Primeira aventura com VE

Local para todos os assuntos relacionados com ofertas de compra e venda de produtos.
plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por plpepapf » 24 abr 2018, 18:10

pemifer Escreveu:Problemas com o condomínio?
Não se esqueça que o condomínio não pode impedir a instalação de uma tomada ou wallbox...
Veja a informação que precisa aqui: https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/
Se precisar de o contato de um eletricista em Lisboa, posso indicar o que instalou a tomada no meu lugar de estacionamento...
Não é complicado porque eles não têm maneira de o impedir...
Já conhecia, mas Obrigado pemifer!
As complicações não têm a ver com resistência, pelo menos declarada ;) É mesmo por resistência por lentidão ... :)

Já tenho uma proposta de um eletricista, mas era bem vinda uma alternativa para comparação, agradeço se puder enviar (por pm?)
rumoca Escreveu: Outra questão prende-se com a alteração ao contrato para bi-horário....deste modo o grau de poupança será maior, presumo eu.
Que vos parece?
Acredito que deva ser prematuro mas estava mais tentado já para o de 40....na perspetiva de que irá ser o veículo principal, quer para o trabalho, quer para as voltas de fim de semana...assim otimizo mais o investimento e pelos meus cálculos passarei a ter cerca de 20000km/ano.
Neste momento existem já Leaf 40 semi-novos??? :?
Bi-horário, nem hesitar, vai fazer diferença de certeza! Eu tenho para as máquinas de lavar trabalharem à noite e só aí a diferença já compensa amplamente, ainda mais será para o carro...

Quanto ao de 40, eu diria que depende apenas do orçamento e da vontade/necessidade de trocar rapidamente. Mais uns poucos meses e está cá o de 40 semi-novo. O Orlando e o Jasmim já os anunciaram, é só fazer as contas...

rumoca
Mensagens: 13
Registado: 19 abr 2018, 22:40
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por rumoca » 26 abr 2018, 20:58

Já ando a coçar a cabeça de tantas contas que ando a fazer.
Não sabendo de todo qual a implicação que tem o carregamento de VE numa fatura de uma moradia (que é o meu caso) acredito que se adquirir um VE com maior capacidade, menos vezes terei de o carregar. Certo é também que terei um custo de aquisição também superior.
Fui hoje testar o novo Leaf e como nunca tinha conduzido um VE, fiquei "eléctrico"....é realmente interessante. A versão que testei era um Acenta.
Dá mesmo pica....o que custa mesmo é o capital inicial investido porque depois e como não vamos às bombas de combustível, é que nos apercebemos do negócio que fizemos.
Já agora falaram que podiam contratar manutenção para 3 anos ao preço de 230€...não sei se é bom negócio, pois só estou habituado a veículos de combustão e gasto só isso numa só manutenção.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por BrunoAlves » 26 abr 2018, 23:46

rumoca Escreveu:Não sabendo de todo qual a implicação que tem o carregamento de VE numa fatura de uma moradia (que é o meu caso) acredito que se adquirir um VE com maior capacidade, menos vezes terei de o carregar.
Não tem nada que saber. É tipo um fumarolas com "xx" litros aos 100, mas aqui é em kWh e muito mais barato :mrgreen:
Eu tenho 6,9kVA e tenho desde que comprei o apartamento. Logo custo de disponibilidade de potência = ZERO.
O meu Leaf fazia em condução do dia a dia 13kWh/100km, para menos. O ioniq faz menos de 11kWh/100km. Logo:
2000km/mês:
- fumarolas a 5l/100km (piu!): 5*2000/100*1,3€ = 130€
- Leaf a 13kWh/100km carregado em bi-horário: 13*2000/100*0,12 = 31,2€.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por NunoLopes » 27 abr 2018, 11:16

[quote="rumoca"]Já ando a coçar a cabeça de tantas contas que ando a fazer.
Não sabendo de todo qual a implicação que tem o carregamento de VE numa fatura de uma moradia (que é o meu caso) acredito que se adquirir um VE com maior capacidade, menos vezes terei de o carregar. Certo é também que terei um custo de aquisição também superior.
quote]

Vê aqui viewtopic.php?f=8&t=7190 neste tópico, tens várias contas de utilizadores e os preços de eletricidade, de várias operadoras, em tarifa simples, e bi-horaria, é uma questão de fazeres as contas para o teu caso.

Imagina que carregas 10kW por dia ~80Km, de ~20 a 80% isto numa bateria de 24kWh, 10kW x 0,1073€ em vazio = 1,073€ por dia x 30 dias do mês = 32,19€ de eletricidade
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

rumoca
Mensagens: 13
Registado: 19 abr 2018, 22:40
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por rumoca » 27 abr 2018, 21:53

As contas estão agora bem claras...dúvidas tiradas. Obrigado pessoal.
Como não tenho grande interesse em muita tecnologia, o conselho que me deram na Nissan foi a versão Acenta.
Vamos ver preços.

rumoca
Mensagens: 13
Registado: 19 abr 2018, 22:40
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por rumoca » 30 abr 2018, 20:26

Boas a todos,
Ligaram-me da EDP à qual formalizei algumas perguntas por causa do carregamento do VE em casa.
A potencia que tenho contratada é de 6,9kw e não me deram certeza de suportar o carregamento do VE. Deram indicação de que provavelmente não iria suportar dado ser uma moradia e o conjunto de equipamentos ligados iria "deitar abaixo" a energia.
Será mesmo assim? Acredito que muitos dos UVE deve ter/viver uma situação idêntica à minha.
Deram outra opinião de que seria também interessante não alterar o tarifário para bi-horario para já para realizar uma melhor comparação com o meu gasto atual....
Falaram também no carregador de parede que eles vendem que tem preços distintos mediante a potencia contratada....entre os 1200 para 16kw e os 1800 para 32kw.
Falaram também da campanha que está a decorrer com descontos no tarifário bi-horario embora esta dita campanha teve o seu terminus no final do mês passado mas ainda se encontra em vigor...
Outra indicação que me foi dada é que posso escolher os períodos para o bi-horário...
Tendo em conta os tempos de carregamento, gostaria de saber a vossa opinião de modo a poder escolher a melhor opção é com o menor custo mensal, naturalmente.
Obrigado.

