Re: Model S quase, quase a andar sozinho
Enviado: 31 out 2015, 02:46
@rdias: "Quanto ao autopilot, temos de ser justos, o mercedes class S já tem isto há muito tempo. Para mim, ainda sabe muito a pouco e para os mercados também."
Para ser justo, tanto o Mercedes Class S e o BMW 7 tem sistema parecidos, mas com mais sensores (mais cámeras, algumas com visão a 360º, outras a infravermelho para ver de noite, detetar seres vivos (peões e animais). Acho que o Mercedes tem isso tudo desde da sua apresentação na feira automóvel de Frankfurt em 2013. Mas antes tinha já o cruise control ativo (adaptava a velocidade do carro consoante a velocidade do carro à frente, mantendo um espaço de segurança), e estava também equipado há já uns anos de sistemas de travagens automáticos.
No entanto, penso que existem algumas vantagens no sistema da Tesla, como a mudança de faixa, ou como o facto do Mercedes precisa que o condutor pegue no volante todos os 11 segundos para não desligar o sistema (mesmo se a Tesla diz que deve manter-se a mão no volante por óbvios motivos de responsabilidade em caso de acidente) e não consegue fazer curvas muito apertadas. No Tesla, apesar da empresa repetir que o sistema deve ser restringido ao uso em auto estradas, já se viu vídeos de Teslas apanhar curvas bem apertadas em estradas de duas faixas só (mas com as linhas no piso bem pintadas). Assim, parece que o sistema tem uma margem bem confortável que lhe permite fazer essas avarias!
Mas onde o Tesla se distingue mais é no chip que está por trás do sistema e no programa (algoritmos) que o faz funcionar. Pois, já se vê testemunhos de pessoas que nessas curvas apertadas viam o carro hesitar na trajetória e ter uma mudança de velocidade muita abrupta, mas isso nas primeiras vezes que faziam esses percursos, porque passado uma semana ou duas, o carro já pega nessas curvas mais suavemente e vai melhorando cada vez mais. Aí é que está o trunfo da Tesla, no chip MobileEye da Nvidea (cujo o CEO é um dos investidores da Tesla e que já recebeu o seu Model X azul de "Founder" todo apedrejado) e nos engenheiros da Tesla a frente do software desse sistema. Essa faculdade de o carro aprender com os dados que vai recolhendo onde quer que passe, para o proprio carro mas que são também partilhados com a sede da Tesla e que permite fazer um mapa ao pormenor de todas estradas por andam os Teslas e que é depois disponibilizado a todos os carros da marca com atualizações todas as noites. E esse sistema só está no inicio, nas próximas atualização do software tudo o que é sinais, pessoas, etc, poderá ser reconhecido, e mesmo acidentes ou problemas de transito poderão ser partilhado em tempo real entre toda a rede de Teslas, que poderão assim optar por estradas alternativas.
Mas o que mais me surpreende é que tudo isso é feito por uma empresa muito jovem nessa selva centenária que é a industria automóvel, com uma tecnologia inovadora (elétrica), combatendo superpotências instaladas como a BMW, a GM, a Mercedes, a Porsche, a Audi, etc...que possuiem uma perícia e uma experiência de décadas no domínio dos motores a combustão, com orçamentos de sonho quando comparados ao da Tesla (sempre a correr atrás de dinheiro para poder crescer), com exércitos de engenheiros mais numerosos em cada uma dessas marcas que todos os empregados da Tesla juntos, com uma rede mundial de concessionários experientes e numerosos, e com um serviço de publicidade que abrange e inunda todos os médias possíveis.
Mesma apesar desse formidável potencial, é o novato David que está dar algumas dores de cabeça a esses todos Golias. Isso é que eu acho espantoso e que me deixa, para não mentir, mesmo muito contente! Está a acabar "o brinca na areia" entre eles, com a cumplicidade da indústria petroleiro, às custas dos consumidores que somos.
Para ser justo, tanto o Mercedes Class S e o BMW 7 tem sistema parecidos, mas com mais sensores (mais cámeras, algumas com visão a 360º, outras a infravermelho para ver de noite, detetar seres vivos (peões e animais). Acho que o Mercedes tem isso tudo desde da sua apresentação na feira automóvel de Frankfurt em 2013. Mas antes tinha já o cruise control ativo (adaptava a velocidade do carro consoante a velocidade do carro à frente, mantendo um espaço de segurança), e estava também equipado há já uns anos de sistemas de travagens automáticos.
No entanto, penso que existem algumas vantagens no sistema da Tesla, como a mudança de faixa, ou como o facto do Mercedes precisa que o condutor pegue no volante todos os 11 segundos para não desligar o sistema (mesmo se a Tesla diz que deve manter-se a mão no volante por óbvios motivos de responsabilidade em caso de acidente) e não consegue fazer curvas muito apertadas. No Tesla, apesar da empresa repetir que o sistema deve ser restringido ao uso em auto estradas, já se viu vídeos de Teslas apanhar curvas bem apertadas em estradas de duas faixas só (mas com as linhas no piso bem pintadas). Assim, parece que o sistema tem uma margem bem confortável que lhe permite fazer essas avarias!
Mas onde o Tesla se distingue mais é no chip que está por trás do sistema e no programa (algoritmos) que o faz funcionar. Pois, já se vê testemunhos de pessoas que nessas curvas apertadas viam o carro hesitar na trajetória e ter uma mudança de velocidade muita abrupta, mas isso nas primeiras vezes que faziam esses percursos, porque passado uma semana ou duas, o carro já pega nessas curvas mais suavemente e vai melhorando cada vez mais. Aí é que está o trunfo da Tesla, no chip MobileEye da Nvidea (cujo o CEO é um dos investidores da Tesla e que já recebeu o seu Model X azul de "Founder" todo apedrejado) e nos engenheiros da Tesla a frente do software desse sistema. Essa faculdade de o carro aprender com os dados que vai recolhendo onde quer que passe, para o proprio carro mas que são também partilhados com a sede da Tesla e que permite fazer um mapa ao pormenor de todas estradas por andam os Teslas e que é depois disponibilizado a todos os carros da marca com atualizações todas as noites. E esse sistema só está no inicio, nas próximas atualização do software tudo o que é sinais, pessoas, etc, poderá ser reconhecido, e mesmo acidentes ou problemas de transito poderão ser partilhado em tempo real entre toda a rede de Teslas, que poderão assim optar por estradas alternativas.
Mas o que mais me surpreende é que tudo isso é feito por uma empresa muito jovem nessa selva centenária que é a industria automóvel, com uma tecnologia inovadora (elétrica), combatendo superpotências instaladas como a BMW, a GM, a Mercedes, a Porsche, a Audi, etc...que possuiem uma perícia e uma experiência de décadas no domínio dos motores a combustão, com orçamentos de sonho quando comparados ao da Tesla (sempre a correr atrás de dinheiro para poder crescer), com exércitos de engenheiros mais numerosos em cada uma dessas marcas que todos os empregados da Tesla juntos, com uma rede mundial de concessionários experientes e numerosos, e com um serviço de publicidade que abrange e inunda todos os médias possíveis.
Mesma apesar desse formidável potencial, é o novato David que está dar algumas dores de cabeça a esses todos Golias. Isso é que eu acho espantoso e que me deixa, para não mentir, mesmo muito contente! Está a acabar "o brinca na areia" entre eles, com a cumplicidade da indústria petroleiro, às custas dos consumidores que somos.