Problema com as óticas de LED

luisfmaria
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Problema com as óticas de LED

Mensagem por luisfmaria » 18 jul 2015, 01:49

Olá a todos,
Ontem fui à inspeção com o Leaf, faz 4 anos este mês, e... chumbou!
A causa foi a diferença de candels entre as óticas da frente, 71%. A ótica do lado do condutor apresentava 22Kcd e a ótica do lado do passageiro 8.9Kcd. À vista desarmada é muito difícil de notar a diferença mas com aparelhos a diferença é notória.
Depois de dar uma vista de olhos pelos manuais (EXL-10) decidi retirar as óticas do Leaf e tentar trocar o LED Headlamp Control Module de uma ótica para a outra e verificar se o problema passava para a outra ótica, e assim, ficar com a certeza de que a causa do problema estava no LHCM. No entanto, não consegui remover a ótica. Depois de retirar os dois parafusos que estão à vista, a ótica fica presa pelo meio, do lado do guarda lamas por um terceiro parafuso, ao qual no manual não é claro como chegar. Já alguém retirou uma ótica?
Estou mais inclinado para um mau funcionamento do LHCM dado me parecer que os LEDs estão os dois mais fracos. Cada ótica tem dois LEDS e se apenas um estivesse mais fraco já apostava mais num mau funcionamento do LED. O LHCM também me parece ser a parte mais fácil de substituir. Quanto aos Leds não consegui encontrar qualquer referencia e temo ter que substituir toda a ótica.
Vou fazer uma segunda tentativa para remover a ótica e esperar as vossas dicas, sempre úteis.
Obrigado

jasmim
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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por jasmim » 18 jul 2015, 03:40

Nissan leaf 3 anos ou 100 000 km garantia geral, 5 anos ou 100 000 km para baterias.
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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por mjr » 18 jul 2015, 10:44

Também duvido que o problema seja nos LEDs. Pela minha experiência, com LEDs de qualidade, mais de 90% das falhas são na fonte de alimentação e não no LED. Há também a possibilidade de os LEDs se terem separado do dissipador e aquecerem demasiado, mas nesse caso a falha seria catastrófica (chegaria a 0% de luz muito rapidamente).

Provavelmente num concessionário a reparação será substituir a ótica toda, e deve ser caríssimo.

Não notas nada na estrada? A diferença é maior que 50%, já deveria de se notar alguma coisa.

O carro lançou algum DTC? Podes ver com o Leaf Spy Pro.

O problema será de intensidade luminosa do LED ou poderá ser um problema de focagem, sendo luz desperdiçada (ver EXL-96)? A frio a intensidade luminosa é igual e depois diverge (indicaria problema no driver ou dissipador)?
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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por luisfmaria » 19 jul 2015, 02:14

Mjr,

Na inspeção fiz o teste das óticas por 3x e na última estavam ligadas à uns 10 minutos mas já as tive acesas cerca de 30 minutos e a diferença mantém-se.

Quanto ao notar a diferença ou a falta de luz na estrada, o carro anda basicamente de dia, raramente sai à noite. Na parede da garagem já tinha notado que a ótica do lado da berma era mais potente mas nunca pensei que fosse um problema, achei que era assim e nunca imaginei que a diferença era de 71%. Quem olha de frente para o carro não se apercebe do problema. Hoje, de dia, com os LEDS ligados e a encostar-me aos carros da frente nos sinais, não consegui notar a diferença. Não sei se o problema é recente ou se já tem anos!

Ainda não verifiquei com o Leaf Spy Pro mas tenciono fazê-lo.

Ainda não voltei a tentar retirar a ótica, talvez tenha tempo amanhã à noite.

Obrigado

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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por luisfmaria » 20 jul 2015, 17:57

Ontem à noite lá removi as óticas.
O 3o parafuso está acessível pelo resguardo do guarda lamas, basta tirar 2 molas e um parafuso em baixo e consegue-se enfiar o braço com a chave até ao parafuso. Com a ótica mais solta já se pode colocar uma chave de fendas entre a ótica e o guarda lamas para soltar um encaixe.

Fiz a troca dos drivers (LHCM) e o problema continuou na mesma ótica. Ou seja, o driver está ok.
Fiz a troca das óticas para confirmar que o problema estava na ótica e não no resto da viatura e a ótica com menos luz continuou com menos luz. Ou seja, o problema está na ótica.
A ótica só tem o driver, cabos do driver aos LEDs e os LEDs. O driver está ok, os cabos são simples e não aparentam qq problema pelo que o problema está nos LEDs ou num LED. Os LEDs estão ligados em série e é possível que um LED avariado esteja a influenciar o outro. Acho muito estranho, a não ser que fosse avaria no driver e não é, que os LEDS tenham perdido rendimento os dois ao mesmo tempo!
Posso fazer uns testes como por ex. substituir um dos LEDs. Os LEDs estão aparafusados ao dissipador por dois parafusos philips, nada de especial, mas não me parece ser possível retirá-los pelo orifício do driver. Teria de ligar um novo LED na ficha de um dos LEDs da ótica e mesmo sabendo qual o LED avariado não me servia de muito dado não ter maneira de como o comprar. Vi um catálogo de preços nos EUA que tinha o driver, a ótica e a ótica com os cabos mas não tinha LEDs. Os LEDs parecem ter potências diferentes, o que acham?
Também posso baixar o rendimento dos Leds da ótica boa, o que acham?

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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por mjr » 20 jul 2015, 23:43

Gostava muito de poder fazer umas medições aos LEDs. Tens um multímetro que permita medir a tensão em cada LED aceso, de ambos os lados? Tem atenção para não acender os LEDs sem o dissipador, em pouco tempo derretem...
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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por luisfmaria » 21 jul 2015, 00:03

MJR,

Quando disse substituir o LED é sem o tirar de dentro da ótica. A abertura é pequena, o dissipador é grande e não consigo aceder à cabeça dos parafusos pq tem o refletor por cima. Vê a imagem em que desligo o LED. Ótica com o driver por baixo,

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20mb image hosting[/img]


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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por luisfmaria » 21 jul 2015, 00:05


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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por luisfmaria » 21 jul 2015, 00:07

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Não achas que o s/n deveria ser mais próximo?

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Re: Problema com as óticas de LED

Mensagem por luisfmaria » 21 jul 2015, 01:41

mjr Escreveu:Gostava muito de poder fazer umas medições aos LEDs. Tens um multímetro que permita medir a tensão em cada LED aceso, de ambos os lados?
Sim, tenho multímetro. O problema é que para fazer medições tenho de retirar a ótica para chegar aos LEDS e conseguir colocar as pinças do multímetro dentro da ótica com esta ligada ao carro e com pouco espaço de manobra, o cabo do carro que liga à ótica tem pouca folga e a ótica tem que ficar de lado para conseguir olhar lá para dentro. Vou tentar mas queria antes pensar nos vários testes que posso fazer para retirar a ótica o menor número de vezes. Acredito que a tensão esteja mais baixa do lado que tem menos luz. Um dos LEDs deve estar avariado e a estragar a prestação do outro, dado estarem ligados em série.
Resolvia o problema da inspeção temporariamente se conseguisse baixar a performance do lado que está bom. Alguma ideia?
Cada ótica tem dois LEDS, o do refletor mais pequeno que fica do lado do guarde lamas e ilumina o chão perto da viatura e a lateral, e o LED do refletor maior que fica do lado do capô e que ilumina para a frente do carro. Ou seja, cada LED tem a sua função. Para baixar a performance da ótica não serve desligar um dos LEDS, tem que se baixar o rendimento dos dois LEDS.

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