RS232C - Tesla Model S 85D

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por psi20 » 10 jan 2019, 10:30

RS232CSerialUser Escreveu:
09 jan 2019, 00:30

Levou pneus novos pelos 80 mil e poucos km, mais por segurança que outra coisa: ainda duravam mais um bocado mas é melhor não arriscar.
A 31 de Dezembro 2018 fiz a Volta a Portugal em Tesla Superchargers a solo, 1071 km das 6:33 h às 20:09 h, cheguei a tempo do jantar e da passagem de ano :p
este tópico aguarda o relato fotográfico dessa odisseia... quer dizer não é odisseia pois o SUC permitem esses devaneios sem grande ansiedade. :violin:

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 11 jan 2019, 10:08

TRLeaf Escreveu:
09 jan 2019, 11:03
Parabéns ao bicho 8-)
Quantos kms de autonomia em typical é que ele marca com uma carga de 100%?
E quantos marcava em novo?
Em novo marcava mais de 400 km (já não me lembro de cor), e agora continua a marcar mais de 400 km também, não o mesmo valor mas ligeiramente abaixo.
Posso recuperar as fotos da época, tenho que procurar.
Num teste de 100% a quase 0% (em rigor aproximadamente 1%) cheguei a fazer 462 km. Nunca mais: não há pachorra. É preciso sair de parado sempre com muita calma e manter velocidade o mais constante possível. Chegava a andar a 120 km/h. Mas o pior mesmo é evitar sair de parado de forma mais "dinâmica" ;) uma verdadeira tortura :(
Última edição por RS232CSerialUser em 11 jan 2019, 10:25, editado 2 vezes no total.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 11 jan 2019, 10:12

psi20 Escreveu:
10 jan 2019, 10:30
RS232CSerialUser Escreveu:
09 jan 2019, 00:30

Levou pneus novos pelos 80 mil e poucos km, mais por segurança que outra coisa: ainda duravam mais um bocado mas é melhor não arriscar.
A 31 de Dezembro 2018 fiz a Volta a Portugal em Tesla Superchargers a solo, 1071 km das 6:33 h às 20:09 h, cheguei a tempo do jantar e da passagem de ano :p
este tópico aguarda o relato fotográfico dessa odisseia... quer dizer não é odisseia pois o SUC permitem esses devaneios sem grande ansiedade. :violin:
1070 km num dia, não é do carro ou da rede, eu é que estou a ficar velho: ainda lhe chamo odisseia!
Custaram mais estes 1070 km num dia que o meu record pessoal de 1400 km num dia de Poitiers até casa: a diferença é que agora estou mais velho :(
Vou juntar tudo para o relato

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 20 jan 2019, 19:11

TRLeaf Escreveu:
09 jan 2019, 11:03
Parabéns ao bicho 8-)
Quantos kms de autonomia em typical é que ele marca com uma carga de 100%?
E quantos marcava em novo?
Fui recuperar fotos antigas / printscreens. A 100%:
Nos tempos de novo marcava 435 km.
Nos tempos de agora marca 415 km.
Cargas em superchargers sem preocupações, 3 anos, 121 mil km, único cuidado: nunca carregar acima de 90% para uso diário (em rigor fico entre os 85 e 88%), e se carrego acima é para seguir de imediato de viagem.
Indicação de km no pior setting (o mais realista) de indicação de kms. Dá aproximadamente 3.5% de degradação, acreditando nos valores dos kms. Com o Scan my Tesla ou com o TM-Spy indica valor ligeiramente superior medindo os kWh da bateria e fazendo as contas aos valores de referência. Nada que seja preocupante. Espero ter bateria para ainda vários e bons anos

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por Flyer » 20 jan 2019, 21:10

:clap:
Muito bom. para chegar aos 400kms tenho de ir com cuidado e tenho a bateria de 100 KWh.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

TRLeaf
Mensagens: 74
Registado: 19 set 2018, 17:10
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por TRLeaf » 24 jan 2019, 11:15

