Caros amigos,
Acabei recentemente uma viagem de 980 e tal quilómetros pelo Alentejo da qual ponho faço aqui uma descrição, com pontos de interesse comum para partilha dos eventuais interessados.
Anexo fotos dos percursos e vou colocar informação sucinta no tópico dos postos de carregamento.
Isto das fotos ainda é uma aventura mas vamos ver se este DB de férias se consegue perceber...
Vamos lá:
Como sabem, tenho um i3 (REX). Sem o extensor de autonomia ficava pelo caminho várias vezes. A boa vontade dos responsáveis do Parque de Campismo de Campo Maior que deram autorização natural para o carregamento do carro durante a permanência no Parque, tendo inclusivamente contactado o Parque do Gameiro, local da primeira paragem que fizemos para visitar o Fluviário de Mora.
DIA 1
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Carreguei neste Parque (do Gameiro) com o equipamento doméstico (EVSE?) após várias tentativas. Se bem que o sistema do automóvel já avisou em Lisboa, apenas uma vez, que a rede era insuficiente para fornecer energia, desta vez os disjuntores do Parque dispararam até à configuração mínima no BMW (potência de carregamento REDUZIDA) e aí funcionou. Temperaturas altíssimas neste dia, Muito calor neste primeiro dia de viagem, 10 de Agosto. Almoçámos e visitámos o Fluviário de Mora. A distância percorrida foi de 151 Km. Saímos de Cascais com 155km de autonomia elétrica (AE) e cheguei com 23. Tínhamos 65km de Gasolina (G) e chegámos com 56. O carregamento em Mora foi diminuto. Saímos de Mora com apenas 44 km de AE e com 53 km de G. A utilização do REX foi acionada aos 30% de AE. Antes de Campo Maior atestei o REX. E eis que na bomba no meio do Alentejo um dos funcionários chegou numa Scooter elétrica. Bom sinal! Ficámos com 140 de G e 44 km de AE.
Chegámos a Campo Maior com 32 km de AE e 64 Km de G.
No Parque de Campismo de Campo Maior, mais algumas experiências. Conclusão: O carregamento é possível no modo BAIXO, a potência “doméstica” intermédia possível na configuração do carro. Isto ligado direto a uma tomada do Bungalow onde ficámos, tendo levado uma extensão adequada. No entanto, com o A/C da casa ligado o carregamento é feito com a luz de terra do equipamento do BMW intermitente embora ativo. Quando a potência do Bungalow está mais disponível a luz estabiliza. Duma forma ou de outra o carro carrega. Não sei o que isto quer dizer…
Só não fui a Espanha porque ainda tenho os documentos provisórios do Carro. Não é aconselhável ir assim para fora do País. Qualquer situação, sem documentos, o carro fica apreendido.
Mas fica a ideia. O Parque fica ao lado de uma Albufeira grande da Barragem do Caia. Dá para ir de carro por caminho de terra batida até à água, embora não haja muitas condições…Não é zona vigiada mas não se pode dizer que é perigosa. Banho de Sol ou outros, ou andar de Kayak é possível. Muitos Espanhóis no Parque. A encarregada é prestável e atenciosa. Na minha opinião há demasiados cães (espanhóis) e isso estraga um pouco o ambiente. Mas não se pode ter tudo…
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Segundo dia em Elvas, visita ao Museu Militar.
Regularização da temperatura no Bungalow para não fazer companhia humana aos grelhados, carregamento total de AE…Fiquei espantado: O BMW bem atestado e com uma condução anterior muito turística acusou 170 km de AE e 170 km a G. Isto dá 340 km! Devia ter tirado uma foto. Liguei-o, devia estar no país dos sonhos dos VE’s e acordou mal-humorado: Recuou imenso ainda sem ter arrancado, mudou a estimativa para bem mais baixo na AE (o pessoal da BMW defende que o carro dá sempre o pior cenário possível, conseguindo em regra cobrir mais distância do que a anunciada. Posso corroborar esta teoria. Já tive que andar muito depressa e fiquei com autonomia reduzida. Seguidamente vim sobre algodão da Amadora para Cascais e cheguei ao destino com mais autonomia do que a anunciada no início da viagem… numa distância de 30km…). O carro passou o percurso a recalcular a autonomia.
