Diferencial elevado entre células em SOC baixos

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VETL
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por VETL » 19 jan 2014, 01:07

Malm Escreveu:1º - O que foi agora revelado pelo pafi e pelo Filipe já eu verifiquei há vários meses no meu i-MiEV.

2º - Esse diferencial elevado só se verifica abaixo dos 20% de SoC.

3º - Na minha opinião, tal situação deverá ser comum a todos os carros de 2011. Nenhum carro de 2011 deverá escapar a um diferencial de 300-400 mV a 7% de SoC. No meu entender deve-se à degradação heterogénea das células. Para mim, é de esperar que ocorra uma degradação diferente das várias células porque elas estão frequentemente a diferentes temperaturas e algumas andam constantemente mais quentes, pela posição que ocupam no pack.

4º - Só o Filipe, o pafi e o mjr nos revelaram tal situação porque mais ninguém, dos carros de 2011, levou o carro a 7% de SoC nos últimos tempos e verificou a voltagem das células nesses valores de SoC. E não, não vos peço para o fazer porque a curiosidade matou a tartaruga.
Bem, eu não fiz de propósito mas fui à procura e tenho um caso registado no dia 15-12-2013:

[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 496935.png[/IMG]

JV = Voltagem média - (Voltagem máxima - Voltagem média) x 1,5 = 3,608 - (3,660 - 3,608) * 1,5 = 3,530

Como agora faço poucos screenshot's, tirando o anterior e abaixo dos 20%SOC, assim mais recente só tenho mais este mas com tudo normal:

[IMG]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 513695.png[/IMG]

Isto não é mau pois não?
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por ruimegas » 19 jan 2014, 16:02

A pedido do digníssimo "Number One" mais conhecido neste fórum por Filipe publico aqui, em nome dele, alguns dos seus "screenposts" para os devidos efeitos ou seja análises e comentários:

O Filipe esclarece a história dos screens logo que lhe seja possível.

[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-n2EJ ... -53-05.PNG[/IMG]

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-cFKA ... -53-11.PNG[/IMG]

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-BlM3 ... -53-23.PNG[/IMG]

[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-nwji ... -53-29.PNG[/IMG]

[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-zPM2 ... -58-42.PNG[/IMG]

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-hjOr ... -58-53.PNG[/IMG]

[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-C7fj ... -59-00.PNG[/IMG]

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-6Gww ... -59-15.PNG[/IMG]

Cumprimentos
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por mjr » 19 jan 2014, 16:11

Uma imagem vale mais que mil palavras ;)

Nem é preciso fazer contas para se ver que a célula 1 não está boa. Fazendo as contas fica:

JV = 3.63-(3.718-3.63)x1,5= 3,498V

Está mais de 400mV abaixo do aceitável. Tem de ir a um concessionário com o SOC assim baixo para eles fazerem uma impressão das tensões em todas as células e depois o teste de CVLI. Não pode é deixar que eles carreguem o pack antes do teste...
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos

Mensagem por Malm » 19 jan 2014, 20:22

Pois é, afinal o problema é mesmo a célula 1. Que diferença em relação às outras :shock: . Sendo assim, retiro o que disse em relação a estar a determinar mal o SoC. Agora é que vão ser elas, para convencer a Caetano Power que assim não pode ser :( . O carro do Filipe tem neste momento a sua autonomia reduzida em 5% devido a uma única célula. Se esta célula for substituida recupera esses 5%. No meu não é assim e não se resolve mudando uma única célula, mas também a célula mais fraca está muito mais próxima do valor médio. Com o do pafi, já vai em dois com a autonomia significativamente limitada devido a esta situação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Filipe » 20 jan 2014, 03:04

mjr Escreveu:
Filipe Escreveu:Por acaso á 2 semanas ( 40.050 Km ), com 3 Gids ( Soc 8.0% ), tinha um diferêncial de 636mv ( a minha célula mais fraca, a nº 1 , indicava 3,08v );
Bat Sts: AHr=54,61 ( 82,42 ) Hlth=78,98%.
Á bocado estive a carregar no PCR de Oeiras A5, ( 22:30h ), depois de 3 ligações consegui sair de lá com 12 barras de carga e uma
autonomia indicada de 131 Km, já com 5,4 Km andados ( do PCR para a Marginal Cascais é sempre a descer ).
Não atingiu a tartaruga? Com 3,08V de tensão na célula mais fraca deveria estar mesmo a chegar lá.