RS232CSerialUser Escreveu:
20 jan 2019, 19:11
TRLeaf Escreveu:
09 jan 2019, 11:03
Parabéns ao bicho 8-)
Quantos kms de autonomia em typical é que ele marca com uma carga de 100%?
E quantos marcava em novo?
Fui recuperar fotos antigas / printscreens. A 100%:
Nos tempos de novo marcava 435 km.
Nos tempos de agora marca 415 km.
Cargas em superchargers sem preocupações, 3 anos, 121 mil km, único cuidado: nunca carregar acima de 90% para uso diário (em rigor fico entre os 85 e 88%), e se carrego acima é para seguir de imediato de viagem.
Indicação de km no pior setting (o mais realista) de indicação de kms. Dá aproximadamente 3.5% de degradação, acreditando nos valores dos kms. Com o Scan my Tesla ou com o TM-Spy indica valor ligeiramente superior medindo os kWh da bateria e fazendo as contas aos valores de referência. Nada que seja preocupante. Espero ter bateria para ainda vários e bons anos
Ok.
Obrigado pela informação.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 26 fev 2019, 22:10

Hoje, a uma type 2 normal juntei funcionalidade acrescida
- pára a carga se está a carregar,
- e liberta o charge port,
já não preciso de usar o FOB ou entrar no carro para ir ao menu para "open charge port"
Botão IP67
https://youtu.be/zOB6WDOQ3No

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por plpepapf » 13 abr 2019, 18:53

RS232CSerialUser Escreveu:
09 jan 2019, 00:30
A 31 de Dezembro 2018 fiz a Volta a Portugal em Tesla Superchargers a solo, 1071 km das 6:33 h às 20:09 h, cheguei a tempo do jantar e da passagem de ano :p
Olá.
Antes de mais, parabéns pelos vídeos, nomeadamente a nova descoberta na Mealhada ;)
Já vi que o novo brinquedo é um TM3, já alguma vez experimentaste Fátima-ribeira de pena com ele?
A que velocidade é que a viagem da volta foi feita nesse troço com model S?
Será que um long range faz lisboa (Campo Grande) - Chaves direto? Agora com o SC da Mealhada deve ser o melhor sítio para parar.
E quanto é que custará “encher o depósito” do 3? Já temos valores em PT?
Se calhar exagerei nas perguntas, mas estou a tentar justificar uma compra difícil ;)
Obrigado pela ajuda :mrgreen:

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 14 abr 2019, 19:29

plpepapf Escreveu:
13 abr 2019, 18:53
RS232CSerialUser Escreveu:
09 jan 2019, 00:30
A 31 de Dezembro 2018 fiz a Volta a Portugal em Tesla Superchargers a solo, 1071 km das 6:33 h às 20:09 h, cheguei a tempo do jantar e da passagem de ano :p
Olá.
Antes de mais, parabéns pelos vídeos, nomeadamente a nova descoberta na Mealhada ;)
Já vi que o novo brinquedo é um TM3, já alguma vez experimentaste Fátima-ribeira de pena com ele?
A que velocidade é que a viagem da volta foi feita nesse troço com model S?
Será que um long range faz lisboa (Campo Grande) - Chaves direto? Agora com o SC da Mealhada deve ser o melhor sítio para parar.
E quanto é que custará “encher o depósito” do 3? Já temos valores em PT?
Se calhar exagerei nas perguntas, mas estou a tentar justificar uma compra difícil ;)
Obrigado pela ajuda :mrgreen:
Obrigado pelos comentários sobre os vídeos, tento informar e pelo meio ter algum gozo já que dá algum trabalho andar em cima do acontecimento ;)
sobre a Mealhada é só o último, mais virão, assim se espera!, na Mealhada aposto em 14 stalls como em Fátima, a ver se acerto! :)
em nota extra, está em construção o de Sevilha, dava-me jeito, sei que está em construção mas vivo um bocado longe para ir lá à procura fisicamente :( se alguém souber de novidades dos nossos hermanos sou todo ouvidos, do que tentei apanhar na net deu em zero
Vou tentar responder às questões:
- este TM3 ainda não é o de cá de casa, é de um grande amigo, o sr. Mário Bernardino, o pai de todos nós porque apostou em comprar um Tesla Model S há mais de 4 anos e a marca não andava por cá, foi o primeiro Tesla Model S, com o gesto dele outros se juntaram e compraram, eu hesitei até mais não, a fazer contas e mais contas, a tentar justificar uma compra tão cara; percebo o sentimento de tentar justificar a compra difícil!
no meu caso: hesitei ano após ano, a tomada de decisão final demorou-me mais de 6 meses, muita malta neste forum me aturou as dúvidas e receios da altura, fiz aqui bons amigos que se transformaram em amigos para lá do fórum; a época do registo da matrícula com o carro parado na garagem 3 semanas foi uma tortura! :p
- andei uns dias com este TM3 e levei-o ao Algarve, a Alcantarilha, em vez de levar o meu levei este para ser o primeiro Tesla civil a carregar no novo supercharger na Amendoeira; esta foi a viagem maior que fiz;
- nota-se mais autonomia e menos consumo que o meu S; mas também um pouco menos de conforto em viagens grandes; em rigor o carro é fabuloso... o resto são detalhes... o preço é o detalhe pior...
- a velocidades abaixo de 90 km/h tem um consumo assustadoramente baixo, e há malta que habituada ao Leaf tira dele quilómetros que não há descrição...
- carregado a 100% indica 500 km, se os faz só depende do peso do pé, há malta a fazer mais; mas a velocidade paga-se, claro...
- a Ribeira de Pena saindo a quase 100% de Fátima fui com o meu S 85D, não andei o tempo suficiente com o LR para essas "avarias" :) no S chega-se a Ribeira de Pena e saí de Fátima a andar perto dos 140 km/h, depois quando aquilo começou a dar para os 8% de carga à chegada fui acalmando o peso do pé, mas fiz sem stress em excesso, bastava ir a 125 e chegava completamente tranquilo com 9% a 10%, ou mais que já não me lembro exactamente do valor;
- custos de carga do 3 em superchargers: por enquanto ainda é gratuito, não sei quando se começa a pagar;
- Mealhada vai aliviar Fátima e permite ir em boa velocidade de cruzeiro em qualquer sentido :) estamos a ficar com uma rede invejável, quando os próximos abrirem... se agora é o que é, daqui a uns tempos veremos; espero não ser ave agoirenta, mas a Tesla está num crescimento que é um espanto, ainda recentemente vi em Fátima um model 3 de matrícula Suiça, um casal que decidiu "just take the car and go", assim do nada, à procura de bom tempo, está a acontecer o que eu previa, a invasão dos estrangeiros, a Tesla sabe disso e eu espero que em Portugal sigamos a mesma tendência de Espanha: muitos mais superchargers do que os previstos inicialmente; espero não me enganar.

as perguntas nunca são demais, se eu puder ajudar é perguntar!
post seguinte faço um resumo dos dias no Model 3 e uma breve comparação com o Model S
tive uma reserva de X e desisti: mais caro, mais pesado, maior consumo, mais caro - repeti mais caro, fogem os dedos para o peso do caro, e fui para o S; hoje sem sombra de dúvida ia para o 3. mas há uns anos também eu não acreditei que o 3 estivesse aí ao virar da esquina, 3 anos não é nada; mas tb estes 3 anos ninguém me tira o gozo que já tive em quase 4 anos de S :)
Última edição por RS232CSerialUser em 14 abr 2019, 19:43, editado 4 vezes no total.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 14 abr 2019, 19:39

Depois de uns dias a Model 3 LR Dual Drive, algumas conclusões

Premissas
- Tesla Model S 85D, 3 anos, 130 mil km
Condução diária de 80 a 120 km e
Múltiplas viagens por Alemanha, França, UK, Bélgica, Espanha, algumas (bastante) longas
100%: 414 km
- Model 3 LR Dual Drive
Mês e meio de idade, menos de 3 mil km
Condução durante 5 dias, AE e EN + cidade
Uso equivalente ao uso do Model S
100%: 500 km

Suspensão
O 3 faz sentir mais a estrada.
O Model S é muito mais confortável por longos períodos em AE.
As jantes de 19" no 3 devem ser factor importante, mas tb a suspensão mais firme e a pressão dos pneus - ajustada para a recomendação da Tesla - devem pesar no resultado. Parece q a recomendação Tesla da pressão dos pneus é feita para diminuir os consumos, o conforto ressente-se.
O conforto no S pode ser da SAS mas não sei avaliar esse impacto.