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Dia 3 em campo Maior e no CCC (Centro de Ciência do Café). Vale a pena visitar.
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Dia 4 Castelo de Vide (Castelo, Burgo Medieval, Sinagoga), Sever, almoço no Restaurante Sever, na localidade Portagem, de onde se avista Marvão. Carregar o carro neste espaço deve ser possível, mas contactar primeiro a dona é o mais aconselhável. A seguir Marvão, sempre a subir…Chego ao topo com 44 km de AE. A descer regenero substancialmente, vou com calma a Portalegre e lá chego com 50 km de AE. REX OFF. Em Portalegre dizem que fui dos primeiros a carregar ao pé da Polícia e que no Alentejo esse foi o primeiro posto da MOBI E a ser colocado. Talvez, há muito poucos nesta zona do país, infelizmente. Visita ao Museu da Tapeçaria, lanche e o carro a carregar na configuração RÁPIDA. Não sei se isso teve influência. Saí de lá com 93 Km de AE e cheguei a Campo Maior com 69 Km AE. O REX teve folga. Todas as noites carregamento total. Num dos dias experimentei carregar em Modo REDUZIDA. Demorou imenso tempo mas carregou completamente. Será este Modo mais benéfico para as baterias?
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Dia 5 Vila Viçosa, Terrugem e Elvas. Algumas fotos. Não sei porque é que o tamanho das fotos explodiu, mas é o que temos. Está a fazer-me rir e talvez seja bom para insónias dos amigos elétricos mais "elétricos"...
Continuando: A gestão da autonomia é feita a pensar em não chegar a extremos no que respeita à AE. Saindo do Parque carregadinho de eletrões (170 km de AE, 170 de REX). Ao arrancar lá desceu o REX para 128. A AE manteve-se. Chegada a Vila Viçosa com 69 de AE 128 de G.
Fomos almoçar em Terrugem, ao restaurante “A Bolota”, gerido pela D. Antonieta. Luz verde para carregamentos (q.b.) domésticos. É avisar e dará para carregar. Além disso, o restaurante é muito simpático, calmo e com pratos deliciosos. Recomendo. No tópico de pontos de carga deixo uma imagem do Cartão-de-visita do Restaurante. Saio com 54 km de AE, chego a Elvas com 38 km O REX passou a indicar 142 km e no fim da viagem 147 km. As estradas regionais do Alentejo são muito bonitas, calmas, cheias de retas e proporcionam passeios relaxantes e pelos vistos com boas médias. Em modo Eco Pro, as “estrelinhas” todas (análise de condução – no Leaf são as árvores…) apareceram várias vezes sem grande esforço.
Último dia: 147 km em ambas as autonomias – Campo Maior. Chegada a Évora com 13 km de AE. 136 Km de G, mas sem uso. Em Évora carregámos baterias no Largo do Colégio e fiz a minha primeira sessão de esclarecimento a um curioso que faz “80000 km/ano”. Aconselhei a leitura do Fórum, mas para mim ou BMW REX ou TESLA…
Saída de Évora rumo a Cascais: 87 km de AE, 139km de G. à noite e em velocidade cruzeiro de 100 km. E eis que se completam os primeiros 5000 km no meio da viagem e com cinco Estrelas Duplas!
Chegada à área de serviço de Oeiras para carregamento rápido com 16 km de AE e 88 km de G a uma velocidade muito média de 100km, Autoestrada, Ponte 25 de Abril, A5 até Oeiras. O REX foi acionado aos 50 km de AE, com receio de não conseguir manter o estado de carga. Quando considerei seguro, desliguei o REX e fui à vontade até Oeiras. Carregamento até 90% de Carga, inversão de marcha e regresso a Cascais pela Marginal com estrelas no carro e no Céu. Uma experiência de condução e passeio invejável e uma perspetiva mais do que agradável se de facto a Mobilidade Elétrica avançar mesmo que seja passo a passo.
Dia 3 em campo Maior e no CCC (Centro de Ciência do Café). Vale a pena visitar.
