apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por snowman » 03 ago 2015, 22:08

Cumprimentos e eletrões para todos!

Alguns já me leram outros não. Parafraseando o João Gonçalves (já com 45 000km, parabéns), nasci elétrico a 20 de Junho de 2015.
O meu berço é um BMW i3 (3000 e poucos KM) e os seus extras mais significativos são a opção de carregamento rápido (no dia da encomenda é que percebi que não tinha essa possibilidade de base e aderi em tempo real) e o extensor de autonomia a que chamam carinhosamente de “REX” . Não é cão como sabem, é gerador de eletricidade para baterias alimentado por gasolina, 9 litros para uma estimativa até 150Km (?) - range extender.
Estou a escrever estas linhas antes da primeira viagem pelo Alentejo (e Espanha?), onde o REX e algumas novidades que vou partilhar ao longo desta missiva serão divulgadas, para uso da comunidade. Estive agora no fórum e a ideia de partilha de pontos de carregamentos (João Gonçalves) fora do circuito normal é excelente e já tenho algumas notícias para este assunto. Vou postá-las nesse tópico.
Vou tentar escrever de forma sucinta e informativa mas vão desculpar qualquer desenvolvimento menos necessário ou espontâneo. Vou também comentando algumas novidades que fui lendo no fórum.

Carregamentos? Três em casa até agora. Garagem, disjuntor de 20A só para a box, potência de 6,9 KVA tarifa bi-horária. Sem problemas.
A maioria dos carregamentos foi em modo lento, no local de trabalho e outros (menos) na A5, CSS. Também é possível carregar mais lentamente neste posto, com outra mangueira, que não a Chademo. Ainda hei-de experimentar, mas tenho de levar o Portátil ou um livro enquanto percebo o desempenho da coisa. Mas já experimentei telegraficamente. Nunca encontrei o posto fora de serviço, mas estou sempre lá sozinho. :(
Autonomia elétrica: Conforme o peso do pé ou seja, tem dias: O carro amua e anuncia pouca autonomia quando experimento algumas acelerações. No oposto sorri e vai aumentando a autonomia no visor. No geral, saí do stand a 17,6KW/100KM e agora estou pelos 13,4KW/100km.
Não percebi completamente o pack (Comfort) que escolhi (a única diferença era o tamanho do ecrã – não profissional – o resto era igual, dizia o vendedor nas primeiras visitas). Não é verdade, foi um mal entendido. Logo a sair do stand a primeira surpresa. O carro não vem com GPS e consequente informação sobre postos de carregamento, etc. Neste carro é menos grave e já resolvi o problema com algumas aplicações gratuitas para telemóvel: “ecarga” e “next charge” experimentem. Ficou mais barato, poupei mil e tal euros. Obrigado Santogal!
Vendedores muito atenciosos e pacientes. Nada a dizer da Caetano de Sintra (Leaf e dois teste drive) e da BMW (Av. da República), a quem comprei o carro. Mas é como a autonomia elétrica, vão perdendo a bateria, agora que o carro está deste lado. Estou à espera de nova declaração para efeitos de circulação, ainda não tenho os documentos definitivos do automóvel. Agora dizem-me que é uma má altura, estão cheios de trabalho e com pouco pessoal, muitas encomendas (o que é que eu tenho a ver com isso?)…Vou ter que ficar à espera é o que é, não sem antes lhes mostrar um pouco de “óleo queimado”…Na minha compra mais humilde (Yaris 1.4 diesel) o vendedor (Luís Santos – Auto Caetano Adriana) até me telefonou uma semana depois da venda a perguntar se estava tudo bem. Presentemente ando atrás do concessionário da BMW…Dizem que o carro é vendido pela BMW e não conseguem ter controlo sobre o processo. Ainda bem que é apenas um documento de circulação. Se faltassem 500€ para o pagamento final do carro até a empregada da limpeza do stand era capaz de saber…Os juros sobem e a CI nada disto me aconteceu…Habituamos mal os indígenas e depois é um abuso. Vamos ver…Se a polícia embirrar com a declaração fora de prazo quero ver onde isto vai parar…O mais grave é que vai condicionar a minha viagem (lembrei-me agora) a Espanha (Mérida, Cáceres), cálculo que não se pode circular com documentos provisórios fora do País e ainda por cima caducados…
Atualização: depois de um pequeno choque elétrico num contacto telefónico, eis que hoje ao final do dia ainda a escrever estas linhas, recebi um e-mail da Santogal e já tenho a minha declaração provisória. Mais, pela internet há notícia que não há problema em circular no País vizinho com documentos provisórios. Mas desconfio… Qual a vossa perceção? Adiante…

