Avaria na bateria - Janeiro 2013

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por hsanchez » 07 fev 2013, 17:14

Boa tarde,

Como já referi anteriormente, o meu Nissan Leaf está imobilizado desde o dia 14 de Janeiro.
Dado o arrastar da situação, aqui vai a cronologia dos acontecimentos:

1- Fui avisado pela Nissan de um problema que detetaram no Leaf através do carwings e foi-me indicado a ida ao concessionário para averiguações.
2- O Leaf já nem chegou ao concessionário pois nesse dia, embora tendo 140 km de autonomia, estava a consumir 10 km de autonomia por cada km percorrido, tendo sido
rebocado até à Caetano Power de Rio de Mouro. Gastei 100 km de autonomia para percorrer 10 km reais.
3- Após alguns dias de avaliação (inconclusiva) foi solicitado um módulo para substituir um, que, embora não apresentasse nenhuma anomalia não se apresentava dentro dos parâmetros aconselhados, módulo este que foi despachado da Holanda no dia 23 de Janeiro.
4- O módulo chegou dia 5 de Fevereiro a Sintra, 13 dias da Holanda a Portugal dentro da União Europeia !!!
5- Continuo a aguardar notícias quer da Caetano Power quer da Nissan.
6- Como se pode comprovar esta situação não é de todo agradável, especialmente a falta de um diagnóstico preciso que identifique quer as causas da avaria, quer o tempo estimado do arranjo, quer a intervenção precisa a realizar no carro.
7- São três semanas e meia sem o Leaf, a consumir gasóleo ( carregava na rede pública Mobi.e), a pagar estacionamento (possuo o selo verde da Emel) e a ter que enfrentar ruídos, gases, fumos e todo o desconforto de um CI.

Continuarei a informar o Forum sobre o desenrolar dos acontecimentos.

Saudações Eléctricas,
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por vgomes » 07 fev 2013, 17:44

Boas,

Que azar.
Ainda agora me ligaram de Rio de Mouro para ir levantar o nosso leaf.
Tinha um problema (nada a ver com o facto de ser electrico) que os comandos do volante nao funcionavam. Foi agravando até que acendeu a luz do Air Bag.
Deve ter sido o disco que fornece energia electrica e comunicações ao volante que se estragou pois no ultimo dia qd o fui levar ao virar o volante já fazia barulho e tudo.
A reparação era de 3 dias e durou 2.
O pior foi darem-nos uma carrinha das mudanças para estes dias! Deram-nos um peugeut Jumper, tipo berlingo, com 3 lugares a frente e uma enorme caixa de carga. Ao menos o cruise control trabalha e no nosso leaf nao :D

Boa sorte.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por mjr » 07 fev 2013, 18:35

hsanchez Escreveu:Boa tarde,

1- Fui avisado pela Nissan de um problema que detetaram no Leaf através do carwings e foi-me indicado a ida ao concessionário para averiguações.
Antes de o problema ter sido reportado pela Nissan não notou nada de estranho com o carro?
hsanchez Escreveu: 2- O Leaf já nem chegou ao concessionário pois nesse dia, embora tendo 140 km de autonomia, estava a consumir 10 km de autonomia por cada km percorrido, tendo sido
rebocado até à Caetano Power de Rio de Mouro. Gastei 100 km de autonomia para percorrer 10 km reais.
Utilizou o reboque porque o carro ficou sem energia ou porque de acordo com o indicado pelo DTE (Distance to Empty) não conseguiria chegar?

Os 13 dias de transporte são de facto inaceitáveis hoje em dia. Estavam de certeza à espera de juntar material para vir tudo num só transporte. Mas 13 dias é demais!

Espero que na Caetano Power consigam instalar corretamento o novo módulo e fazer o reset desse módulo na BMS. Está tudo indicado no manual de serviço como proceder, mas...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por RJSC » 07 fev 2013, 19:24

mjr Escreveu: Espero que na Caetano Power consigam instalar corretamente o novo módulo e fazer o reset desse módulo na BMS. Está tudo indicado no manual de serviço como proceder, mas...
Se eles não conseguirem seguir as instruções do manual de serviço estamos mal... :shock:
Ou será que têm que ir lá clientes explicar-lhe como fazer as coisas? :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por mjr » 07 fev 2013, 19:39

Se me deixassem estava lá de certeza.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hsanchez
Proprietário Leaf
Mensagens: 383
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por hsanchez » 08 fev 2013, 12:00

Respondendo às questões de mjr,

Quando a Nissan me telefonou o carro encontrava-se parado, pois eu estava doente. Antes não tinha reparado em nada anormal no comportamento do carro.

A bateria não chegou a descarregar totalmente pois quando me apercebi que não tinha carga suficiente para chegar a Rio de Mouro, tinha cerca de 40 km de autonomia para perfazer uma distância real de cerca de 10 km com o tal consumo de 10km de autonomia por cada 1 real que o carro estava a consumir essa manhã, portanto parei e chamei a assistência, para evitar ficar parado em pleno IC19.

A Nissan informou-me, ontem ao fim do dia, que a avaria situa-se na célula 58 de módulo 29 da bateria.
Informação que para mim não me diz muito, mas que pode ser interessante para um conhecedor do tema.

Um bom Encontro de Veículos Eléctricos para quem se deslocar a Cheganças/Alenquer amanhã,
Saudações Eléctricas,
hsanchez
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por Orlando » 08 fev 2013, 15:39

A partir dos 30 dias sem viatura a conversa é outra...espero que não chegue a esse ponto..
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por RJSC » 08 fev 2013, 16:51

hsanchez Escreveu: A Nissan informou-me, ontem ao fim do dia, que a avaria situa-se na célula 58 de módulo 29 da bateria.
Informação que para mim não me diz muito, mas que pode ser interessante para um conhecedor do tema.
Vão ter que desmontar a bateria para substituir o módulo.
Pelo que vi, penso que não abrem módulos nos concessionários para substituir só uma célula.

Vão ter que substituir o 29º "caixote cinzento" dentro da bateria:
[IMG]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... 1_1629.jpg[/IMG]

No meio de tudo, pelo menos que avariem dentro da garantia...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por mjr » 08 fev 2013, 17:30

Trocar o módulo é fácil e difícil de cometer erros. A parte mais técnica é mesmo a programação da BMS, que tem de saber que foi substituído um módulo.

Seja como for, isto é trabalho para uma manhã ou tarde, não percebo porque não está pronto. Afinal, o trabalho é pago pela Nissan ao concessionário.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Avaria na bateria - Janeiro 2013

Mensagem por Orlando » 09 fev 2013, 08:54

E é apenas uma bateria? Bom....então se é só uma aposto na falha de bms ou mesmo uma corrente de ar que ela apanhou(mas aquilo é tão fechado)....ou defeito mesmo.
Mas qts kms tem o carro? onde carregas o carro?
Pede para ver depois a bateria...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Problemas/Avarias”