Ajuda com Compra de VE

Local para todos os assuntos relacionados com ofertas de compra e venda de produtos.
Carfes
Mensagens: 11
Registado: 19 mar 2022, 21:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Quinta do Conde

Ajuda com Compra de VE

Mensagem por Carfes » 21 mar 2022, 10:58

Bom dia a todos

Sou novo por aqui mas já li imensos dos tópicos discutidos.
Tenho 2 fumarentos em casa e como a muitos mais portugueses, esta situação toda dos preços dos combustíveis deu-me o empurrão final para pesquisar.
Já no passado tive uma NIU (scooter) elétrica e adorei. Infelizmente mudei para 35 kms do trabalho com ponte sobre o tejo e AE pelo meio e a scooter deixou de ser viável.
Queria mudar neste momento mas não posso nem quero comprar um carro muito caro.
Estou a ponderar 2 opções pois quero eventualmente durante o próximo ano trocar ambos os carros.

Opção 1: Carro para a mulher para fazer em media 60/70 kms dia repartido em vários percursos de 15 kms cada como tal uma autonomia de 100/120 kms será suficiente. Queria gastar por volta dos 12/13 mil Euros. Estava a ponderar um smart de 2017/2018 pois espaço de bagageira ou numero de lugares não são uma questão.

Opção 2: Carro para mim. Idealmente com 200 kms ou mais de autonomia. O suficiente para ir daqui ao Algarve com uma paragem a meio para dar um toque nas baterias. Queria gastar até 18/19 mil Euros. Estava a ponderar um Zoe de 40Ah ou um Leaf de 30Ah também de 2017/2018 pois neste caso já precisava de 3 lugares e um pouco mais de espaço (não muito mais).

Como podem ver em ambas as opções estou a ponderar carros a rondar os 4 anos pois acho que é a idade certa entre preço e degradação.
Agradecia qualquer feedback e sugestões que possam ter.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por BrunoAlves » 21 mar 2022, 16:01

Para a opção 1, por exemplo esse Smart é boa ideia sobretudo para as voltinhas, cidade e tal porque é um carro "maneirinho". É possível ter um pouco mais de "carro" por esses valores (aparecem alguns Leaf ou Zoe por exemplo), mas acho que o Smart é boa aposta ;)

Para a opção 2, o Leaf 30kWh ou o Zoe 40kWh esse orçamento já tem de sobrar. A minha sugestão era andar à procura do negócio certo e ir para um ioniq 28kWh.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por frankesousa » 21 mar 2022, 17:13

Bem vindo,

Factos: Só para por os pontos nos "i"s, na opção 2 nunca estará o leaf 30, esse é para a opção 1 (é exatamente o meu caso, tenho até 2 leaf 30kWh e é mesmo ideal para percurso "até 100km" o seu ideial de uso.

Factos: Na opção 2, "idealmente 200km de autonomia" entra o leaf 40, e mesmo assim não se pode dizer que dê para 200 km em "quaisquer condições", como seja frio e velocidades "elevadas" (entenda-se 120km/h).

Minha Opinião: Se a ideia é brevemente trocar os 2 carros, eu iria para a opção 1, ficando já servido de 2º carro. Depois logo via o carro principal/ melhor.
Mas é só a minha opinião.

Atenção que o leaf 30 talvez chegue mesmo aos 200km mas é em condições ótimas, percurso planos e assim, e em novo. Com 12k€ não compras um novo ;)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por rimsilva » 21 mar 2022, 17:19

Em relação à opção 1 o smart é uma opção obvia, pelo seu caracter citado, no entanto tem de ter em atenção que não pode passar disso porque é um VE muito limitado em termos de bateria e carregamentos.
Existe aqui no grupo pelo menos um diário de bordo de um smart, veja essa experiência.
Pessoalmente apostava noutro VE mais versátil, como um i3, Zoe ou Leaf.

2º Neste cenário, para deslocações mais longas (apesar de não dizer quantos vezes faz essa viagem ou nº de km que percorre por ano), só optaria por um VE com cargas rápidas e de preferência com alguma garantia de eficiência (daria também preferência a VEs com CCS, visto desta forma ter maior garantia de postos para carregar), nesse sentido e em função do orçamento a solução ideial seria o Ioniq 28 kWh.

Pessoalmente, tentava sobretudo optimizar o "investimento" de forma a que no final do ano, entre os 2 carros, tivesse o maior numero possivel de km em modo 100% electrico!

No meu caso pessoal, em 2016 tinha 2 carros a combustão, o meu não fazia mais de 9.000/10.000km/ano e o outros fazia talvez 25.000€, mesmo tendo comprado um VE com +- 150km de autonomia, passei a fazer + de 25.000km e o outro menos de 10.000km.

