Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Nunes
Mensagens: 2
Registado: 26 mar 2018, 13:49
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Nunes » 11 jun 2018, 16:25

Muito boa tarde,

Acabei de comprar um i3 Rex , e ainda só carreguei em tomada normal.
Na garagem onde carrego tenho 2 fichas trifasicas de 5 pinos que tem neutro e terra.. para por o i3 a carregar numa tomada dessas tenho que adquirir a chamada wallbox???? A nível de degradação das baterias é pior carregar em trifasico ou tanto faz???

Desde já muito obrigado pela ajuda prestada.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7749
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por mjr » 12 jun 2018, 11:57

Há adaptadores de trifásico para monofásico, mas vai carregar à mesma potência que numa tomada normal.

A Wallbox ou um EVSE regulável portátil (mais versátil) será necessário casos queiras carregar a potências superiores.

Há versões do i3 que suportam trifásico e outras não. Penso que só o de 94Ah é que terá essa funcionalidade.

A nível de degradação não faz qualquer diferença.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 500km em 2018-06-05
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 201
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012
Capacidade bateria: 66,00 Ah 12 barras

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Volt » 13 jun 2018, 17:26

Só a de 94 ah (33 kWh) é que carrega a 11 kW (16A * 3 fases). A versão anterior, de 60 ah (como o meu carro), só carrega, no máximo, a 7.4 kW (32A * 1 fase). E mesmo o carregador de 32A era opcional (tal como a ligação CCS ao carregador rápido), alguns destes carros carregam, no máximo, a 3.7 kW (16A * 1 fase).

O melhor, na minha opinião, é comprar uma Wallbox. Eu tenho uma que já vem com cabo e basta-me estacionar na garagem e ligar o carro a Wallbox. E mais seguro do que uma tomada doméstica e pode carregar a 16A ou 32A (depende da Wallbox e da instalação). Não dá trabalho nenhum e a energia vem ter connosco, não é preciso "ir a bomba".

:-).
262.626 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe a fase e o neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Nunes
Mensagens: 2
Registado: 26 mar 2018, 13:49
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Nunes » 23 jun 2018, 16:14

Obrigado pelas respostas.
Vou ver o preço das Wallbox’s, mas parece- me excessivo dar a volta de 1000€ por uma..

Tenho pontecia contratada 10.35, por fase acho que será assim...

RaaR
Mensagens: 12
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por RaaR » 23 jun 2018, 20:50

Nunes Escreveu:
23 jun 2018, 16:14
Obrigado pelas respostas.
Vou ver o preço das Wallbox’s, mas parece- me excessivo dar a volta de 1000€ por uma..

Tenho pontecia contratada 10.35, por fase acho que será assim...
Deverá ser 10,35 kVA, em monofásico. Se os fios que vão até ao ponto de carregamento forem decentes (com pelo menos 4 mm^2 de secção, ou idealmente mais) a Wallbox poderá carregar a 32 A sem dificuldade.

Responder

Voltar para “BMW i3”