Avaria na bateria - Janeiro 2013

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por hsanchez » 24 fev 2013, 23:42

A Nissan acabou por decidir a troca de toda a bateria.
Dentro de todo o incómodo julgo ter sido a decisão mais lógica.
Bateria nova, aproveitei para fazer a revisão do 1º ano (53 euros).
Como informação a bateria pesa 380 kg.
Após 6 semanas de retrocesso pré-histórico (carro a gasóleo), de novo a gozar o futuro, hoje.
Saudações eléctricas,
Henrique Sánchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por RJSC » 25 fev 2013, 00:10

:shock: Bateria inteira?
Lá se vão as declarações iniciais de que em caso de avaria bastaria trocar apenas os módulos afetados.

Se isso acontecer fora do período de garantia nem quero imaginar...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por mjr » 25 fev 2013, 00:55

Do ponto de vista do cliente é obviamente melhor a troca de toda a bateria. Fica com a autonomia como novo.

Aqui podem haver vários cenários:

- A Nissan quis ficar com o pack completo para melhor poder analisar o problema.
- o problema era em vários módulos, pelo que ficaria mais barato trocar tudo do que andar a mexer dentro do pack.
- a oficina fez asneira e a única solução foi substituir o pack.

Eu ficou inclinado para a primeira hipótese, até porque foi a própria Nissan a chamar o cliente. Provavelmente já andavam a monitorizar esse pack pelo Carwings há algum tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por mikexilva » 25 fev 2013, 04:03

Deviam era meter um pack de baterias do LEAF de 2013, que sempre dava mais autonomia :P ou será que as baterias são iguais e só muda a efeciencia do resto?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por RJSC » 25 fev 2013, 14:17

mikexilva Escreveu:Deviam era meter um pack de baterias do LEAF de 2013, que sempre dava mais autonomia :P ou será que as baterias são iguais e só muda a efeciencia do resto?
O aumento nos números oficiais da autonomia média devem-se à redução de peso a um ganho marginal de eficiência no novo motor e especialmente ao aquecimento com bomba de calor em vez da resistência, que nos testes com aquecimento ligado fazem toda a diferença.
O pack é o mesmo.

Podiam era ter dado a opção de com o espaço na mala que foi libertado no Leaf de 2013 poder colocar mais umas células extra para quem não se importasse de ficar com a mesmo volume de carga do Leaf V1 aumentando a autonomia.

Responder

Voltar para “Problemas/Avarias”