Página 5 de 6

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 14 jan 2019, 23:12
por TRLeaf
migle Escreveu:
14 jan 2019, 20:10
TRLeaf Escreveu:
14 jan 2019, 11:04
ando a alimentar estes @@*#§ :evil: que nos sugam até ao tutano com impostos, taxas, taxinhas e tudo o mais que se lembram de extorquir,
Ainda bem que tens estradas...
E o que é que queres dizer com isso?

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 15 jan 2019, 00:18
por migle
Vá, pronto, eu compreendo... Naturalmente o que eu queria dizer é que vivemos numa sociedade onde todos nos alimentamos uns aos outros. Nascemos num hospital, fomos à escola, à faculdade, usamos as estradas, e pagamos impostos. Naturalmente, quem tem um VE, pode pagar algumas taxas e taxinhas... Mas sim, vá....

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 15 jan 2019, 11:15
por TRLeaf
migle Escreveu:
15 jan 2019, 00:18
Vá, pronto, eu compreendo... Naturalmente o que eu queria dizer é que vivemos numa sociedade onde todos nos alimentamos uns aos outros. Nascemos num hospital, fomos à escola, à faculdade, usamos as estradas, e pagamos impostos. Naturalmente, quem tem um VE, pode pagar algumas taxas e taxinhas... Mas sim, vá....
Uau! É mesmo? Só tu é que sabes isso. :roll:
Mas que iluminado. :clap:

Já agora, para que os fanáticos da ME não fiquem melindrados, eu explico que aquilo que disse não se refere ás taxas e taxinhas que desde 1 de Novembro passaram a ser cobradas para os carregamentos rápidos.
Embora não tivesse de ser exactamente como é, é evidente que o serviço de carregar um VE tem de ser pago por quem utiliza esse serviço, até porque, evidentemente, isso tem custos para quem fornece a energia, monta e gere os postos de carregamento etc..
É evidente que os serviços têm de ser pagos e o Estado deve cobrar impostos e arrecadar receita, mas de forma equilibrada e razoável.

Mas não era a isso que me referia.
Para mim, o que me deixa de "alma lavada" andar de Tesla e ao carregar à borla nos SC da Tesla é não andar a alimentar o Estado que, em geral (e em particular este governo), nos suga "até ao tutano com impostos, taxas, taxinhas e tudo o mais que se lembram de extorquir", em especial quando andamos (e temos de andar) de carro de combustão interna.
Só para dar uma ideia (para além das voltas e viagens de trabalho) eu gastava no mínimo cerca de 130 euros apenas em combustível por cada vez que ia (e vinha) passar o fim de semana a uma casa que tenho na Beira Alta. (isto sem contar com a voltas por lá... que acresciam àquele valor)
Sabendo que mais de 60% por cada litro de combustível são impostos directos para o Estado (o que não é equilibrado, nem razoável) e que esses impostos têm vindo sempre a aumentar, é evidente que viajar de VE e especialmente de Tesla, faz-me sentir de "alma lavada" e dá-me a agradável sensação de estar a fazer um enorme manguito a esta escumalha. :mrgreen:
A acrescer a isto, já não tenho de pagar quase 900 euros de IUC para estes chulos esbanjarem no que lhes dá jeito :dance:

Capito?

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 16 jan 2019, 00:05
por ZEdaCaparica55
ao carregar à borla nos SC da Tesla é não andar a alimentar o Estado
Bom, à borla é relativo, pois a Tesla ao "formar" o seu preço de venda ao cliente incorpora uma parcela para cobrir todos esses carregamentos vitalícios.
No fundo, oferece aquilo que já lhe foi pago.
E sobre esse preço de venda recai o IVA. Portanto, as "taxas, taxinhas e taxonas" também lá estão.

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 17 jan 2019, 01:28
por RS232CSerialUser
ZEdaCaparica55 Escreveu:
16 jan 2019, 00:05
ao carregar à borla nos SC da Tesla é não andar a alimentar o Estado
Bom, à borla é relativo, pois a Tesla ao "formar" o seu preço de venda ao cliente incorpora uma parcela para cobrir todos esses carregamentos vitalícios.
No fundo, oferece aquilo que já lhe foi pago.
E sobre esse preço de venda recai o IVA. Portanto, as "taxas, taxinhas e taxonas" também lá estão.
costumo sempre dizer que paguei à cabeça, mas o facto de ligar à mangueira do stall e não haver processo nenhum de cobrança envolvido funciona psicologicamente como sendo "à borla"; aliás antes do programa de referral para ter carga gratuita "para a vida", primeiro do carro, depois só do 1º dono, antes do programa do referral havia a opção de aquisição com e sem supercharger gratuito incluído, e houve gente nos US que decidiu que não valia a pena e não comprou, pagam supercharging a cada utilização; anyways, hoje mesmo com "carga gratuita" há uma coisa que pode sair (muito) cara: esquecer o carro ligado no stall, que depois de a carga terminada se a ocupação de stalls for superior a 50% levamos com iddle fees que não é brinquedo

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 17 jan 2019, 02:38
por caz
Não consigo compreender num forum de vários portugueses tenhas orgulho em dizer "que gostas dos superchargers porque assim não alimentas o estado". Independentemente de podermos concordar ou não com o volume de impostos, o justo é pagarmos TODOS a nossa parte. Quando uns fogem, os outros têm que pagar por esse que não pagou para que o valor final se mantenha.

