tesla... o futuro hoje...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por Fil » 10 jun 2015, 02:06

Parece-me tudo muito bem, veremos se concretizam tudo a breve trecho ;)

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por meira78 » 10 jun 2015, 02:35

Só boas notícias.

Vamos esperar pela sua implementação pratica...

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por meira78 » 10 jun 2015, 12:16

Se os Superchargers chegarem rapidamente a Lisboa, lá vamos nós comprar o Tesla...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por Orlando » 10 jun 2015, 14:47

A preparar o futuro Tesla compra empresa especializada em alumínio no Michigan, onde está proibida de vender carros diretamente.
http://www.usinenouvelle.com/article/te ... es.N328739
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Atlantis
Mensagens: 38
Registado: 21 mai 2014, 21:54
Data de fabrico: 29 abr 2013

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por Atlantis » 11 jun 2015, 18:42

@rdias
Imagino que essas notícias vêm do "Tesla Shareholders Meeting" que teve lugar há dois dias. Ainda não tive tempo para ver o video desse evento mas já li alguns comentários sobre o conteúdo.
Para completar o resumo que aqui partilhou connosco, eu acrescentaria a descrição dada por Elon Musk sobre a gama Tesla. Pois ele referiu o Model S e X e...outros modelos mais accessivos, "affordables" segundo as sua palavras, sem citar o Model 3 em sim. Na realidade, eu nunca pensei no Model 3 como o modelo que iria aumentar exponencialmente as vendas dos carros electricos (mesmo com o facto de estarem previstas desde já variantes cross-over e wagon, além do sedan). Pois com um preço que irá se aproximar mais dos 40000 € (com alguma opções e antes dos incentivos que variam entre paises e que vão talvez acabar antes da sua efectiva comercialização), penso que não será um carro de imensa aceitação.
Eu apostaria mais num carro cujo preço de base poderia variar entre 20000 e 30000 €, o que daria um preço médio de 26000 a 28000, com opções como os carregamentos nos superchargers e auto plilot. Nesse campo, existem rumores insistentes de um Tesla model C (para compacto) a aparacer lá por 2020 com autonomia de mais de 250 milhas (mais de 450 kilometros), com a ajuda de um novo de tipo de bateria produzida na "gigafactory" mais compacta e com bem maior densidade energética com vista a implementação de um modelo "Truck", muito popular nos States, lá também para 2020.
Sendo a Tesla uma marca que se colocou desde logo no âmbito das marcas "Premium", esse modelo compacto iria "comer" no mesmo campo que os Audi A3, BMW 1, Golf, e Volvo V40 (esse último com um design que bem poderia pertencer à Tesla, mas isso é o meu gosto pessoal e compreendo com outros não tenham a mesma preferência), com grande sucesso. Pelo menos assim o espero.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por jfr2006 » 11 jun 2015, 20:58

Não digas isso nem a brincar....eu já ando numa de esperar pelo model 3... :(

Atlantis
Mensagens: 38
Registado: 21 mai 2014, 21:54
Data de fabrico: 29 abr 2013

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por Atlantis » 13 jun 2015, 00:37

Eu não quis dizer que o modelo 3 não se vai realizar. Espero bem que apresentação do primeiro protótipo se faça no próximo mês de Março 2016, nem que seja para Junho, e que as entregas comecem no mais tardar para Junho de 2018. Mas sou realista, O Elon disse a muito pouco tempo que as baterias que iam começar a sair da Gigafactory a partir de 2016 para preparar a introdução do modelo 3 iriam ser pouco diferentes das actuais para não correr nenhum risco. Assim, a redução de preço será essencialmente devido à implementação de um processo industrial em grande escala mas sem ruptura tecnológica que poderia trazer ao mesmo tempo baterias muita mais potentes para um peso igual ou menor. Por isso, estimo (mas gostaria de estar enganado) que o preço de 35000$ será dificilmente atingido e será mais próximo dos 40000€ (para nós aqui na Europa) para o modelo de base com 50 kw e autonomia de 300 km, com talvez outro modelo de 60 ou 70 kw para cerca de 400 km de autonomia e com um preço se aproximando dos 50000€. Desde já seria muito caro para mim.
No entanto, eu também estou interessado em que o meu próximo carro seja eléctrico e que seja um Tesla com um tamanho comparável ao do meu carro actual (Fiat 500L), talvez um futuro model 3 cross-over lá para 2022, mais na base de uns 25000 a 30000€. Isso só será possível com baterias menos pesadas e mais potentes, e mais baratas obviamente. Por isso, realisticamente, penso que a gigafactory só irá produzir essas baterias depois de se ter comprovada a sua eficiência. Assim, o modelo 3 dos três primeiros anos de produção deverá ser um produto assento na maturidade da tecnologia empregue no actual model s. A partir de 2020, ou 2021, estimo possível que os modelos então produzidos irão contemplar a tal ruptura tecnológica, sejam eles a segunda geração do modelo 3 ou novos modelos como o modelo C que já referi no meu primeiro poste, o Truck, etc.
A minha dúvida é também, e aí é mesmo especulação minha, de saber se essas baterias de nova geração que deverão ser um pouco mais caras no princípio (como qualquer nova tecnologia) não irão ser em primeiro "testadas" em caros mais caros como uma nova geração do model s (que deverá passar por uma "lavagem" de cara lá para 2018 ou 2019), com autonomia mais próxima dos 650 km, ou por um novo roadster (com prestações mais parecidas com um supercar) também lá para 2019.
Em todo o caso, penso que, na maioria dos mercados, um carro com um preço de base de 40000€ não é um carro para "invadir" as ruas. Poderá sim ser um forte concorrente para BMW 3, mercedes C ou Audi A4, mas não deixarão de continuar ser alvo de criticas por não ser um carro eléctrico para todos. Realisticamente, só um carro com um preço de base não superior a 20000€ (e com uma autonomia não inferior a 300 km, idealmente mais próxima dos 400 km) poderá ditar a tal invasão e o princípio do fim dos carros a combustão interna.
De qualquer forma, a Tesla fez com que, quando tiver de voltar a comprar um carro, ele será electrico, e se puder, será um Tesla.

