RS232C - Tesla Model S 85D

RS232CSerialUser
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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 14 abr 2019, 19:39

Depois de uns dias a Model 3 LR Dual Drive, algumas conclusões

Premissas
- Tesla Model S 85D, 3 anos, 130 mil km
Condução diária de 80 a 120 km e
Múltiplas viagens por Alemanha, França, UK, Bélgica, Espanha, algumas (bastante) longas
100%: 414 km
- Model 3 LR Dual Drive
Mês e meio de idade, menos de 3 mil km
Condução durante 5 dias, AE e EN + cidade
Uso equivalente ao uso do Model S
100%: 500 km

Suspensão
O 3 faz sentir mais a estrada.
O Model S é muito mais confortável por longos períodos em AE.
As jantes de 19" no 3 devem ser factor importante, mas tb a suspensão mais firme e a pressão dos pneus - ajustada para a recomendação da Tesla - devem pesar no resultado. Parece q a recomendação Tesla da pressão dos pneus é feita para diminuir os consumos, o conforto ressente-se.
O conforto no S pode ser da SAS mas não sei avaliar esse impacto.

Condução
O 3 é ágil que não tem descrição.
O S é "ágil" considerando a maior dimensão.
A facilidade de entrada em curva no 3 é impressionante, parece um kart, um brinquedo, um traquina. Dá um gozo sem descrição. O "Tesla smile" no 3 ganha outra cor. Não apetece sair do carro, apetece continuar estrada afora. Com suspensão / jantes / pneus menos "rijos" e as viagens em AE seriam de maior gozo.

Manobrabilidade
No 3 é um espectáculo: a menor distância entre eixos / raio de viragem são soberbos para quem vem do S.
O S é banheira, quem não tem experiência tem que se habituar à maior distância entre eixos.
Entrar e sair de estacionamentos e andar / arrumar nos estacionamentos é uma brincadeira no 3, no S pode (chegar a) ser dor de cabeça.

Regen - em ambos no max
Mais forte no 3.
No S, depois de 5 dias no 3, parecia que não havia Regen. Gostava que o S tivesse a mesma Regen.

Sensibilidade ao go pedal - sem Creep
Sem Chill o 3 é nervoso.
Sem Chill o S é "normal", tanto qto um Tesla o é
Pequenas manobras no 3 têm que ser feitas doseando o go pedal com cuidado, extremamente sensível. Em Chill deve melhorar-se o controlo, não experimentei.
No S o go pedal é mais facilmente doseável, mesmo sem Chill.
Questão de go pedal mapping?

Eficiência / consumo
O 3 é estupidamente eficiente a baixas velocidades.
O S por comparação é um glutão.
Mesmo no percurso normal e a velocidades normais onde o S faz 230 Wh/km, o 3 fez 180 Wh/km. Em EN de Sta Cruz a Alenquer e a velocidades de 50 km/h, com 4 adultos a bordo, o 3 fez 127 Wh/km. Muito bom.

Interface / interacção
No 3 tudo está "à mão", fácil e directo.
No S "os pés estão mais perto"...
O sistema actual foi feito para o 3, não haja dúvida. O S e X sofrem com isso sem qualquer necessidade. Perfis de carro e reconfigurações dinâmicas de menus / botões de atalhos ajustáveis seriam muito desejáveis no S e X.

AP
No 3 é 2.5: nervoso, jovem de idade.
No S é 1: calmo, plantado na faixa.
No 3 o abort rate de mudança de faixa é elevado, tudo e nada serve para abortar.
O S é mais "estável", por isso também enganador, parece que dá para confiar: na eliminação de uma faixa onde o carro vá pela direita, o S manda para a berma - muito perigoso -, o 3 insere-se na faixa de merge.
O 3 tem espaço para melhorias significativas. No S this it: as good as it gets...

Supercharging, aos 14%
No 3 chegou aos 121 kW
No S chegou aos 118 kW
Medidas de progressão só com tempo e paciência. Para a próxima.

Isolamento acústico interior
Melhor neste 3 que no S 85D
Mas é sabido que a evolução permanente dos Teslas leva a isto, um S actual é mais isolado que um S de há uns anos.