Questões no meu carro:
-Os tapetes têm um mês e estão cheios de borbotos. Vão ser trocados por uns de borracha (estou para ver, mas já foram encomendados). Nem percebo num carro desta classe esta situação mas venham os novos tapetes e não há stress.
2-Em estrada, quando pára faz sempre um barulho de camião velho e ferrugento, sempre que travado com o travão de pé ou acionado o travão de mão, principalmente numa descida. Não me lembro desta situação nos test drive, mas dizem-me no stand que todos são assim. Será? Não estou muito convencido. Se me puser a brincar com a situação, parece que o carro andou a carregar feijões em vez de eletrões. A diferença é que não tem cheiro, o barulho é semelhante…Também não me lembro disto nos Leaf...Ainda assim, cuidado. Experimentamos sempre um carro todo aperaltado e ficamos encantados. Mas cada rebuçado a mais vai fazer mal aos dentes. Eu insisti em experimentar um BMW o mais parecido com o meu e nunca houve. é tudo de encomenda e inalterável. Quando o Leaf tiver mais autonomia a BMW que se cuide...

Aqui por Cascais o vento não o deixa andar à vontade e é preciso cuidado com a velocidade para não dançar mais do que o aconselhado. Será sempre uma condicionante, a velocidade… do vento. Não estava propriamente à espera disto.
Alguns CI’s estacionados nos locais para o carregamento de VE’s nesta localidade saem de lá com coima e é bem feito, a sinalização vertical está lá e é essa que possibilita a PSP de atuar. Sem sinalização vertical nada acontece. Será da responsabilidade da Câmara da localidade decidir da necessidade da sinalização vertical para estas situações. Petições precisam-se, assinaturas idem.
Cascais, no posto ao lado do Parque Marechal Carmona, n.º 1 funciona n.º 2 sempre indisponível. Fiz uma adaptação para tomada industrial de 16 amperes e tenho-a usado principalmente neste posto.
No largo de Alcabideche sem problemas. Perguntando no café da esquina (se lá estiver algum CI estacionado) sempre troca de lugar comigo e carrego o carro normalmente enquanto almoço. Boa gente a de Alcabideche. E assim até é melhor, garantia de carregamento.
O carro é seguro. Tem uma aceleração fantástica, mas não se pode abusar. Fico logo com meia dúzia de colegas ao lado e com apostas para perceber quem é que sai primeiro da estrada, seja viaduto, localidade ou curva apertada. Testosterona a mais contra o lítio…
O raio de viragem (brecagem) é imenso, nunca tive igual. E faz-me falta principalmente na garagem, estou muito satisfeito. E percebo bem o anúncio da Renault com as Condutoras a passarem ao lado dos postos de gasolina. O meu REX há-de querer passar por lá, mas será raro ainda que esteja para breve, na viagem que estamos a preparar.
Na questão das fotos para partilhar convosco é que ainda estou a "carregar" e finalmente parece-me que consigo partilhar algo ainda que muito tímido.
Por último algumas informações úteis para todos, nomeadamente locais onde o carregamento de VE’s é uma cortesia consentida vão estar no tópico que o João Gonçalves criou para o efeito.
Vamos experimentar agora as imagens mas não prometo nada...

Abraços, digam coisas. E boas férias!
Snowman

[img]http://s17.postimg.cc/gz2da5hu7/BMW_i3_REX_1.jpg[/img]
[img]http://s17.postimg.cc/5nzplsaz3/BMW_i3_REX_2.jpg[/img]
[img]http://s17.postimg.cc/h1quaqavj/BMW_i3_REX_3.jpg[/img]


Será que ficaram?

danielbranco
Mensagens: 159
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por danielbranco » 03 ago 2015, 23:30

Parabéns pela aquisição :)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por Fil » 04 ago 2015, 01:03

Muitos parabéns! Barulho nos travões? Nunca senti tal coisa, não pode ser normal.

Encontramo-nos por aí, num posto de carregamento;)

Venham de lá muitos zeros nesse conta klms, especialmente em modo eléctrico. Felicidades com o veículo;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por mjr » 04 ago 2015, 09:29

Parabéns snowman. E que belo DB se está aqui a desenvolver :D

De facto o barulho é estranho... devias testar outro i3 para comparar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por joaocfgoncalves » 04 ago 2015, 13:35

Ansiava por este DB, finalmente... Já estive para destravar a língua, mas esperava o teu DB.