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por NunoLopes » 30 abr 2018, 21:15

Conversa de EDP. :liar:

Eu tenho 6.9kVA e carrego o meu ás vezes em casa a 16A, nunca mandei o quando abaixo. :liar:

Se carregares á noite digamos quando vais dormir, aqui o bi-horario fazemos a começar ás 00:00, a 16A demora 3.5h a carregar desdém ~20% aos 80%, até ás 07:00 da manhã os teus consumos devem ser apenas os standby das coisas normais, o que dá ai por volta de ~300/400Wh, ora como é que carregando a 16A e o quadro tem 30A fornecidos pela EDP vais disparar o quadro, mesmo de dia só se tiveres o carro e placa de indução ou forno elétrico ao mesmo tempo e mesmo assim é subjetivo.

A grande maioria do pessoal aqui carrega em casa e tem bi-horario, se não compensa-se não se tinha, no meu caso eu tenho tarifa simples, mas atenção eu só muito raras vezes carrego em casa, tenho 2 PCR's, e 3 PCN's num raio de 2Km de casa, e tenho 1 PCN no trabalho e uma Wallbox particular da empresa onde posso carregar todos os dias, por isso ainda não necessito de bi-horario, e como tenho gente em casa todo o dia.

O bi-horario tens de fazer contas, se fores carregar o carro todos os dias em casa, ou mesmo dia sim dia não, e puderes mover os grandes consumos para esse horário melhor, mas compensa sempre com o VE a carregar em casa, vê a tabela de preços no outro tópico.

Esses 1200 e 1800 são o que? Euros por uma Wallbox? :shock: Encontras muito mais baratas já feitas por volta dos 500€, e se quiseres fazer tu uma muito mais barata, por isso manda f***** a EDP..
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Primeira aventura com VE

Mensagem por RaaR » 01 mai 2018, 03:52

rumoca Escreveu:Boas a todos,
Ligaram-me da EDP à qual formalizei algumas perguntas por causa do carregamento do VE em casa.
A potencia que tenho contratada é de 6,9kw e não me deram certeza de suportar o carregamento do VE. Deram indicação de que provavelmente não iria suportar dado ser uma moradia e o conjunto de equipamentos ligados iria "deitar abaixo" a energia.
Será mesmo assim? Acredito que muitos dos UVE deve ter/viver uma situação idêntica à minha.
Deram outra opinião de que seria também interessante não alterar o tarifário para bi-horario para já para realizar uma melhor comparação com o meu gasto atual....
Falaram também no carregador de parede que eles vendem que tem preços distintos mediante a potencia contratada....entre os 1200 para 16kw e os 1800 para 32kw.
Falaram também da campanha que está a decorrer com descontos no tarifário bi-horario embora esta dita campanha teve o seu terminus no final do mês passado mas ainda se encontra em vigor...
Outra indicação que me foi dada é que posso escolher os períodos para o bi-horário...
Tendo em conta os tempos de carregamento, gostaria de saber a vossa opinião de modo a poder escolher a melhor opção é com o menor custo mensal, naturalmente.
Obrigado.
Que confusão com essas unidades. A potência contratada não é 6,9 kW, é 6,9 kVA. Os carregadores não são de 16 kW nem 32 kW, são de 16 A e 32 A.

A potência de 6,9 kVA permite, com diferença de potencial de 230 v, ter cerca de 30 A de intensidade de corrente. Assim, como já foi dito, carregando o VE a 16 A, ainda sobram 14 A para os restantes aparelhos. Durante a noite, é muito provável que isto chegue perfeitamente.

De resto, essas informações da EDP não fazem muito sentido. Para comparar com o gasto atual não faz diferença mudar ou manter o tarifário, basta anotar os consumos no período de vazio e fora do período de vazio. As contas depois fazem-se facilmente no Excel. Aliás, essas contas até podem e devem ser aproveitadas para experimentar preços de outros fornecedores de eletricidade e facilmente perceber que a EDP não tem os melhores preços.

A tarifa bi-horária pode ou não compensar, dependendo do uso de cada um. No entanto, carregando um VE em casa durante a noite, é muito provável que compense.

Quanto à possibilidade de escolher os períodos de bi-horário, também me parece que a informação não está muito certa. É, porém, possível escolher ciclo diário ou semanal, como se pode ver no website da EDP. Se calhar era isso que queriam dizer.

Dado que o tempo de vazio em ciclo diário é dez horas (das 22:00 às 8:00), à partida chega perfeitamente para carregar o VE a 16 A. Considerando efetivamente 16 A, a 230 v, a potência será 3,68 kW, o que ao longo de dez horas carregaria 36,8 kWh, ou seja, 92% da bateria de um Nissan Leaf novo. Claro que na vida real pode haver alguma ineficiência e a bateria não carregar exatamente ao mesmo ritmo o tempo todo, mas, mesmo assim, deverá chegar.

Responder

Voltar para “Compra e Venda”