Carfes
Mensagens: 11
Registado: 19 mar 2022, 21:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Quinta do Conde

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por Carfes » 21 mar 2022, 18:18

Obrigado a todos pelas rápidas respostas mas estou a ver isto mal parado...
Já falei com 3 stands hoje e todos me dizem que qualquer smart que tenham vende de imediato e que neste momento já estão a a pedir 1000 a 1500€ a mais por carros que custavam 12 mil.... é o problema de todos pensarem no mesmo ao mesmo tempo.... não sei se não terei de adiar mais um pouco a ideia pois não estou para pagar os preços inflacionados da moda.
Nota: não digo que os VE sejam a moda :) de certeza que vieram para ficar, mas penso que há agora um fluxo grande de compradores que se assustaram com o aumento astronômico dos combustíveis e que acalme mais quando o choque passar (embora se mantenha mais procura que antes até porque é o futuro)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por FullElectric » 21 mar 2022, 23:53

O adiar para mais tarde é que será a pior decisão que podes tomar
Certo que a procura tem inflacionado os preços mas por essa ordem de ideias nunca mais compras, a procura vai continuar a aumentar. Repara que neste momento a % de VE a circular ainda é pequena, vemos 5-6 VE por cada 100 CI na estrada. Ainda há muita gente para vir depois de ti. A procura vai continuar em crescente e a ser maior que a oferta por bons anos.
Quanto mais tarde pior.

Carfes
Mensagens: 11
Registado: 19 mar 2022, 21:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Quinta do Conde

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por Carfes » 22 mar 2022, 08:45

FullElectric Escreveu:
21 mar 2022, 23:53
O adiar para mais tarde é que será a pior decisão que podes tomar
Certo que a procura tem inflacionado os preços mas por essa ordem de ideias nunca mais compras, a procura vai continuar a aumentar. Repara que neste momento a % de VE a circular ainda é pequena, vemos 5-6 VE por cada 100 CI na estrada. Ainda há muita gente para vir depois de ti. A procura vai continuar em crescente e a ser maior que a oferta por bons anos.
Quanto mais tarde pior.
Obrigado pela resposta e concordo em parte com ela. Acho que neste momento existe uma procura enorme temporária por causa do conflito na Ucrania e escalada de preços de combustiveis associada.
Apostaria tambem que essa procura enorme normalizará depois do choque inicial da subida de preços.
Mas de qualquer maneira continuo a ver carros todos os dias

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por mafgod » 22 mar 2022, 11:27

Não esquecer que cada mês que adia, mais está a perder com o atual carro (desvalorização, manutenção, combustíveis, impostos...)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por pemifer » 22 mar 2022, 11:52

Acho a opção 1 boa mas deveria tambem considerar Nissan Leaf e clones para a opção 1.
Em relação à opção 2 não vejo qualquer alternativa ao Ioniq 28, eventualmente, o Kia e-Soul.
Em relação ao inflacionamento dos preços, não é possivel neste momento, prever que baixem.
Eles já estavam inflacionados devido à escacês de microchips, com a continuação da guerra, que não acabará tão depressa, e, mesmo que acabe, as consequências demoraram meses ou anos a desaparecer, os preços não baixarão em breve.
O que posso dizer, repetindo o que disseram antes de mim, é que, quanto mais tarde comprar, mais tarde pára de desperdiçar dinheiro com os fumarentos que tem.
Imagine que realmente os preços baixam, o que eu acho que não vai acontecer e até vão aumentar, vai comprar um carro 1000€ ou 2000€ mais barato mas entretanto já gastou esse dinheiro em combustivel e o fumarento já desvalorizou ainda mais!!
Não esquecer que , tal como a procura de elétricos tem aumentado, a procura de fumarentos tem diminuido.
Quanto mais esperar, menos o fumarento vale.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda com Compra de VE

Mensagem por rimsilva » 22 mar 2022, 17:23

Não é uma situação fácil.

Só posso aconselhar a que procure o mais que puder (se possivel diferentes alternativas) e até analisar a possibilidade de falar com algém que o possa ir buscar lá fora.

Não tenho estado a ver o preços dos VEs recentemente, mas o que posso garantir é que essa afirmação de que os VEs chegam e são logo vendidos já não é de agora, pode ser também uma boa estratégia de levar o cliente a comprar mais rápido e a pagar mais do que seria suposto.

Aquilo que acontece também é que o adiar vai levando à desvalorização do ICE, claro que se for um carro mais antigo não vai fazer gande diferença, cada caso é um caso.

Responder

Voltar para “Compra e Venda”