Diferencial elevado entre células em SOC baixos
- mjr
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Um pequeno resumo de hoje:
Fui ao concessionário para verificar duas situações:
1 - Ruído na suspensão da frente em lombas.
2 - Perda de capacidade da bateria em SOC baixos.
O ponto 1 ficou parcialmente resolvido pois ainda faz algum ruído mas com bastante menos capacidade.
Acerca da perda de capacidade a primeira abordagem deles é imprimir aquela folha com as estrelas e dizer que é tudo normal. Penso que não seja para enganar o cliente, é mais por desconhecimento do funcionamento do sistema. Espero não estar enganado. O passo seguinte foi exigir que fosse feito um teste às tensões das células, ao que respondeu que para isso é preciso descarregar a bateria. Obviamente que lá cheguei com a papinha toda feita, bateria com 0 barras e aviso de bateria muito fraca. E esta é a parte importante. Não podem deixar que eles carreguem a bateria antes do teste ser efetuado, coisa que por cortesia queriam fazer enquanto esperava.
Depois lá fez o teste onde mostrou aquilo que já sabia sobre as células 2 e 4. Ensinei ainda a fazer o procedimento automático para calcular o JV, pois o Consult III+ tem essa função como indicado no manual de serviço. Deu um JV de pouco mais 3,5V com as células 2 e 4 quase no 3,3V.
Ele disse-me então que iria enviar estes dados para a Nissan analisar, incluindo o ecrã onde dizia claramente para substituir as células 2 e 4. Reparou então que nas folhas que imprimiu não apareci o VIN do carro e tentou repetir o processo, mas o Consult III+ estava sempre a encravar , e finalmente lá conseguiu um ecrã com o meu VIN. No entanto não conseguiu repetir o teste com o VIN na lista de tensões. Espero que não tenha de lá voltar para repetir o teste... ainda tive de esperar mais 30 minutos a carregar o carro.
Não tenho naturalmente uma data porque o processo tem de ser aprovado pela Nissan.
Uma nota também menos agradável. A Caetano Power do Porto não está autorizada a abrir os packs de baterias do Leaf e por isso ou a bateria ou o carro todo têm de ir para Lisboa ou até para o estrangeiro (Inglaterra) para realizar a troca das células
Fui ao concessionário para verificar duas situações:
1 - Ruído na suspensão da frente em lombas.
2 - Perda de capacidade da bateria em SOC baixos.
O ponto 1 ficou parcialmente resolvido pois ainda faz algum ruído mas com bastante menos capacidade.
Acerca da perda de capacidade a primeira abordagem deles é imprimir aquela folha com as estrelas e dizer que é tudo normal. Penso que não seja para enganar o cliente, é mais por desconhecimento do funcionamento do sistema. Espero não estar enganado. O passo seguinte foi exigir que fosse feito um teste às tensões das células, ao que respondeu que para isso é preciso descarregar a bateria. Obviamente que lá cheguei com a papinha toda feita, bateria com 0 barras e aviso de bateria muito fraca. E esta é a parte importante. Não podem deixar que eles carreguem a bateria antes do teste ser efetuado, coisa que por cortesia queriam fazer enquanto esperava.
Depois lá fez o teste onde mostrou aquilo que já sabia sobre as células 2 e 4. Ensinei ainda a fazer o procedimento automático para calcular o JV, pois o Consult III+ tem essa função como indicado no manual de serviço. Deu um JV de pouco mais 3,5V com as células 2 e 4 quase no 3,3V.
Ele disse-me então que iria enviar estes dados para a Nissan analisar, incluindo o ecrã onde dizia claramente para substituir as células 2 e 4. Reparou então que nas folhas que imprimiu não apareci o VIN do carro e tentou repetir o processo, mas o Consult III+ estava sempre a encravar , e finalmente lá conseguiu um ecrã com o meu VIN. No entanto não conseguiu repetir o teste com o VIN na lista de tensões. Espero que não tenha de lá voltar para repetir o teste... ainda tive de esperar mais 30 minutos a carregar o carro.
Não tenho naturalmente uma data porque o processo tem de ser aprovado pela Nissan.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- mjr
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Com aquelas tensões o SOC deveria andar entre os 5-6%, penso que estaria a substimar o SOC. Daria para fazer uns 5 a 10km, dependendo da velocidade. Estamos a falar de menos de 1 kW.h de energia restante.VETL Escreveu:E aquelas tensões (com 4% de SOC) dariam para fazer quantos mais Km, jmr?