Em minha opinião, o preço da energia para a ME deveria ter sempre menos impostos que os combustíveis fosseis, pois o consumo na ME evita muitas importações e dessa forma melhora as nossas contas públicas. Mas em minha opinião, não faz sentido (nem a lei permite) diferenciar entre os consumidores de mobilidade elétrica.

Também não percebo como é que a rede da Tesla foge a lei que obriga a todos os carregadores estarem ligados à rede pública (e não me convencem com o argumento de estar num espaço privado de acesso restrito, porque todos sabemos que não é verdade).

Podemos discutir se o modelo é bom ou mau. Mas tendo definido um modelo e efectuado uma lei, não podemos ter excepções que fazem um modelo que mais lhes convém.

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 17 jan 2019, 10:40
por TRLeaf
caz Escreveu:
17 jan 2019, 02:38
Não consigo compreender num forum de vários portugueses tenhas orgulho em dizer "que gostas dos superchargers porque assim não alimentas o estado". Independentemente de podermos concordar ou não com o volume de impostos, o justo é pagarmos TODOS a nossa parte. Quando uns fogem, os outros têm que pagar por esse que não pagou para que o valor final se mantenha.

Em minha opinião, o preço da energia para a ME deveria ter sempre menos impostos que os combustíveis fosseis, pois o consumo na ME evita muitas importações e dessa forma melhora as nossas contas públicas. Mas em minha opinião, não faz sentido (nem a lei permite) diferenciar entre os consumidores de mobilidade elétrica.

Também não percebo como é que a rede da Tesla foge a lei que obriga a todos os carregadores estarem ligados à rede pública (e não me convencem com o argumento de estar num espaço privado de acesso restrito, porque todos sabemos que não é verdade).

Podemos discutir se o modelo é bom ou mau. Mas tendo definido um modelo e efectuado uma lei, não podemos ter excepções que fazem um modelo que mais lhes convém.
Epá... a sério? :roll:
Vejo que não compreendes várias coisas, mas também não sou eu que vou perder tempo a explicar-te.

Já agora um conselho, se queres mesmo ajudar a causa dos oportunistas que te cobram os impostos, compra um Hummer que eles agradecem (ou não).

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 17 jan 2019, 10:50
por TRLeaf
RS232CSerialUser Escreveu:
17 jan 2019, 01:28
ZEdaCaparica55 Escreveu:
16 jan 2019, 00:05
ao carregar à borla nos SC da Tesla é não andar a alimentar o Estado
Bom, à borla é relativo, pois a Tesla ao "formar" o seu preço de venda ao cliente incorpora uma parcela para cobrir todos esses carregamentos vitalícios.
No fundo, oferece aquilo que já lhe foi pago.
E sobre esse preço de venda recai o IVA. Portanto, as "taxas, taxinhas e taxonas" também lá estão.
costumo sempre dizer que paguei à cabeça, mas o facto de ligar à mangueira do stall e não haver processo nenhum de cobrança envolvido funciona psicologicamente como sendo "à borla"; aliás antes do programa de referral para ter carga gratuita "para a vida", primeiro do carro, depois só do 1º dono, antes do programa do referral havia a opção de aquisição com e sem supercharger gratuito incluído, e houve gente nos US que decidiu que não valia a pena e não comprou, pagam supercharging a cada utilização; anyways, hoje mesmo com "carga gratuita" há uma coisa que pode sair (muito) cara: esquecer o carro ligado no stall, que depois de a carga terminada se a ocupação de stalls for superior a 50% levamos com iddle fees que não é brinquedo
É claro que, em ultima analise, nada é completamente à borla, mas os SUC gratuitos pela vida do carro funcionavam como um incentivo a comprares um Tesla.
É o mesmo que dizer-se que o incentivo do Estado para a compra de um VE não existe e é só psicológico, porque afinal o Estado somos todos nós que pagamos impostos...
De qualquer forma, no meu caso comprei o carro usado, pelo que esse "preço à cabeça" foi pago pelo comprador original e, quando muito, está muito diluído naquilo que eu paguei.
Ou seja, tenho os SUC à borla. :lol:

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 17 jan 2019, 18:28
por Erbium
caz Escreveu:
17 jan 2019, 02:38
Também não percebo como é que a rede da Tesla foge a lei que obriga a todos os carregadores estarem ligados à rede pública (e não me convencem com o argumento de estar num espaço privado de acesso restrito, porque todos sabemos que não é verdade).
Por essa ordem de ideias eu ao ter uma wallbox na garagem teria de a ligar à rede mobi.e! :roll:
É um espaço privado e pronto, se o acesso é pouco ou muito controlado é problema do proprietário do espaço e do equipamento...
E mais, de futuro, tenho um pressentimento que até os carregadores nos centros comerciais e "similares" também vão gozar de semelhante excepção (ao nível de tarifário por ex.) por não ser um espaço 100% público...

Re: Tesla S70 - Jasmim

Enviado: 17 jan 2019, 23:50
por caz
Estou de acordo contigo. Ao existir uma excepção vão começar a existir muitas mais e logo deviam abrir a rede de vez. Se é para manter o modelo que se obrigue todos a ligarem-se à rede