Colapso no centro do Porto

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Colapso no centro do Porto

Mensagem por victormcpinto » 23 dez 2011, 00:19

De forma sucinta, descrevo o que aconteceu.
Na Caetano Power no Porto procedia ao carregamento rápido. Verifiquei que pouco tempo depois o visor já apresentava a mensagem "passar cartão". Foi o que fiz e confirmei carga de 60%. Tentei repetir a operação mas não me permitiu.
Tinha compromissos horários, resolvi "ir à vida" e tentar a carga normal junto à Casa da Música. Vida curta... Passados 300/400 mts, acende o aviso de problema eléctrico - uma viatura amarela com sinal de exclamação. Tencionava dar a volta e regressar à Nissan quando me lembrei de desligar o carro para o voltar a ligar. BRONCA!! Nunca mais o consegui. O visor bem me pedia pé no travão mas este parecia não existir.
Segundo incidente, a assistência. Não dá para relatar agora porque tenho de analisar as chamadas do telemóvel. Estava a 1000 mts de quem me vendeu o carro e só 1 e meia depois chegou alguém para me dizer que ali não podia fazer nada, o carro teria de ser rebocado. Assim aconteceu por volta das 18,30. Lá repousa na Caetano Power porque, aquela hora, já não havia assistência. Se fosse para vender outro, estariam 2 ou 3 à minha espera, não tenho a mínima dúvida.
Este é o relato possível neste momento.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por Filipe » 23 dez 2011, 00:28

Será aquele BUG do Ar Condicionado que apareceu nos States :?: :(
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por mjr » 23 dez 2011, 00:34

Que grande chatice! Provavelmente foi detetado um problema no sistema eletrico que impede o carro de voltar a ser ligado. Um problema que tinha um desfecho semelhante era a deteção de fuga de corrente no circuito de ar condicionado. Um update ao firmware resolveu esta hiper-sensibilidade. Pode ser algo parecido.

Para resolver o bloqueio "no drive" normalmente basta desligar a bateria durante um minuto. Isto, claro, se o problema for um glitch esporádico.

Esperamos todos que seja algo simples e que o concessionario tenha capacidade para identificar o problema e resolver.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por Filipe » 23 dez 2011, 01:03

Era o que eu teria tentado, On-Off-On :?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por victormcpinto » 23 dez 2011, 20:47

Viatura entregue pelas 16.00 horas, sem explicação para o sucedido. Estará a ser objecto de apreciação, o que se compreende.
Fica a dúvida. O problema esteve no carro ou no posto? Da próxima vez que me deslocar ao Porto, voltarei a carregar naquele posto, como habitualmente.
Talvez não venha a saber o porquê deste incidente, mas resta- me aguardar comunicação por parte da Nissan ou, daqui a alguns dias, fazer a pergunta.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por mjr » 23 dez 2011, 23:29

Pois... devem ter lido o DTC (diagnostic trouble codes), fizeram reset e já está! É o mesmo que desligar a bateria de 12V por 1 minuto. Não lhe disseram sequer qual foi o DTC?

Na minha opinião deve ter sido algo semelhante ao problema com o ar condicionado. Talvez uma pequena fuga de corrente detetada no circuito de carga rápida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por victormcpinto » 24 dez 2011, 09:49

O rebocador, foi de imediato retirar o fusível existente por trás dos bancos dianteiros. Procedimento obrigatório para o transporte.
Será que se o voltasse a colocar, problema resolvido? Porque não fez isso o mecânico da Caetano Power? A ordem deve ser não mexer, queremos analisar. Pioneiro tem que sofrer.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por mjr » 24 dez 2011, 11:49

Desligar a bateria de traçao não tem qualquer efeito pois a centralina é alimentada pela bateria auxiliar de 12V. Penso que mesmo desligando a bateria de 12V o DTC ficaria registado mas já não impediria o carro de voltar a andar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por mjr » 30 dez 2011, 16:37

Já tem alguma explicação da oficina/concessionário para o sucedido?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Colapso no centro do Porto

Mensagem por victormcpinto » 31 dez 2011, 10:58

Voltei ontem ao posto de carregamento e tudo decorreu normal. Quando tiver alguma resposta, colocarei aqui.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Problemas/Avarias”