Carga caseira
No 3 até 11 kW
Neste S até 22 kW
É uma pena a perda dos Dual Charger, deve haver razões profundas para isto.

Arrumações no interior
Melhor no 3, trata-se de um carro "normal"
No S é "miserável", as portas são só portas

Custo de carga nos superchargers
A pagar no 3, mas ainda não em Portugal
Gratuita para sempre neste S
Não há como descartar um S assim

Global
O 3 é um mimo, um gozo, um traquina.
O S é um estradista. Rápido. Voador.
Apetece ter ambos, um para o campo, o outro para a cidade.
Vou esperar pelo Y.

O Model 3 parece um carro impossível: existe, é o milagre Tesla que no Y deve atingir a perfeição.
Obrigado de um tamanho imenso ao Sr Mário Bernardino.
Última edição por RS232CSerialUser em 14 abr 2019, 19:49, editado 1 vez no total.

RS232CSerialUser
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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 14 abr 2019, 19:48

já agora a surpresa que fiz em jeito de obrigado:
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Fil
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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por Fil » 15 abr 2019, 00:12

Excelente informação e teste!

Parabéns aos proprietários :clap:

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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por plpepapf » 15 abr 2019, 00:12

Espetacular! :D
Muito obrigado, tenho de ler tudo com atenção e depois faço mais perguntas :)

TRLeaf
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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por TRLeaf » 15 abr 2019, 10:40

Excelente comparo, obrigado. 8-)

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Apr
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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por Apr » 15 abr 2019, 11:08

Olá RS232C, obigado pelo relato da experiência, como nunca andei num ModelS não consigo perceber bem algumas diferenças mas no que toca ao TM3 concordo com todas as tuas afirmações sobre o carro. Só na questão do ruido, a minha comparação que é com o Leaf mk2 evidencia um ruido muito maior no TM3, não sei se é dos vidros panoramicos ou dos pneus ou de ambos, mas nota-se bastante. Em todo o caso o meu velhote não nota nada disso, como vem de um CI para ele o carro é completamente silencioso. Ainda tem as orelhas programadas para perder sensibilidade quando entra num carro :mrgreen:

Spin
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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por Spin » 15 abr 2019, 11:27

Boas RS232C.
Excelente descrição entre o M3 e MS e muitos parabéns aos proprietários. :clap:

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mjr
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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por mjr » 25 abr 2019, 07:53

Excelente resumo comparativo entre o S e o 3.

Sobre o ruído no 3, penso que a principal causa são os pneus. Comparando com o meu Leaf mk1 (que ao conduzir depois de andar no 3 parece que tem uma folga gigante no volante) o 3 faz mais ruído de rolamento. E também ouço bastante o roçar nos travões quando a baixa velocidade ele usa os travões para se imobilizar, penso ser por terem um calibre elevado.

O 3 tem um tuning muito desportivo na suspensão e direção, é de facto uma delicia ir sozinho no carro por uma estrada sinuosa e fazer inserções em curva no limite para depois arrancar também no limite aproveitando a segurança que a tração às 4 proporciona.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 23000km em 2019-03-30.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 159500 km em 2019-03-30.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 2900km em 2019-03-30.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: RS232C - Tesla Model S 85D

Mensagem por RS232CSerialUser » 19 jul 2019, 13:25

Vem aí o tempo das voltas...
A preparar uma volta maior fui bater terreno, e carregar a 22 kW com Dual Charger agora já é penoso em trânsito - durante a noite numa estadia vá que não vá, mas de passagem ter que esperar 1 hora ou hora e meia para seguir viagem agora já é seca, ganham-se maus hábitos a carregar a 118 kW.
Esta de carregar a 22 kW não é por falta de alternativa de carga a 50 kW: tinha que carregar num PCR da ibil.
Sou teimoso: a ibil roubou-me uma vez, não me volta a roubar. Nem me volta a falhar com 3 tentativas de carga que falham sistematicamente ao fim de minutos para depois ter que se reiniciar e voltar a pagar a taxa de activação. Chegou de cegada uma vez. Jurei e não vai voltar a acontecer.
Vai daí alterei os planos. Alterei não significa que saiba agora para onde vou.
Literalmente saio para a semana e vou por onde apetecer. Logo se vê. Por onde haja superchargers, DC e mais além.

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