Perda de capacidade do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 25 mai 2018, 14:35

Já está em minha posse a máquina.

Bem, levou uma bateria de 12v nova, e não acusou mais defeitos...isto dito pelo concessionário.
Levou também uma mola mola helicoidal do lado direito traseiro, mas foi ao abrigo de uma campanha da bmw.

Total: 177€

Dou-me por contente em ter sido só a bateria de 12v, pois os erros todos que aquilo acusava metia susto, principalmente a Avaria do Grupo Propulsor que obriga o carro a desligar-se e dps ele deixa de responder e não mexe dali.

Fiquei a saber que o meu i3 já vai com 12 campanhas da bmw em cima, já levou com uma porrada de trocas de peças!

espero que não me de mais chatices...gosto muito do carro e não quero ser daqueles que vai começar a odiar o carro por falta de fiabilidade.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por rimsilva » 25 mai 2018, 14:48

Óptimo, não foi assim tão mau.

Esses erros de grupo propulsor têm sido reportados por problemas com a bateria de 12V e sobretudo em i3 com REX.

São os "ossos" do oficio das primeiras versões de um carro e neste caso também por ser um REX que é sabido ser o principal foco de problemas (mais nos carros anteriores a 2015).

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Spin » 25 mai 2018, 15:26

nbairro Escreveu:Já está em minha posse a máquina.

Bem, levou uma bateria de 12v nova, e não acusou mais defeitos...isto dito pelo concessionário.
Parabéns, a máquina já está operacional.
Contudo, a assistência pós-venda é deprimente, ter o carro parado 4 dias para trocar a bateria de 12V é obra. Faço isso no meu ICE em 5 min. Bem como tiveram de mudar uma mola helicoidal, uma manhã deveria ser mais que suficiente.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 25 mai 2018, 15:52

Spin Escreveu:
nbairro Escreveu:Já está em minha posse a máquina.

Bem, levou uma bateria de 12v nova, e não acusou mais defeitos...isto dito pelo concessionário.
Parabéns, a máquina já está operacional.
Contudo, a assistência pós-venda é deprimente, ter o carro parado 4 dias para trocar a bateria de 12V é obra. Faço isso no meu ICE em 5 min. Bem como tiveram de mudar uma mola helicoidal, uma manhã deveria ser mais que suficiente.
Foi um dia para mandar vir a bateria, e foi mais outros 2 dias para mandar vir a mola...Reparadores não tem stock de nada, mandam vir tudo na hora, porque logo na terça feira o carro já estava operacional pois foi quando puseram a bateria nova, dps quarta andaram a verificar o estado do carro e testar a mola, dps mandaram vir a mola mas esta só chegou na tarde de quinta feira. Esta sexta de manhã já tinha uma sms a informar que podia ir levantar o carro.

Mas a partida tendo todo o material em stock o carro estaria pronto numa manhã...é a maneira de funcionamento dos reparadores.

Costumo ir a uma oficina, com o meu ICE, o que costumam fazer é pedir par lá passar par fazer um levantamento de todas as peças que vão precisar de encomendar e só me dizem para lá ir deixar o carro qnd tem tudo na oficina, é uma maneira de funcionar diferente mas acho que é mais prática.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por BrunoAlves » 25 mai 2018, 16:04

Sim, sobretudo se não tiveres outro carro para andar... É o que mais me assusta em ter ficado só com um carro, se ele pára por qualquer motivo :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Spin » 25 mai 2018, 16:16

nbairro Escreveu:
Foi um dia para mandar vir a bateria, e foi mais outros 2 dias para mandar vir a mola...Reparadores não tem stock de nada, mandam vir tudo na hora, porque logo na terça feira o carro já estava operacional pois foi quando puseram a bateria nova, dps quarta andaram a verificar o estado do carro e testar a mola, dps mandaram vir a mola mas esta só chegou na tarde de quinta feira. Esta sexta de manhã já tinha uma sms a informar que podia ir levantar o carro.

Mas a partida tendo todo o material em stock o carro estaria pronto numa manhã...é a maneira de funcionamento dos reparadores.
Ok. Então temos 3 dias de custo de não qualidade para uma marca que se diz Premium, à espera de peças. A Nissan tem um compromisso com os seus clientes em que disponibiliza um carro de cortesia sem custos, enquanto o do cliente está na oficina. Na "Premium" este compromisso tanto quanto sei é pago, porque se fosse grátis, seguramente o carro numa manhã estava pronto e o cliente super satisfeito.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por nbairro » 25 mai 2018, 17:03

BMW de santarém também empresta um carro.

Andei com velhinho 530d V6...50 euros de gasoil par fazer 300km +-

Mas ja emprestaram Serie 1 todo artilhado que voava, e até um serie 2 carrinha...

Não me posso queixar, pois a bwm de Santarém são impecáveis nesse aspecto.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Spin » 25 mai 2018, 22:01

nbairro Escreveu:BMW de santarém também empresta um carro.
No concessionário da margem sul uma viatura de cortesia é paga. Grátis só a chamada telefónica de requisitar um táxi.
A viatura de cortesia deveria ser idêntica à que foi para a oficina, ou seja um bev. Assim é que seria um serviço 5*.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por migle » 27 mai 2018, 12:04

Ainda bem que ficou resolvido. Parece que é normal as baterias de EVs serem caras (e não é pela capacidade). Também a do IONIQ parece que é cara (avisou-me um engenheiro do suporte técnico da Hyundai).

Não posso deixar de observar que há aqui uns números errados:
rimsilva Escreveu:Partilho aqui uma informação que foi divulgada no grupo do facebook do i3:
A BATERIA DE 12V do BMW i3

[...]

3- A menos que exista algum procedimento periódico de descarga da mesma me preocupou o fato dela nunca ter descarga o que ao longo do tempo fará ela ser danificada. O correto seria existir um regulador que em repouso (carro parado) aplicasse essa tensão de 14,4 V em picos de tensão e em seguida fosse desligado , voltando a mandar essa tensão quando a bateria descarregasse até 13,2V. Esse é um procedimento adotado em Nobreak’s.
Uma bateria de chumbo não descarrega até aos 13.2V, isso ainda é acima da tensão em repouso a 100% de SoC. Os 14.4V são uma tensão de carregamento. Ou seja, em repouso vai estar sempre abaixo dos 13.2V.
O Ioniq tem um mecanismo destes. Acorda periodicamente (no mínimo de 72h em 72h, costuma ser mais frequente) quando a bateria auxiliar está baixa e carrega-a, mesmo que não tenhamos o carro ligado. Carrega quando a tensão em repouso atinge 11.8V (20% de SoC) e até aos 12.8V (80% de SoC). Durante o carregamento, a tensão está nos 14.4V ou coisa assim.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por jfr2006 » 27 mai 2018, 18:13

Se fosse só a bateria.... :roll:

Responder

Voltar para “BMW i3”