Atlantis
Mensagens: 38
Registado: 21 mai 2014, 21:54
Data de fabrico: 29 abr 2013

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por Atlantis » 18 jun 2015, 22:17

Talvez as minhas especulações sejam abaixo da realidade por eu preferir ser agradavelmente surpreendido no final. :D

Já agora, tem razão quando diz que com o super carregamento, 550 km de autonomia (eu diria 600 para dar um número redondo que fale a mente do condutor lambda) são suficientes e
é de ficar surpreendido com tanta gente a se queixar de ter que parar 20 a 30 minutes para carregar todos 250 a 300 kilometros. Pois, uma pessoa consciente deveria saber que é melhor descansar um pouco após duas horas de condução em nome da sua segurança, da dos outros condutores e daqueles que o acompanham no carro!
Na pratica, infelizmente, sabemos que a mentalidade de muitas pessoas é de chegar ao destino o mais depressa possível sem olhar aos perigos que isso constitui (já nem falo da velocidade excessiva), por gosto, por pressa (de chegar ao destino de férias, a casa,etc...) ou para se gabar que fez o percurso em tantas horas (como antigo filho de emigrantes ouvi muitas vezes esse tipo de coisas de familiares ou amigos dos meus pais).
Isso, e tendo também em conta aquele pavor de ficar a pé especifico dos carros eléctricos (mais realisticamente o facto de que a rede de super carregadores disponíveis irá ainda ser muito reduzida durante ainda alguns anos), faz com que seria mais adequado uma autonomia de pelo menos 500 milhas (850 km), algo que me parece possível lá para 2020 (na segunda geração do model S ?).

Quanto ao model 3, as 250 milhas que aparentemente o Elon citou nesse último encontro, parecem ter sido uma má transcrição de um jornalista, porque o que ele disse foi bem as 200 milhas. Agora, também penso que eles tentarão pôr a barra um pouco acima da concorrência que preparam modelos com essas mesmas 200 milhas (como a Bolt da GM).

Nesse sentido também vai este excelente artigo que fala de um autonomia de 320 milhas (!) para um modelo 3 de meio da gama com quatro rodas motrizes e bateria de 66 kw (mas com um preço que sobe para 44000$) e com argumentos muito bons para apoiar essa analise.http://seekingalpha.com/article/3258855 ... -3-compete

Avatar do Utilizador
pmcbf
Mensagens: 241
Registado: 10 jun 2014, 00:42
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por pmcbf » 18 jun 2015, 22:39

rdias Escreveu:Só duas correcções importantes....

A gigafactory vai produzir já células de lítio de 300 wh/ kg.... Serão ligeiramente maiores e mais pesadas ... No entanto para fazer por exemplo um pack de 85kwh... Este no final será mais pequeno e mais leve....

Ainda está semana numa entrevista o Elon Musk e o JB ... Afirmaram que actualmente custa à tesla 300 dólares por kWh.... Com gigafactory passa a 100 dólares por kWh....

Depois parece que o model III terá desde 250 milhas ou 380 kms de autonomia reais..... Surpresa da tesla....

Depois nenhum tesla com capacidade de super carregamento terá mais de 550 kms reais... Pois não faz sentido ter mais ...
Imagem
Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: tesla... o futuro hoje...

Mensagem por jfr2006 » 18 jun 2015, 23:00

Excelente artigo :D Esperemos que consigam cumprir os prazos!

Responder

Voltar para “Tesla Model S”