Agrada-me não ser o único por ca.

A questão do vento é verdade, só o senti 2x. Mas tranquilo, que não vira...

O travão faz barulho no início, por pouco uso, mas mais para a frente vai deixar de o fazer. Talvez por serem novos.

Adrenalina não te vai faltar com esse power...

No face tem uma viagem de um alemão da Carvoeira (Algarve) até Munique (Alemanha)
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

danielbranco
Mensagens: 159
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por danielbranco » 04 ago 2015, 16:19

Tens o link desse vídeo?

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por snowman » 04 ago 2015, 16:36

Boa tarde a todos e obrigado pelo vosso feedback e atenção iniciais.

Vou seguir algumas opiniões aqui partilhadas e carregar sempre em modo CCS (desde que disponível, claro), já que percebi que neste carro é mais consensual a sua neutralidade sobre as baterias.
Também vou esperar pelo tempo e perceber se o carro fica menos ruidoso quando pára. O I3 do João já "fez a digestão" de modo que é esperar para ver.

Sobre viagens pela Europa (ainda não tenho face, não sei nada sobre o alemão do Algarve) tenho estudado a questão de Espanha. No País vizinho existem vários modelos de postos de carregamento com vários fornecedores/gestores do serviço. Não há uma única rede como cá. No limite, é preciso ter vários cartões para andar por Espanha. No entanto as coisas estão a mudar e Espanha quer ter um único cartão. A Europa devia pensar assim e não cada País por si. Esta questão também foi abordada mais abaixo.


Não sei se ainda há incentivos/vantagens na EDP em termos de desconto energético dado ter comprado um carro elétrico (até rimou, devia mesmo ter desconto...). Vou telefonar...

Entretanto, coloquei à BMW mais algumas questões que me foram surgindo, e vou agora inseri-las: Primeiro a questão ou a pergunta, depois a resposta que fui conseguindo e ainda a resposta do funcionário BMW, eu e ele devidamente identificados. Algumas coincidem com o que se defende aqui no fórum, outras não. Parece-me que os Concessionários podiam usufruir da experiência dos que aqui vão tendo mais crédito, pois a prática vence qualquer teoria de secretária...
Ora leiam e se quiserem comentem.




1 - Sendo a bateria de Lítio será mais favorável efetuar carregamentos parciais e regulares do que carregamentos totais ou semi-totais, quando a bateria está próxima de 0%?

Snowman - No carro que adquiri é indiferente, aconselhando-se contenção natural nos carregamentos rápidos ao longo da vida das baterias.

António Domingues (BMW) - Como se trata de uma bateria modelar, com 96 células (96 pequenas baterias), o BMW i3 protege-se dos carregamentos parciais.


2 - Se definida primeira situação, qual a viabilidade de configurar o REX para ser acionado a 20% em vez de 6%? Esta situação convida o proprietário a carregar o veículo mais cedo, seja particularmente seja em posto públicos de carregamento, aumentando a longevidade da baterias através dos seus ciclos de carga disponíveis…Custos deste procedimento?

Snowman - saber para decidir a médio prazo da sua realização ou não.

António Domingues (BMW) - Embora seja uma alteração apenas relativa a programação de uma unidade de comando, dificilmente irá existir essa possibilidade pelas características de funcionamento e concepção do BMW i3 com extensor de autonomia. Este modelo foi desenvolvido apenas para trabalhar como uma reserva energética e como temos sempre a possibilidade de activar a função "Manter o estado de carga"(funcionalidade que não existe no mercado Norte Americano), será sempre um accionamento automático no limite da operacionalidade do BMW i3.


3 - Uma das dúvidas que manifestei no último e-mail (comunicação de 15 de Junho, para Vera Vozone, sem resposta) foi sobre a possibilidade de alteração da configuração do sinal de mudança de direção (ação 1) configurada de origem para três segundos” sendo preferencial a sua manutenção até 8 segundos, sendo necessário mais tempo para o início e conclusão da manobra e para os outros condutores se aperceberem do aviso, sem precipitações e em condições de segurança abrangentes: “Aviso-Ação-Conclusão”. Acredito que os tempos que defendo estão mais de acordo com as regras do C.E. (secção II Art.º 21.º - Sinalização de Manobras).