Dia 4 Castelo de Vide (Castelo, Burgo Medieval, Sinagoga), Sever, almoço no Restaurante Sever, na localidade Portagem, de onde se avista Marvão. Carregar o carro neste espaço deve ser possível, mas contactar primeiro a dona é o mais aconselhável. A seguir Marvão, sempre a subir…Chego ao topo com 44 km de AE. A descer regenero substancialmente, vou com calma a Portalegre e lá chego com 50 km de AE. REX OFF. Em Portalegre dizem que fui dos primeiros a carregar ao pé da Polícia e que no Alentejo esse foi o primeiro posto da MOBI E a ser colocado. Talvez, há muito poucos nesta zona do país, infelizmente. Visita ao Museu da Tapeçaria, lanche e o carro a carregar na configuração RÁPIDA. Não sei se isso teve influência. Saí de lá com 93 Km de AE e cheguei a Campo Maior com 69 Km AE. O REX teve folga. Todas as noites carregamento total. Num dos dias experimentei carregar em Modo REDUZIDA. Demorou imenso tempo mas carregou completamente. Será este Modo mais benéfico para as baterias?
Dia 5 Vila Viçosa, Terrugem e Elvas. Algumas fotos. A gestão da autonomia é feita a pensar em não chegar a extremos no que respeita à AE. Saindo do Parque carregadinho de eletrões (170 km de AE, 170 de REX). Ao arrancar lá desceu o REX para 128. A AE manteve-se. Chegada a Vila Viçosa com 69 de AE 128 de G.
Fomos almoçar em Terrugem, ao restaurante “A Bolota”, gerido pela D. Antonieta. Luz verde para carregamentos (q.b.) domésticos. É avisar e dará para carregar. Além disso, o restaurante é muito simpático, calmo e com pratos deliciosos. Recomendo. No tópico de pontos de carga deixo uma imagem do Cartão-de-visita do Restaurante. Saio com 54 km de AE, chego a Elvas com 38 km O REX passou a indicar 142 km e no fim da viagem 147 km. As estradas regionais do Alentejo são muito bonitas, calmas, cheias de retas e proporcionam passeios relaxantes e pelos vistos com boas médias. Em modo Eco Pro, as “estrelinhas” todas (análise de condução – no Leaf são as árvores…) apareceram várias vezes sem grande esforço.
Último dia: 147 km em ambas as autonomias – Campo Maior. Chegada a Évora com 13 km de AE. 136 Km de G, mas sem uso. Em Évora carregámos baterias no Largo do Colégio e fiz a minha primeira sessão de esclarecimento a um curioso que faz “80000 km/ano”. Aconselhei a leitura do Fórum, mas para mim ou BMW REX ou TESLA…
Saída de Évora rumo a Cascais: 87 km de AE, 139km de G. à noite e em velocidade cruzeiro de 100 km. E eis que se completam os primeiros 5000 km no meio da viagem e com cinco Estrelas Duplas!
Chegada à área de serviço de Oeiras para carregamento rápido com 16 km de AE e 88 km de G a uma velocidade muito média de 100km, Autoestrada, Ponte 25 de Abril, A5 até Oeiras. O REX foi acionado aos 50 km de AE, com receio de não conseguir manter o estado de carga. Quando considerei seguro, desliguei o REX e fui à vontade até Oeiras. Carregamento até 90% de Carga, inversão de marcha e regresso a Cascais pela Marginal com estrelas no carro e no Céu. Uma experiência de condução e passeio invejável e uma perspetiva mais do que agradável se de facto a Mobilidade Elétrica avançar mesmo que seja passo a passo.
Parque de Campismo de Campo Maior
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Fluviário de Mora
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Elvas
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Campo Maior
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Centro de Ciência do Café
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Castelo de Vide
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Castelo de Marvão
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Carregamento em Portalegre
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Elvas, Aqueduto
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Vila Viçosa
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Vila Viçosa para Terrugem
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Restaurante a Bolota, Parque de estacionamento, possível o carregamento (aos dias de semana). Aos fins de semana não há potência disponível...
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de regressso:
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Évora,
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Carregamento em Évora, Largo do Colégio
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Os primeiros 5000 Km!
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Abraço até à próxima.