Condução
O 3 é ágil que não tem descrição.
O S é "ágil" considerando a maior dimensão.
A facilidade de entrada em curva no 3 é impressionante, parece um kart, um brinquedo, um traquina. Dá um gozo sem descrição. O "Tesla smile" no 3 ganha outra cor. Não apetece sair do carro, apetece continuar estrada afora. Com suspensão / jantes / pneus menos "rijos" e as viagens em AE seriam de maior gozo.

Manobrabilidade
No 3 é um espectáculo: a menor distância entre eixos / raio de viragem são soberbos para quem vem do S.
O S é banheira, quem não tem experiência tem que se habituar à maior distância entre eixos.
Entrar e sair de estacionamentos e andar / arrumar nos estacionamentos é uma brincadeira no 3, no S pode (chegar a) ser dor de cabeça.

Regen - em ambos no max
Mais forte no 3.
No S, depois de 5 dias no 3, parecia que não havia Regen. Gostava que o S tivesse a mesma Regen.

Sensibilidade ao go pedal - sem Creep
Sem Chill o 3 é nervoso.
Sem Chill o S é "normal", tanto qto um Tesla o é
Pequenas manobras no 3 têm que ser feitas doseando o go pedal com cuidado, extremamente sensível. Em Chill deve melhorar-se o controlo, não experimentei.
No S o go pedal é mais facilmente doseável, mesmo sem Chill.
Questão de go pedal mapping?

Eficiência / consumo
O 3 é estupidamente eficiente a baixas velocidades.
O S por comparação é um glutão.
Mesmo no percurso normal e a velocidades normais onde o S faz 230 Wh/km, o 3 fez 180 Wh/km. Em EN de Sta Cruz a Alenquer e a velocidades de 50 km/h, com 4 adultos a bordo, o 3 fez 127 Wh/km. Muito bom.

Interface / interacção
No 3 tudo está "à mão", fácil e directo.
No S "os pés estão mais perto"...
O sistema actual foi feito para o 3, não haja dúvida. O S e X sofrem com isso sem qualquer necessidade. Perfis de carro e reconfigurações dinâmicas de menus / botões de atalhos ajustáveis seriam muito desejáveis no S e X.

AP
No 3 é 2.5: nervoso, jovem de idade.
No S é 1: calmo, plantado na faixa.
No 3 o abort rate de mudança de faixa é elevado, tudo e nada serve para abortar.
O S é mais "estável", por isso também enganador, parece que dá para confiar: na eliminação de uma faixa onde o carro vá pela direita, o S manda para a berma - muito perigoso -, o 3 insere-se na faixa de merge.
O 3 tem espaço para melhorias significativas. No S this it: as good as it gets...

Supercharging, aos 14%
No 3 chegou aos 121 kW
No S chegou aos 118 kW
Medidas de progressão só com tempo e paciência. Para a próxima.

Isolamento acústico interior
Melhor neste 3 que no S 85D
Mas é sabido que a evolução permanente dos Teslas leva a isto, um S actual é mais isolado que um S de há uns anos.

Carga caseira
No 3 até 11 kW
Neste S até 22 kW
É uma pena a perda dos Dual Charger, deve haver razões profundas para isto.

Arrumações no interior
Melhor no 3, trata-se de um carro "normal"
No S é "miserável", as portas são só portas

Custo de carga nos superchargers
A pagar no 3, mas ainda não em Portugal
Gratuita para sempre neste S
Não há como descartar um S assim

Global
O 3 é um mimo, um gozo, um traquina.
O S é um estradista. Rápido. Voador.
Apetece ter ambos, um para o campo, o outro para a cidade.
Vou esperar pelo Y.

O Model 3 parece um carro impossível: existe, é o milagre Tesla que no Y deve atingir a perfeição.
Obrigado de um tamanho imenso ao Sr Mário Bernardino.
Última edição por RS232CSerialUser em 14 abr 2019, 19:49, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Tesla Model S”