EVSE baseado em openevse - VENDIDO

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EVSE baseado em openevse - VENDIDO

Mensagem por Apr » 04 nov 2014, 01:13

Boas,

Deixei-me entusiasmar com a construção de um EVSE caseiro que às tantas já tinha material para fazer 2. coloco à venda um deles para quem estiver interessado e amortizar algum do investimento que fiz nesta aventura.

Espécie de disclaimer:
Para quem tem duvidas sobre o que é e se deve ou não comprar um feito na garagem de um individuo qualquer, SIM, é simplesente um aparelho que liga a tomada DEPOIS de acordar com o carro quanta corrente este vai debitar e NÃO, não tem qualquer garantia, se tiverem algum problema estão por vossa conta.

O EVSE não inclui ficha para ligar ao carro - J1772 ou Mennekes terá que ser comprada à parte. Posso instalar a ficha sem nenhum problema.

O EVSE inclui:
- Openevse completo com relés de 30A na mesma PCB
- LCD para aceder ao menu de configuração do EVSE onde entre outros parametros dá para alterar a corrente de carga
- Caixa com tudo montado e dados de junção para ligação rápida à ficha do carro que não está incluida.
- Medidor de Amperes, Tensão, Watts e kWh que dá para reiniciar.
- Extensão com fio 3x2,5mm^2 + uma ficha CEE 16A
- Proteção com 3 varistores + tubo de descarga de gás dentro da ficha.
- 2 disjuntores de 16A (o interruptor diferecial está implementado no EVSE)

Apesar de os relés serem de 30A e o EVSE dar para regular dos 6A-80A, não aconselho usar mais do que 16A com estes relés. É claro que este EVSE é facilmente convertido para 32A ou mesmo trifásico, basta comprar o contactor apropriado para essas correntes (com bobine 230V AC) e usar fio com secção apropriada. Eu preferia vender a alguém que o pretenda usar num VE que não debite mais de 16A monofásico.



Interessados por PM.

Duvidas ou comentários estou à disposição.


Imagem

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A construção ainda não está totalmente acabada, mas tenciono terminar esta semana e usar no meu carro até o vender para ter a certeza que funciona sem nenhum problema.

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pnunes
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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por pnunes » 24 nov 2014, 00:57

Viva,
O que queres dizer com 'o interruptor diferencial esta implementado dentro do evse'?
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RJSC
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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por RJSC » 24 nov 2014, 01:33

Os 2 fios passam dentro do transformador de corrente (anel preto) e a proteção diferencial é implementada eletronicamente utilizando os relés do próprio EVSE para abrir o circuito.
GFCI
The current transformer coil detects any unbalanced current flowing through conductors passing through it. By passing both of the J1772 power cables through it, any current leaked to ground in the EV will result in a differential current within the CT. This will result in a voltage appearing at the input of the OP amp (diode D1 protects against excessive voltage in a run-away leakage event, such as a conductor short to ground). The second OP amp acts as a comparator and will "switch" from a low output to a high output when a threshold is exceeded. This output is fed as a fault indication into the CPU, which will register a ground fault and open the relay.
https://code.google.com/p/open-evse/wik ... _operation

Se bem que em Portugal, todas as instalações elétricas dentro da legalidade terão que estar protegidas com disjuntor diferencial no quadro princiapal pelo que outreo no EVSE se torna desnecessário.
Foi integrado no Open-EVSE porque lá pelos EUA não colocam disjuntor diferencial no quadro.
Colocam apenas em sítios sujeitos a humidade uma tomada com diferencial integrado:
Imagem
GFCI proctection should be provided anywhere there is a receptacle installed in an area subject to moisture, as the presence of moisture greatly increases the danger of accidental shock. The National Electric Code specifies many such areas in residential dwelling units, such as, but not limited to: Bathrooms; Garages and accessory buildings; All exterior receptacles; Crawl spaces; Unfinished basements; Kitchens; Laundry, Utility, Wet Bar Sink Areas; and Boathouses. Local building authorities may have additional requirements. The list of areas requiring GFCI protection has increased with every code revision. They were initially only required around pool areas in the '70s. Now they seem to be required nearly everywhere.

