Página 1 de 1

Bateria Tesla 100kWh

Enviado: 25 jan 2017, 16:18
por alexmol
Não demorou muito a espetarem um carro de 150000€ (P100D) :o

E o wk057 comprou o pack

:arrow: células formato 18650
:arrow: 516 células por módulo, 8256 células no total do pack
:arrow: mesma tensão das células
:arrow: 98.4kWh
:arrow: fusível de 1760A
http://skie.net/skynet/projects/tesla/v ... ttery+Pack

[img]http://skie.net/uploads/p100d/p100d-module-1920.jpg[/img]

[img]http://skie.net/uploads/p100d/p100d-cooling-1920.jpg[/img]

Re: Bateria Tesla 100kWh

Enviado: 25 jan 2017, 16:33
por mjr
1760A? :o

Acho curioso o facto de o fusível ter 3 dígitos de precisão.

Isto mostra que para potências muito elevadas, 400V (na verdade 300V, pois a queda de tensão com estas correntes na bateria é brutal) não é suficiente.

Re: Bateria Tesla 100kWh

Enviado: 25 jan 2017, 16:51
por Fil
Muito bom! Dava para colocar metade no leaf e metade em casa.

Re: Bateria Tesla 100kWh

Enviado: 25 jan 2017, 17:28
por NMCS
Simplesmente brutal.
Belo LEGO.

Re: Bateria Tesla 100kWh

Enviado: 25 jan 2017, 18:12
por alexmol
mjr Escreveu:Acho curioso o facto de o fusível ter 3 dígitos de precisão.
Pelo que entendo do "fusível inteligente da Tesla" trata-se de um medidor de corrente com bateria própria tipo relógio (lítio não recarregável) que caso sejam reunidas as condições para abrir o circuito faz disparar, literalmente, um dispositivo pirotécnico para abrir o circuito de potência.

Re: Bateria Tesla 100kWh

Enviado: 25 jan 2017, 18:20
por mjr
Imagino porque tem de ser um dispositivo desse tipo, interromper 1760A não é brincadeira.

Re: Bateria Tesla 100kWh

Enviado: 25 jan 2017, 19:45
por alexmol
Interromper é fácil, o problema é a incerteza da curva de disparo nos fusíveis tradicionais. Alem de alguma margem de erro a curva varia muito com a temperatura.

https://www.allfuses.com/a4bt2000


Para proteger o pack da Tesla, distinguindo entre curto-circuito e um Ludicrous launch, é necessário muito rigor na curva de disparo.