Os 636mV de diferencial indicam que algo não está bem no pack, ou então tem uma célula mais forte que as outras todas. Tens uma imagem do Leaf spy desse momento?

mjr, desculpa-me este atrazo na explicação pedida, pois tive problemas
com os meus computadores, e até pedi ao Ruimegas que me transferisse
os printscreens, pois alterei a palavra pass do imagecheck, e fiquei tambem
sem acesso, estando agora a utilizar o Google Drive.
Tudo aconteceu em 13 de Dezembro ( tinha 39.138 Km ), quando cheguei a casa com apenas
19 Gids, 6,8%, SOC 15,7% com 1,5 Kw Remaining, e com Bat Sts Ahr 54,61 (82,42%)
Hlth 78,98 diferencial 165 mv, e 2,6 ºC, resolvi ligar o ar condicionado
no máximo até ele se desligar ( desde as 19:35h até ás 20:00h ), o que aconteceu sem aparecer a tartaruga, apresentando 3 Gids, 1,1%, SOC 8,0% com 0,2 Kw restantes,
o Bat Sts Ahr e o Hlth mantiveram-se iguais, mas o diferêncial passou a 636 mv,
estando a célula 1 mais ou menos 3,06 ( conforme printscreen ), e o diferêncial
de temperatura, passou de 2,6 para 3,0 apenas ( conforme printscreen ), com a
temperatura máxima de 23º C ( de 22,7 para 23,0 durante o processo de descarga.
Ás 20:50, 50 minutos depois de desligado o carro, apresentava uma recuperação
para 4 Gids, 1,4 % mantendo o SOC de 8,0%, mas aumentando para 0,3 Kw remaining.
Mais meia hora depois, ás 21:20, apresentava 5 Gids, 1,8% e 0,4 Kw remaining.
Ás 21:30h iniciei o carregamento a 10 Amp, que finalizou ás 05:56h ( 8:26 h de carga )
tendo carregado 17,30 Kw; Ás 09:00h da manhã, apresentava 225 Gids, 80,1%
e Soc 92,2 com 18,0 Kw remaining, tendo mantido os valores de Bat Sts e Hlth,
com um diferêncial de 35 mv e 2,3 ºC, temperatura máxima de 21,4º C e temperatura
ambiente na garage de 15,0º C.
Passado um minuto, apresentava alteração para 224 Gids,79,7% , SOC 91,4
com 17,9 Kw remaining.
Espero que consigas ver os printscreens, senão terei de pedir ao Rui para
os postar.

https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 20 jan 2014, 08:15

Pois... A célula 1 está mesmo a dar cabo do pack. 17,3kW.h de 0 a 100% é muito pouco, ainda pior por ter sido com o EVSE de 10A que torna a carga menos eficiente. O teu Leaf por causa da célula 1 tem menos de 70% da capacidade útil de um Leaf novo (no mínimo 25kW.h de 0 a 100% com o EVSE de 10A). Até o LBC anda confuso e indica um diferencial de carga entre o inicio de carga (0,3kWh) e o fim de carga (18kW.h) superior ao que foi colocado 17,3kW.h, pior ainda porque os 17,3kW.h são do lado dos 230V, tendo entrado na bateria no máximo 17,3kW.h x 0,85= 14.7kW.h.

Mais logo vou tentar mover estas mensagens para o tópico dedicado a este assunto. Afinal este é o DB do VETL.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 20 jan 2014, 08:49

Não é a célula 1 a única responsável pela perda de capacidade do Leaf do Filipe em relação a quando era novo, mas é sem dúvida a principal responsável e com a substituição da 1 vai recuperar muita da autonomia perdida.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 20 jan 2014, 09:29

Filipe, pressuponho, espero que desta vez bem ;) , que no final da carga completa a 1 está próxima da voltagem média, certo?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Filipe » 20 jan 2014, 10:47

Certo, conforme informei; Tenho de resolver tambem o problema com o OBD2 que deixou de funcionar.
Vou combinar com o Ruimegas, uma próxima medição e depois informarei os resultados.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 20 jan 2014, 11:26

O fórum já percebeu a condição da tua 1 e as implicações que isso tem. Agora o grande desafio vai ser a Caetano Power perceber o que se passa, reconhecê-lo como um problema, comprometer-se a resolvê-lo, resolvê-lo da melhor forma e sem demorar uma eternidade, fornecer ao cliente um veículo de substituição equivalente,... tenho a certeza que se o Filipe avançar para a resolução do problema isto vai dar uma novela cómico/trágica. Vai fazer mexer o fórum, o que é bom, que eu preciso de concorrência :D .
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