Snowman - Esta é uma questão que pode ser manualmente contornada, mas que é sustentável e deve ser atendida pela BMW. Verifica-se todos os dias a inutilidade do sistema como é atualmente apresentado.



António Domingues (BMW) - Infelizmente não é uma funcionalidade que possamos parametrizar em oficina, estando esta funcionalidade prevista apenas para sinalizar uma mudança rápida de faixa de rodagem, principalmente em autoestrada.


Manutenção:

4 - Troca dos rolamentos do Induzido aos 100 000km? Isto vai acontecer? E está orçamentado?

Snowman - A verificar

António Domingues (BMW) - Não está prevista a substituição de rolamentos na manutenção programada do BMW i3.


5 - O automóvel quando parado por travão de pé emite um barulho semelhante ao de um sistema sem lubrificação, de atrito entre peças. Não me recordo do mesmo nos veículos que conduzi em teste, cedidos pela BMW. É pontual? O carro já tem mais de 3000 km e está assim desde a saída do stand…

Snowman - Esta é uma característica deste automóvel. Porém, não corresponde à qualidade exibida pelo resto do veículo. É motivo de risota pelos passageiros, não é defensável num automóvel desta qualidade. A ficar assim, é um ponto negativo.

António Domingues (BMW) - Esta é uma situação que deve ser analisada pelo nosso serviço de após-venda. No entanto, qualquer sistema de travagem por atrito e fricção irá fazer ruído, principalmente a velocidades muito baixas (por exemplo, quando estamos a deixar descair o BMW i3) e são mais notórios em veículos onde não existe mais nenhum tipo de barulhos, como é o caso dos veículos eléctricos.


6 - Quais os sistemas alimentados pela bateria auxiliar (convencional)? Ficha USB? Luzes? Tomada do isqueiro?

Snowman - Todos excepto a tração e o A/C alimentados pela bateria principal.
Aquela bateria carrega com:
O Carro em andamento - Verdade
O Carro em carregamento?
Longevidade expectável? A mesma que quando utilizada num VCI, talvez um pouco mais.
Exceções?

António Domingues (BMW) - A bateria de baixa tensão (12V) é carregada sempre que baixa de um determinado nível, pelo sistema de alta tensão (em carregamento ou em andamento).
Como não está sujeita a grandes descargas, como as que acontecem nos VCI convencionais, provavelmente dure um pouco mais.

7 – Qual é a compatibilidade de carregamentos (através do Cartão fornecido pela BMW) fora de Portugal, nomeadamente na Europa e eventualmente mesmo fora da zona Euro? Espanha, França, Polónia, Itália, etc…

Snowman - O cartão é um cartão RFID (cartão de desbloqueio universal). Deve funcionar em diversos pontos da Europa mas é conveniente confirmar.

António Domingues (BMW) - Infelizmente teremos que utilizar um cartão de carregamento do respectivo fornecedor energético. Apenas se forem postos não ligados centralmente, semelhantes ao que nós temos na oficina, e por sua vez gratuitos, é que poderemos desbloquear a máquina de carregamento com o nosso cartão de carregamento RFID.


Abraços.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por Fil » 04 ago 2015, 17:56

Ora, primeira pergunta; carregamentos parciais sempre, e evitar deixar o carro descer dos 20% ou dos 90% regularmente, a não ser por necessidade está claro. Mesmo que só tenha gasto 20%, e tenho 60% de carga, não faz mal carregar para os 80 ou 90% conforme os modelos, mesmo que o faça todos os dias. Os ciclos da bateria, são ciclos de carga totais, se fizer 5 vezes 20%, é apenas um ciclo, não são 5, por isso na prática é o mesmo, mas para a bateria não é, porque níveis muito baixos ou muito altos de carga é que danificam as baterias, basta ver que a temperatura da bateria aumenta bastante quando se desce dos 20%, ou quando se passa dos 80 ou 90% (mas no i3 acho que não conseguem ver a temperatura da bateria).

Os outros pontos não tenho conhecimento, a não ser no 6, que é igual ao leaf e está correcto, a bateria de 12v é para as luzes e afins, e carrega quando se liga o carro à tomada ou com o carro a trabalhar, dessa forma acaba por ser alimentada pela bateria de lítio.

Espero ter ajudado.