Aquilo a partir dali cai a pique, é?
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
mjr, estou curioso para ver o resultado, mas uma coisa te digo já, ou me dão um Leaf de substituição durante
a troca, ou então nada feito, pois, só tenho este carro, e recuso-me a andar novamente em CI's.
a troca, ou então nada feito, pois, só tenho este carro, e recuso-me a andar novamente em CI's.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Mjr, obrigado por partilhares a forma como decorreu essa visita à Caetano Power. O Spy Leaf é muito importante, bem como o conhecimento profundo das formas de avaliação do estado da bateria. Se não fosse o mjr saber tudo relativamente ao problema do carro e como é que ele é revelado, saía de lá com uma bateria 5 estrelas e até à próxima.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
pode ser que te mandem andar a pé ...lolFilipe Escreveu:mjr, estou curioso para ver o resultado, mas uma coisa te digo já, ou me dão um Leaf de substituição durante
a troca, ou então nada feito, pois, só tenho este carro, e recuso-me a andar novamente em CI's.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Penso que este processo será bem mais rápido do que o meu. A minha ignorância e a deles, fez com que durante meses viesse com as as 5 estrelas e "nada a reportar". Só a minha insistência, por escrito, perante o Concessionário (sempre com conhecimento à Nissan) fez com que a Nissan tenha aberto uma reclamação. Deve ter sido a partir deste momento que começaram a monitorizar o carro acabando, muito mais tarde, por chamá-lo para análise.
Espero que não tenham nada a monitorizar no carro do mjr porque o diagnóstico já está feito.
Quanto a carro de substituição "equivalente" oxalá me engane, mas não será fácil. Ou então, considerando que hoje existem mais carros eléctricos a circular que na altura exista disponibilidade para tal, mas vão-se deitar de fora enquanto puderem.
Importante é o Ok da Nissan e chamar a si a condução do processo.
O mjr sabe que vai ter de ter paciência porque o meu também era para ir para Inglaterra...
Espero que não tenham nada a monitorizar no carro do mjr porque o diagnóstico já está feito.
Quanto a carro de substituição "equivalente" oxalá me engane, mas não será fácil. Ou então, considerando que hoje existem mais carros eléctricos a circular que na altura exista disponibilidade para tal, mas vão-se deitar de fora enquanto puderem.
Importante é o Ok da Nissan e chamar a si a condução do processo.
O mjr sabe que vai ter de ter paciência porque o meu também era para ir para Inglaterra...
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
mjr, estás na berlinda, penso que não seria má ideia criar mais um Tópico, ou SubTópico com todos os casos em que houve
substituição da bateria ou células, com todos os dados conhecidos ( concessionários, modo de tratamento, duração da solução,
carro de substituição, etc, etc etc. ) de modo que quando acontecer um novo caso, o candidato à garantia estar devidamente
informado, e assim mostra-lhes que o Nosso Forum, por vezes trabalha mais para o bom nome da Nissan, que alguns
representantes oficiais, e não se vai ficar com uma informação de 5* num papel.
substituição da bateria ou células, com todos os dados conhecidos ( concessionários, modo de tratamento, duração da solução,
carro de substituição, etc, etc etc. ) de modo que quando acontecer um novo caso, o candidato à garantia estar devidamente
informado, e assim mostra-lhes que o Nosso Forum, por vezes trabalha mais para o bom nome da Nissan, que alguns
representantes oficiais, e não se vai ficar com uma informação de 5* num papel.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Com a Mitsubishi ainda vai ser pior, porque eu serei o primeiro a queixar-me. No dia em que me der ao trabalho de explicar o que se passa com o meu carro...
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Então deveria ser um Tutorial:
"Como proceder em caso de avaria nas baterias"
1- Dirigir-se ao concessionário com baterias a 0
2- Pedir o teste XPto com Vin
3- etc...
"Como proceder em caso de avaria nas baterias"
1- Dirigir-se ao concessionário com baterias a 0
2- Pedir o teste XPto com Vin
3- etc...
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Diferencial elevado entre células em SOC baixos
Eu primeiro vou dizer que o carro só me fez 40 km na última viagem com uma carga completa (não é mentira nenhuma, se por acaso foi sempre a subir a 120 km/h). Levar o carro com a percentagem de SoC que sabemos ser a ideal para revelar o problema também é fundamental, sem que nunca os deixemos colocar o carro à carga. Conforme o caso, temos de ser nós a indicar-lhes qual o teste que deve ser efetuado para revelar o problema. Na verdade, somos nós os técnicos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.