Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

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Nunes
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Nunes » 11 jun 2018, 16:25

Muito boa tarde,

Acabei de comprar um i3 Rex , e ainda só carreguei em tomada normal.
Na garagem onde carrego tenho 2 fichas trifasicas de 5 pinos que tem neutro e terra.. para por o i3 a carregar numa tomada dessas tenho que adquirir a chamada wallbox???? A nível de degradação das baterias é pior carregar em trifasico ou tanto faz???

Desde já muito obrigado pela ajuda prestada.

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mjr
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por mjr » 12 jun 2018, 11:57

Há adaptadores de trifásico para monofásico, mas vai carregar à mesma potência que numa tomada normal.

A Wallbox ou um EVSE regulável portátil (mais versátil) será necessário casos queiras carregar a potências superiores.

Há versões do i3 que suportam trifásico e outras não. Penso que só o de 94Ah é que terá essa funcionalidade.

A nível de degradação não faz qualquer diferença.
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Volt
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Volt » 13 jun 2018, 17:26

Só a de 94 ah (33 kWh) é que carrega a 11 kW (16A * 3 fases). A versão anterior, de 60 ah (como o meu carro), só carrega, no máximo, a 7.4 kW (32A * 1 fase). E mesmo o carregador de 32A era opcional (tal como a ligação CCS ao carregador rápido), alguns destes carros carregam, no máximo, a 3.7 kW (16A * 1 fase).

O melhor, na minha opinião, é comprar uma Wallbox. Eu tenho uma que já vem com cabo e basta-me estacionar na garagem e ligar o carro a Wallbox. E mais seguro do que uma tomada doméstica e pode carregar a 16A ou 32A (depende da Wallbox e da instalação). Não dá trabalho nenhum e a energia vem ter connosco, não é preciso "ir a bomba".

:-).
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Nunes
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Nunes » 23 jun 2018, 16:14

Obrigado pelas respostas.
Vou ver o preço das Wallbox’s, mas parece- me excessivo dar a volta de 1000€ por uma..

Tenho pontecia contratada 10.35, por fase acho que será assim...

RaaR
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por RaaR » 23 jun 2018, 20:50

Nunes Escreveu:
23 jun 2018, 16:14
Obrigado pelas respostas.
Vou ver o preço das Wallbox’s, mas parece- me excessivo dar a volta de 1000€ por uma..

Tenho pontecia contratada 10.35, por fase acho que será assim...
Deverá ser 10,35 kVA, em monofásico. Se os fios que vão até ao ponto de carregamento forem decentes (com pelo menos 4 mm^2 de secção, ou idealmente mais) a Wallbox poderá carregar a 32 A sem dificuldade.

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rimsilva
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por rimsilva » 26 jun 2018, 12:23

Nunes Escreveu:
23 jun 2018, 16:14
Obrigado pelas respostas.
Vou ver o preço das Wallbox’s, mas parece- me excessivo dar a volta de 1000€ por uma..

Tenho pontecia contratada 10.35, por fase acho que será assim...
Concordo e sendo um i3 de 60 Ah ainda menos se justifica, no entanto nem todos temos as mesmas necessidades (precisar de uma carga mais "rápida" de 3h), nem nos importamos de reduzir um pouco o conforto de chegar e ligar o cabo (se não precisar do EVSE acaba também por poder deixá-lo pendurado e ligar e desligar a mennekes).

Gastar 1000€ a meu ver é um exagero, seguramente há wallboxs um pouco mais em conta ou então o tal EVSE portátil que permite carregar a 32A e que podem rondar os 400€.

Estes acessórios acabam por ser mais um negócio nesta área da ME, é necessário ter algum "cuidado" porque facilmente se gasta um bom valor sem necessidade... Recentemente percebi que até há quem alugue walbox's :o

Nunes
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Nunes » 26 jun 2018, 15:06

Tenho os tais 10.35 e corrente trifasica...

O tal EVSE que carrega a 32 A também carrega em
3 horas ?

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rimsilva
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por rimsilva » 26 jun 2018, 17:14

Nunes Escreveu:
26 jun 2018, 15:06
Tenho os tais 10.35 e corrente trifasica...

O tal EVSE que carrega a 32 A também carrega em
3 horas ?
As 3h são teóricas, tem por base a capacidade da bateria do i3 de 60 Ah ( +- 19 kWh úteis) e mesmo que a bateria estivesse a 0%, com um EVSE de 32A iria carregar a 7,2 kW (que é o máximo que um i3 de 60 Ah consegue carregar em AC).

Em 3 horas o EVSE até carregaria 21,6 kWh, que excede a capacidade útil da bateria, no entanto como no final da carga a potência reduz e o software do i3 faz alguns ajustes, referi 3h. Se tiver 10/20% de bateria nem precisa de 3h para carregar até aos 100%.

Fil
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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por Fil » 26 jun 2018, 17:40

Nunes Escreveu:
26 jun 2018, 15:06
Tenho os tais 10.35 e corrente trifasica...

O tal EVSE que carrega a 32 A também carrega em
3 horas ?
Se tem 10,35 em trifásico, tem 15A por fase, logo não consegue carregar a 32A monofásico. A não ser que tenha aparelhos trifásicos que exijam esse tipo de corrente, aconselhava a troca por 10,35 monofásico. Fica com 45A para a casa toda e não por cada fase, logo é como se tivesse muito mais potência e menos propensão para disparar o quadro.

Um EVSE faz tudo exactamente igual a uma wallbox, basta que tenha a potência necessária para isso. O que não falta são EVSE com 32A até por fase (22kW), monofásicos ainda é mais simples.

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Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Mensagem por migle » 26 jun 2018, 21:00

Se tem trifásico em casa, e precisa de os ter, e o carro tem carregador trifásico, fica melhor servido com um EVSE (portátil ou wallbox) trifásico, pois vai carregar a 11kW. O EVSE deve estar ajustado ao que tem em casa, o EVSE serve para dizer ao carro o que é que ele pode puxar com segurança.

Porém, se pondera mudar, paga-se o mesmo por 10,35kVA trifásico ou monofásico, e monofásico efectivamente é mais fácil de distribuir e mais raro disparar o quadro.

Uma wallbox custa isso, mas repare, só um cabo com ficha de um dos lados custa 160-180€, certas protecções chegam quase aos 100€... não é propriamente um roubo: é caro.

Mas o melhor é comprar depois de sentir necessidade disso. Eu também estou desde Outubro apenas a carregar numa tomada normal e em PCR em viagem. Há tempo para pensar e decidir o que é melhor.
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