Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1046
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 23 jun 2017, 14:38

Novo registo para a história do "RD", interessante que passados uns segundos após a 1ª foto da autonomia final (0,5%), passou para 0% :)
Anexos
19417198_1576509925706272_8066176598562311473_o.jpg
19417198_1576509925706272_8066176598562311473_o.jpg (131.6 KiB) Visto 903 vezes
19401811_1576510132372918_2938755895510569239_o.jpg
19401811_1576510132372918_2938755895510569239_o.jpg (74.47 KiB) Visto 903 vezes
19388353_1576510235706241_5770190786943812366_o.jpg
19388353_1576510235706241_5770190786943812366_o.jpg (93.2 KiB) Visto 903 vezes

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 3719
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 51.0 Ah

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 23 jun 2017, 15:06

Ah valente! Grande marca;)

O percurso era plano?

nbairro
Mensagens: 91
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 23 jun 2017, 17:53

Como é que consegues fazer isso!!!

Eu com velocidade media de 45km/h fico-me nos 14kwh de consumo médio!!!

deves andar numa pista circular dentro de um tunel só pode1! :lol:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1046
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 25 jun 2017, 23:23

Não será preciso tanto :)

Como é obvio são resultados que só podem ser btidos sob algumas circunstancias... Dá-me algum estes "exercicios".

Se virem as 2 anteriores experiências, fui sempre fazendo mais km e ao mesmo tempo aumentando a velocidade média.

Neste caso o percurso foi realizado com muito pouca AE e bastantes nacional, com uma grande percentagem do trajecto em percursos planos.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1046
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 14 dez 2017, 23:03

Isto está muito parado... Até já estava a ganhar teias de aranha :lol:

Neste momento estou a chegar aos 21 meses de utilização e leva pouco mais de 42.500km.

A unica coisa que posso destacar é a evolução da capacidade util, da bateria, que tem vindo a baixar mais do que eu estava à espera e que tem coincidido com periodos em que o carro tem estado parado, no inicio final de agosto inicio de Setembro (2 semanas), em meados de Outubro (3 semanas, embora andasse ao fim-de-semana) e depois mais 3 semanas (dias uteis) parado (semana sim, semana não...).

Agora o resumo da evolução (leituras após carga a 100%)
Data Capacidade Km
29.12.2016 19,5kWh 16.444
18.01.2017 19,6 kWh 17.278
24.02.2017 19,5 kWh 20.500
26.02.2017 19,3 kWh 20.580
08.03.2017 19,6 kWh 21.399
05.06.2017 19,3 kWh 29.102
19.07.2017 19,2 kWh 32.599
15.09.2017 19 kWh 36.000
09.12.2017 18,5 kWh 42.535

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 2806
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por BrunoAlves » 14 dez 2017, 23:21

Isso são leituras na tomada ou informação do carro? Poderá, como bem se tem visto nos Leaf, estar a subestimar a capacidade?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1046
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 15 dez 2017, 11:32

São leituras do menu escondido do i3, seguramente que não é um valor exacto porque já se percebeu que é influenciado por alguns aspectos.

No meu caso apenas me interessa mais a evolução em vez do valor exacto, uma vez que que verifico o valor sempre nas mesmas condições.

Tenho de fazer o teste da tomada para ver os resultados e comprar com a leitura do menu.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 1046
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 16 jan 2018, 09:45

Bom dia, chegou aos 46.000km.

Foi também altura de pela primeira vez o i3 me deixar com alguns calafrios... Tem funcionado sempre como um relógio Suíço. :)

Ontem, quando regressava a casa de repente, sem nada o fazer prever, a bateria começou a descer de uma forma muito abrupta o que obrigo a fazer os últimos km a 80km/h para conseguir chegar a Antuâ, com o cenário que se apresentou nem arrisquei mais e cheguei com 1%.

Vinha (como habitual) a 105km/h na A25 a caminho da A1(com 11º graus), começou a subir e fui baixando a velocidade para 100km/h, 95km/h e de repente a bateria (que rondava os 12%), começou a baixar imenso, 11, 10, 9, 8,5, 8,... Em pouco mais de 1km deve ter baixado perto de 5%, quando normalmente baixava 2% (mesmo com temperaturas mais baixas).

Infelizmente não consigo ler dados do carro como no leaf spy para tentar perceber melhor o que se passou, espero que tenha sido algo extraordinário :) Nesta fase o meu padrão de utilização é carregar em casa até aos 100% (a carga termina mo máximo 1h antes de sair de casa), faço 75km até ao trabalho e 30 até antuã (chega com a bateria entre 1 e 5%), carrega no PCR ~12min até aos 50-55% e chega a casa com 10-15% e volta a carregar de noite.

Outro aspecto que mudou e que noto que não tem sido muito favorável para o carro é que por vezes fica parado durante a semana quando estou fora (deste Outubro já foram 6 semanas).

Noto que as paragens aliadas ao inverno tem afactado a autonomia (ver a evolução da "Bat. Capacity", um pouco mais acima).

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7788
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por mjr » 16 jan 2018, 11:08

Pelo que sei esse problema começa a ser habitual nos i3 com algum tempo de vida. Não se sabe se é por calcular mal o SOC e depois começar a corrigir quando a tensão da bateria desce abruptamente ou se tem a ver com alguma célula mais fraca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 3719
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2012
Capacidade bateria: 51.0 Ah

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 16 jan 2018, 16:26

De facto já não é a primeira vez que leio relatos idênticos, e sem ter acesso às entranhas da bateria é complicado perceber o porquê.

Como estão os pneus ao fim dos 46 mil klms?

Boa continuação.

Responder

Voltar para “BMW i3”