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por snowman » 04 ago 2015, 19:25

rdias Escreveu:Todos os packs tem uma protecção superior e inferior de forma a não danificar a mesma. No I3 parece me bem os 30% a 90% , com descargas mais profundas e carregamentos a 100% esporádicos, não deixando muito tempo sem carga ou com carga 100%.

A BMW em Portugal já tem carregadores nos concessionários ? De que tipo ? É preciso esse tal cartão BMW ? Vocês podem usar sem limites ?
Parece-me prudente esta questão de situar o mais possível a bateria entre 30%-90%. O concessionário entende que não há qualquer problema, mas certamente haverá como vocês dizem, alteração na temperatura da bateria do BMW e portanto alguma consequência ainda que a longo prazo...O meu carro tem andado mais descarregado do que sempre pronto, com carga total. Mesmo nas cargas rápidas na A5, quando tenho energia para o dia seguinte, contando com o carregamento lento no local de trabalho ou afim, interrompo e sigo a minha vida, não fico lá a contar watts...
O BMW avisa da hora em que o carregamento fica completo: Uma alternativa a prevenir sempre esta situação é programar a interrupção da carga uma ou duas horas antes da sua conclusão. O vendedor explicou-me que o carregamento torna-se cada vez mais lento quanto mais carga a bateria tiver, por exemplo, o último 1%, diz-me que já o contabilizou em 30 minutos. Eu já carreguei 10% numa hora (Parque Marechal Carmona, Cascais, com o equipamento doméstico e a adaptação industrial, a Mennekes está indisponível). Mas já agora, atenção a este posto. A rega automática do jardim ao lado do posto chega ao lugar do VE e se não houve cuidado vai molhar o equipamento. Geralmente encontra-se o piso molhado nesse perímetro, vê-se bem a situação.

Concluindo, uso o máximo que posso a bateria quando sei que ao chegar ao destino começo a carregar. No entanto, a minha questão de mudar o REX para entrar automaticamente aos 20%, perante as vossas opiniões, faz muito mais sentido, ainda que a minha sugestão não apresentasse uma argumentação técnica tão sustentável como a que o rdias agora aqui expõe. Vou ter atenção a este pormenor e quando chegar aos 30%... acordo o REX. "Manter o estado de carga" no BMW é muito discutível a velocidades acima dos 60 km/h. O REX ajuda mas não é imediato. Já fui uma vez às cordas (4%), de propósito, mas não notei nenhuma perda de potência. O REX lá fica a fazer o que pode e recupera no pára/arranca, semáforos/passadeiras e outros circuitos citadinos. Vou experimentar nas viagens grandes a sua utilização logo a 75% e vamos ver como reage. Depois conto.

Carregar na BMW? Nunca carreguei nem perguntei por isso no meu concessionário, Av. da República, mas é uma boa questão. Penso que me diriam para ir até ao posto mais próximo. É uma questão a colocar por um cliente rigorosamente elétrico ou então num concessionário BMW onde não haja postos próximos, tipo Vila Nova de Foz Côa ou no meio do Alentejo.. ;)
Que dirá o João Gonçalves sobre este assunto? Já terá carregado no Concessionário?
---------------------
Entretanto informação do Posto Territorial de Elvas, GNR. Para Espanha só com documentos finais. Provisórios é um risco e o carro pode ficar retido.
---------------------
Fiquei curioso: Será pacífico copiar por aqui os comentários do amigo "AlemãodoAlgarve" e o seu parecer e conselhos?


até breve.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por mjr » 04 ago 2015, 20:50

Eu continuo a dizer que baixos SOC não fazem mal nenhum, pelo contrário. Nunca notei qualquer aquecimento adicional com baixos SOC, a não ser claro quando faço cargas rápidas, mas isso é apenas porque ele fica mais tempo a carregar a 125A.

SOC altos, convém evitar, se possível. Mas sem dramas.

A (pequena) amplitude dos ciclos é que é realmente importante. Por isso, pequenas cargas parciais são muito positivas para a saúde do pack. E não é por todas as células serem monitorizadas... é uma característica intrínseca das químicas de lítio (e de chumbo). Mesmo em NiMH e NiCd o efeito de memória é discutível...

O que mata as baterias de lítio dos portáteis não são as cargas parciais nem os ciclos. É o facto de ficarem dias a fio ligados à corrente com 100% de SOC, muitas vezes aquecidas pelo CPU. Felizmente alguns portáteis já permitem carregar só até 80% de SOC. Só isso pode duplicar o tempo de vida da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”