) só é possível com recurso a um hardware específico, o OVMS, que penso que alguns já conhecem, quer no Leaf, quer nos Tesla.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por pemifer » 20 nov 2018, 17:41

Por tua causa ando a considerar fazer o mesmo que tu...
A minha mulher trabalha a 3 km de casa e chega a demorar 1 hora de transportes públicos. (não dá para vir a pé porque pelo meio há vias sem acesso de peões)
Se calhar vai ser o presente de Natal dela... em vez de 36€ de passe, 50€ de aluguer de bateria... e demora menos de 5 minutos a chegar a casa...
Penso que encontrei no Olx o anuncio do teu ;)

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 20 nov 2018, 18:10

pemifer Escreveu:
20 nov 2018, 17:41
Por tua causa ando a considerar fazer o mesmo que tu...
A minha mulher trabalha a 3 km de casa e chega a demorar 1 hora de transportes públicos. (não dá para vir a pé porque pelo meio há vias sem acesso de peões)
Se calhar vai ser o presente de Natal dela... em vez de 36€ de passe, 50€ de aluguer de bateria... e demora menos de 5 minutos a chegar a casa...
Penso que encontrei no Olx o anuncio do teu ;)
Para deslocações curtas (apesar deste já ter feito viagens de 60kms) e/ou em ambiente citadino é sem dúvida uma boa alternativa, com a vantagem adicional da facilidade estacionamento em cidade :-)

Sim, o anúncio pelo qual comprei o meu ainda lá está, a empresa tinha 7, já vendeu 2, faltam 5 :-)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por pemifer » 22 nov 2018, 17:03

Entretanto recuperei o texto do test drive que fiz a um Twizy.
Vê lá se concordas.
viewtopic.php?f=48&t=6605

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 23 nov 2018, 17:46

pemifer Escreveu:
07 fev 2017, 00:00
O Twizy é rápido o suficiente para acompanhar o transito até 60 km/h.
Acima disso o ganho de velocidade é lento, atinge pouco mais de 75 a direito, embalado ou a descer chega aos 85.
Isto facilmente se resolve :-) está limitado eletronicamente, quer ao nível de velocidade, como de potência e binário.
pemifer Escreveu:
07 fev 2017, 00:00
Para uma condução rápida em cidade deu-me a sensação que dificilmente fará 50kms, em condução cuidada, com certeza fará mais.
Aqui foste enganado pelo GOM super pessimista do Twizy, na realidade, a andar bem fazes 70km à vontade… Nas calmas nunca andei, por isso não te consigo testemunhar na 1ª pessoa, mas dizem entre os 85 e os 100km.
pemifer Escreveu:
07 fev 2017, 00:00
Apesar de não ter janelas não é desconfortável em andamento. É mais desconfortável quando se está parado e há vento lateral.
Confirmo!
pemifer Escreveu:
07 fev 2017, 00:00
A direção e a travagem não são assistidas mas é uma coisa que só se nota nos primeiros kms.
Depois de habituado não se nota que a direção seja pesada.
A travagem pareceu segura e tão eficaz como a de qualquer outro carro.
Quando fiz curvas mais rápidas senti segurança.
A suspensão é um bocado rija, nos trajetos em que andei, ando normalmente com outros veículos, são trajetos que conheço bem, descobri irregularidades no pavimento que desconhecia, as que conhecia como pequenas tornaram-se grandes e as grandes parecem quase saltos.
Na realidade nunca pensei que fosse tão seguro, surpreende muito, já abusei bastante e nem descola, parece um kart! Logicamente que tudo isto se consegue sacrificando o conforto, para melhorar esse aspeto pode-se retirar as duas barras estabilizadoras (frontal e traseira) e fica mais suave, mas já não dá para abusar.
pemifer Escreveu:
07 fev 2017, 00:00
Resumindo: considero seguro (a curvar e a travar), rápido o suficiente para andar em cidade, minimamente confortável (em termos térmicos e de deslocação) e com pouca autonomia.
Compraria para mim se não tivesse aluguer de bateria e custasse metade do que custa.
De um ponto de vista puramente economicista, não se justifica a compra do Twizy, a não ser que se façam viagens diárias no limite da sua autonomia (em comparação a uma scooter). Vale pelo conceito, pela segurança e pelo conforto acrescido (novamente comparando a uma scooter). Nós não estamos arrependidos e recomendamos! ;)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por Malm » 04 set 2019, 09:24

Estou em vias de comprar um Twizy 45, mas a razão principal é pelo facto de se poder conduzir com 16 anos e dá para o meu filho fazer as deslocações frequentes do meu filho até Santa Comba Dão, onde tem as aulas de curso de música.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 04 set 2019, 23:44

Malm Escreveu:
04 set 2019, 09:24
Estou em vias de comprar um Twizy 45, mas a razão principal é pelo facto de se poder conduzir com 16 anos e dá para o meu filho fazer as deslocações frequentes do meu filho até Santa Comba Dão, onde tem as aulas de curso de música.
O nosso é o 80, só pode ser conduzido com carta categoria B ou B1.

Responder

Voltar para “Renault Twizy”