Questões para os atuais proprietários do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 12 out 2016, 23:28

Gpallen Escreveu:Bom dia a todos! Chamo-me Gonçalo Revez e adquiri um i3 em Set de 2015. Recebi ontem uma carta da BMW referindo uma actualização de software a qual já marquei na Santogal da Praça de Espanha. Alguém conhece os items desta actualização e, se já a efectuaram, sentiram algumas diferenças positivas ou negativas?
Obrigado!

Também recebi essa carta. Sabes quanto tempo demora?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por rimsilva » 13 out 2016, 10:04

Se a referência for algo parecido com 123640 (não recebi a carta, mas pelos vistos era suposto) é uma actualização de software para corrigir erros na barra de autonomia.

Foi o que me disseram hoje quando deixei o carro no concessionário e apareceu uma actualização para realizar.

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 14 out 2016, 11:48

Sim, é essa a referência. Sabes quanto tempo demorou a actualizar?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por rimsilva » 14 out 2016, 12:33

djs Escreveu:Sim, é essa a referência. Sabes quanto tempo demorou a actualizar?
Pode depender do facto da actualização correr bem ou não, eu deixei o carro de manhã e pedi para levantar à hora do almoço, mas não foi possível, a desculpa foi que o carro que actualizou antes demorou mais do que o previsto, só o fui buscar por volta das 17.30min porque disse que não era preciso estar lavado e aspirado.

O serviço tem de ser marcado, por isso o melhor é ligar para lá e combinar da melhor forma.

Como fui a correr e levantei da mesma forma, nem deu para pedir mais detalhes do que foi actualizado, mas foi dentro destes aspectos:

- A problemas na barra de autonomia (nunca notei nada);
- Actualização dos icons dos menus do display (multimédia, radio, etc...);
- Resolução de problemas com o EVSE que não funcionava de acordo com as tarifas favoráveis que estavam definidas no carro (foi este o motivo da marcação que tinha feito), ainda não testei se realmente ficou a funcionar direito.

Gpallen
Mensagens: 4
Registado: 12 out 2016, 08:38
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 18,8 KW

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Gpallen » 20 out 2016, 18:52

Boa tarde! Fui levantar o i3 hoje à Santogal da Praça de Espanha.
O serviço pareceu-me bom, célere e limpinho. Custo: 0 eur
Junto envio dados da ficha técnica do serviço que, segundo me foi dito, inclui:

- Actualização do software
- Substituição dos parafusos dos apoios do motor

1 Campanha Técnica
10012360400

2 Campanha Técnica
10022100100

26633 Oferta da lavantagem ( acho q é standard...)

Primeiras impressões e diferenças:
- SOC em percentagem
- Autonomia "cresceu" cerca de 10 a 15 km, provavelmente consequência do novo software/algoritmo/melhor aproveitamento da bateria?
- Regeneração parece-me igual
- Acho que agora há um aviso se deixarmos a porta de carregamento aberta ( tenho q experimentar)
- Outra correcção que ainda não verifiquei foi a "paragem" súbita da regeneração/travagem qdo passamos por uma irregularidade na estrada. Segundo outros fóruns na net cada vez que uma das rodas motrizes deixa de estar em contacto com o piso aumenta a sua rotação e qdo volta a tocar no asfalto gera-se um torque com alguma magnitude nos apoios do motor. Isto provoca desgaste adicional nos parafusos. Nos EUA até há reportes de parafusos e apoios partidos... Segundo consta agora a gestão da tracção detecta estes solavancos e anula qquer incremento na rotação da roda livre.
- A programação dos botões no dashboard desaparece, o resto manteve-se como tinha
- Já tinha feito a actualização do mapa de navegação via USB, portanto não sei se está incluida...

Vamos ver nos próximos quilómetros...

-

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por rimsilva » 20 out 2016, 22:25

O que parece é que a actualização acaba por corrigir diferentes aspectos, dependendo da antiguidade da versão que o carro tem.

Por exemplo o aviso da tampa do carregamento aberta o meu carro já o fazia.

A lavagem nos concessionários oficiais penso que sempre feita, pelo menos na Baviera sempre foi feita no CI e agora no i.

Não estou bem a ver essa o "SOC em percentagem", aparece onde? Onde vemos os km's, hora, temperatura, etc...?

Gpallen
Mensagens: 4
Registado: 12 out 2016, 08:38
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 18,8 KW

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Gpallen » 21 out 2016, 10:31

O SOC em percentagem aparece ai mesmo, quando seleccionamos a temperatura, quilometragem, etc.

FlashGordon
Mensagens: 10
Registado: 12 mai 2016, 23:23
Data de fabrico: 15 set 2016
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por FlashGordon » 21 out 2016, 11:20

olá a todos,

por falar em soc´s e afins, tenho notado que o meu i3 (94A) está com menos autonomia após o carregamento a 100%. De 200km passou-me para 173 km. É só do estilo de condução e da aprendizagem que o carro vai desenvolvendo? Ou tem algo a ver com mais do que isso?

abraços

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por rimsilva » 21 out 2016, 11:37

Gpallen Escreveu:O SOC em percentagem aparece ai mesmo, quando seleccionamos a temperatura, quilometragem, etc.
Ok, também já tinha essa info desde que recebi o carro.
FlashGordon Escreveu:olá a todos,

por falar em soc´s e afins, tenho notado que o meu i3 (94A) está com menos autonomia após o carregamento a 100%. De 200km passou-me para 173 km. É só do estilo de condução e da aprendizagem que o carro vai desenvolvendo? Ou tem algo a ver com mais do que isso?

abraços
Sim, essa informação é variável, depende do estilo de condução, do uso do ar condicionado, etc... como é normal.

A mudança entre os modos ECO e ECOPRO+ é um pouco nesse sentido também, corta potência disponível para aumentar a autonomia.

É perfeitamente compreensível, só seria diferente se o carro tivesse IA e dessa forma poderia dar autonomias mais perto do percurso que estaríamos para iniciar.

Vá-se habitando ao mesmo comportamento, em andamento, quando usa o GPS e define um destino mais longínquo, o i3 adopta uma posição "conservadora" e vai quase de certeza reduzir a autonomia em km's.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por mjr » 21 out 2016, 12:52

FlashGordon Escreveu:olá a todos,

por falar em soc´s e afins, tenho notado que o meu i3 (94A) está com menos autonomia após o carregamento a 100%. De 200km passou-me para 173 km. É só do estilo de condução e da aprendizagem que o carro vai desenvolvendo? Ou tem algo a ver com mais do que isso?

abraços
Antes de mais, parabéns pela nova máquina! Dá para pôr aqui umas fotos? ;)

Sobre a autonomia indicada pelo carro numa carga a 100%, como já disseram ela varia muito com o estilo de condução. No entanto parece-me estranho que com a bateria de 94Ah só estime 173km numa carga a 100%, a não ser que faça muita AE a médias elevadas (120km/h). Qual é o percurso e velocidades habituais?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”