Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por vgomes » 02 fev 2015, 15:52

Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Boa tarde.

Tenho o Leaf na revisão e como faltam 50kms para os 100 000 pedi para fazerem um teste detalahdo da capacidade das celulas.
Como exemplo da degradação dei ao Sr. da recepção que o carro saiu de Sesimbra com 100% e autonomia declarada de 110kms e cheguei a Sintra com 18 de autonomia, passados 63kms. O que eu queria era forçar a nissan a fazer o teste CVLI...

Saí de lá as 9:30 e as 10:00 já tinha emails do carwings a dizer que a carga tinha parado.
Fui ao carwings e vi que a autonomia já era de 50kms... ou seja carregaram o carro e deve ter sido no PCR.
Ora, deste modo não vão sequer fazer o teste de CVLI certo?

O Sr. ligou-me agora a dizer que o problema do carro é a bateria de 12V que já está a dar erro e como tal a bateria de tracção está sempre a carrega-la, tendo portanto autonomias muito degradada.
O preço seria 190Euros.
Qd perguntei pela garantia dos sistemas electricos respondeu-me que eram 3 anos para os Leafs...


tenho 3 perguntas para o pessoal:
1 Garantia: nao eram 5 anos???
2 O nome do teste individual das celulas, não é CLVI? Não foi esse que o MJR fez? Mais alguém fez?
3 Alguem já trocou a bateria de 12v? qual o preço? nao vale mais a pena comprar fora da nissan?
4 O carregamento da bateria de 12V não terá grande impacto pois não? a outra seriam +- 22KWH.... dava para carregar mts vezes a pequena.


Se puderem ajudar agradeço...

Cups a todos,
Vgomes

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por OCasal » 02 fev 2015, 16:24

O preço da bateria de 12v não está totalmente descabido, contudo não é barata por esse preço!

Quanto ao carregamento da mesma é feita com o ESVE diante as cargas do carro, por isso em andamento não gasta!

A garantia é 5 anos, mas não cobre a bateria de 12v, que quanto a mim não deve ter problemas...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por VETL » 02 fev 2015, 16:44

O teste do JV está descrito aqui:
viewtopic.php?f=49&t=3713&start=10#p20083
Se carregaram o carro, não dá para fazer esse teste porque as células têm que estar a menos de 3,712v.
Já que o carregaram, envie comunicação por escrito dizendo que pediu este teste e que, se carregaram o carro, ou não querem fazer o teste, ou não sabem o que estão a fazer.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por VETL » 02 fev 2015, 16:51

vgomes: Eu no seu lugar não facilitava e exigiria tudo a que teria direito.
Se carregaram a bateria, voltam a descarregar... :evil:

O que o Sr. que lhe ligou lhe disse não faz grande sentido também.
Já que mandou carregar o carro e por isso demonstrou que não sabe o que está a fazer, peça também um técnico qualificado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por victormcpinto » 02 fev 2015, 17:06

"O Sr. ligou-me agora a dizer que o problema do carro é a bateria de 12V que já está a dar erro e como tal a bateria de tracção está sempre a carrega-la, tendo portanto autonomias muito degradada."
Quando no início de 2013 tive problemas, um dos diagnósticos era esse mesmo, tendo-me sido substituída a bateria de 12V na altura. Consideramos aqui isso como atitude patética.
Entretanto, este ano, quando da revisão em Julho, aguentei mais 2 horas do que seria normal porque o Consult 3+, ligado muito tempo, acabou por deitar a bateria a baixo e tiveram de a pôr à carga. Saí de lá a dizer que se, tivesse problemas, regressaria e queria bateria nova. Assim foi, 1/2 meses depois lá fui reclamar porque tive de a "acordar" por 2 vezes para conseguir pôr o carro a andar. Trocaram-me a bateria por uma nova? Fiquei sem saber a verdade, nas não tenho tido problemas e nunca paguei nada. Estou a falar da Caetano Power Porto.
Também é verdade que não deixo o ELM ligado...
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por vgomes » 02 fev 2015, 17:50

obrigado pelas respostas e propostas...

Vou lá agora, vamos ver se fizeram o teste ou não.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por Apr » 02 fev 2015, 17:57

vgomes Escreveu:"O Sr. ligou-me agora a dizer que o problema do carro é a bateria de 12V que já está a dar erro e como tal a bateria de tracção está sempre a carrega-la, tendo portanto autonomias muito degradada."
Essa explicação parece-me um bocado absurda. Não vejo porque um pack de tração degrade por carregar a bateria de 12V. O que observo é que o algoritmo de carga da bateria de 12V é incompleto e deixa-se descarregar mesmo quando o pack de tração está cheio, que foi o que aconteceu a mim há pouco tempo. Não é do ELM, as maiores suspeitas recaem sobre o temporizador de carga que pode obrigar o carro a ligar algum circuito auxiliar para acordar a determinada hora e iniciar a carga.

Quanto ao teste do pack acho que a metodologia do VETL é a mais correta - por escrito.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por Apr » 02 fev 2015, 17:59

vgomes Escreveu:obrigado pelas respostas e propostas...

Vou lá agora, vamos ver se fizeram o teste ou não.

Mostre-lhes a página do teste que está no manual!!


Imagem
Imagem
Imagem

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por santanamos » 03 fev 2015, 00:14

Como ficou o assunto? Fiquei curioso..

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Pouca Autonomia? -> Bateria de 12v com problema

Mensagem por Essiemme » 03 fev 2015, 11:14

A sensação que tive, tanto da Auto Julio como da Entreposto (Lisboa), foi de que não sabem o que isso é... ou pior, não querem dar a entender que sabem porque são contra isto. (Será sentimento meu de perseguição ???)

Entretanto, a garantia já "marchou"...

P.S.: esta coisa de o público geral e proprietário, sendo ignorante ou não sobre a matéria, ter conhecimento de tais manuais técnicos que são segredo para as marcas, tem destes problemas.

sm
:|
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Problemas/Avarias”