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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por Apr » 24 nov 2014, 16:13

Boa RJSC, impossivel explicar melhor!

Em PT é de facto redundante ter interruptor diferencial no EVSE.

CAA
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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por CAA » 29 abr 2015, 16:39

Boa tarde.
Ainda existe para venda?
Obrigado.

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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por Apr » 29 abr 2015, 19:36

A caixa já foi para outro projeto :oops:

Posso vender os outros componentes se quiseres

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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por Apr » 19 mai 2016, 19:33

Para venda:

EVSE 32A portátil com regulação manual de corrente

EVSE J1772 monofásico com ficha CEE32A + adaptadores para CEE16 + schuko

[img]https://lh3.googleusercontent.com/3oLOX ... 78-h640-no[/img]



Características:
  • OpenEVSE com GFCI
  • Permite carregamentos sem terra
  • Relé de 80A
  • Fio de 6mm^2
  • Vários presets de corrente: 6A 10A 16A 20A 25A e 32A
  • Guarda última configuração
  • Mudança instantânea de amperes em carga
  • Sobrevive a salpicos e a chuva ligeira
  • Evse com ficha CEE32A
  • Adaptador de CEE32A para CEE16A
  • Adaptador de CEE16A para schuko
  • J1772 - EVSE - 1,9metros
  • EVSE - CEE32A - 6,5metros
  • CEE32A - CEE16A / schuko- 3,5metros
Instruções:

Sinalética:
Led verde sempre aceso – EVSE ligado
Led vermelho sempre aceso – Erro/falha GFCI
Led azul sempre aceso – A carregar

Para alterar corrente de carga:

- sucessivos toques curtos:
6A – pisca verde 1x
10A – pisca verde 2X
16A – pisca verde 3X
6A – pisca verde 1x
… etc

-sucessivos toques longos:
20A – pisca vermelho 1x
25A – pisca vermelho 2X
32A – pisca vermelho 3X
20A – pisca vermelho 1x
… etc


Este EVSE foi utilizado por mim, serviu inicialmente para uma wallbox caseira e depois passou para um carregador portátil numa caixa metálica passando depois para a caixa definitiva que vem na foto e que estava a ser usado no compartimento do motor. Podem saber mais detalhes no tópico DIY EVSE aqui no fórum. Coloco-o à venda porque não preciso dele, acabei por consruir um de raiz. Não é o EVSE do inicio deste tópico, esse foi também vendido.

O cabo J1772 é mais curto que o habitual, tem as vantagens de poder ser integrado no motor de um Leaf ou de esconder a caixa debaixo do carro quando está carregar para proteger da chuva.

Quem o comprar leva para casa hardware e software opensource, isto quer dizer que é possível a qualquer interessado alterar, kitar, até melhorar (ou piorar) o EVSE. O OpenEVSE é um projeto muito ativo, com imensas possibilidades. Para além disso é muito estável, construiu uma reputacão invejável ao longo dos anos e é compatível com todos os EV's.

Vendo-o por 300€ como está, pronto a funcionar.

cmps


[edit] adicionei comprimentos dos cabos.

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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por Apr » 13 jun 2016, 14:49

Estou disponivel para customizar o EVSE dentro do razoável pelo mesmo preço final.

Por exemplo é possivel:
- colocar um cabo mais comprido do lado da ficha J1772 para ficar como os EVSE's convencionais
- Não permitir alterar os amperes assim que a carga é iniciada.
- permitir escolher qualquer corrente, desde os 6A até aos 32A, ao invés dos patamares indicados acima, ou mesmo outra combinação.


cmps

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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por Apr » 26 jul 2016, 14:30

Vendido.

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pemifer
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Re: EVSE baseado em openevse

Mensagem por pemifer » 26 jul 2016, 15:47

Apr Escreveu:Vendido.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

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