apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por joaocfgoncalves » 27 mar 2016, 15:29

Acho que no REX, as manutenções devem ser reguladas pelo carro. Por aqui, temos o Marcos que tem um REX, nas não sei o nickname dele. Dado o motor ser tão baixa potência, a sua manutenção não deve impedir que se opte pelo REX, mas claro que é um pequeno motor a combustão e tem de haver manutenção.

O meu vai fazer a sua primeira manutenção dentro das próximas semanas, aí já vos conto tudo...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por jasmim » 27 mar 2016, 16:05

joaocfgoncalves Escreveu: Por aqui, temos o Marcos que tem um REX, nas não sei o nickname dele.
Volt ;)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

LFN
Mensagens: 395
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por LFN » 07 abr 2016, 00:59

Uma questão. Um i3 rex como é que se aguenta numa viagem de autoestrada de uns 400 a 500 km?

Saindo carregado e ativando o REX logo que possível (soc de 75%?), se for a 110-120 km/h ele consegue ir mantendo o SOC ou vai exaurindo até baixar a ponto de ter de ir devagarinho?

Com o que pode contar numa situação destas, para além de parar a cada cento e poucos km para abastecer? O consumo médio será de que ordem?

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por snowman » 08 abr 2016, 00:43

LFN Escreveu:Uma questão. Um i3 rex como é que se aguenta numa viagem de autoestrada de uns 400 a 500 km?

Saindo carregado e ativando o REX logo que possível (soc de 75%?), se for a 110-120 km/h ele consegue ir mantendo o SOC ou vai exaurindo até baixar a ponto de ter de ir devagarinho?

Com o que pode contar numa situação destas, para além de parar a cada cento e poucos km para abastecer? O consumo médio será de que ordem?
Boa noite.
A minha experiência até agora, evidencia que o rex vai-se afastando do estado de carga que prometeu manter...
Tem de se reduzir a velocidade para dar tempo ao rex para recuperar energia nas baterias. Ao parar, o Rex percebe e desliga-se. Se sair do carro, o ponto inicial de estado de carga a manter perde-se. Em teoria, esse ponto seria cada vez mais perto do limite da bateria, cada vez que o carro pára, o ponto diminui. Solução: andar à vontade, mas andar devagar uns Km's antes de parar...O Rex carregará, mas até um pouco antes do ponto em que foi ligado. Se ligado a 75% recuperará até 73%, estimativamente.

Nunca perdi potência e já subi a Crel com a bateria nos mínimos e a 95 Km/hora. Para perder potência é preciso estar mesmo contra o carro...

Teoricamente, não penso que se façam 400/km a 110/120 Km/h de uma só vez...Sugiro que 10 Km antes de parar, se reduza a velocidade para 80 Km/h e o rex recuperará até se desligar...
Já fui ao Algarve, à Serra da Estrela e entre electricidade e Rex não tive nenhum problema...
Mas o BMW i3 não é um Tesla...
Também posso dizer que anunciam 300 Km de autonomia total e raramente consigo essa autonomia estimativa, antes de andar com o carro. E logo depois de andar a estimativa desce. Quanto maior for, mais desce...

Cumprimentos

LFN
Mensagens: 395
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por LFN » 08 abr 2016, 20:50

Deduzo então que com alguns cuidados é perfeitamente possível fazer viagens longas mantendo velocidades de cruzeiro razoáveis. Designadamente, a cada 100-120 km antes de parar para abastecer, andar uns kms mais devagar para recuperar a bateria. Mais questões:

Se a 70-80 kmh o carro consegue recuperar SOC e a 110-120 kmh perde algum SOC, podemos deduzir que a velocidade a que ocorre equilíbrio em terrenos mais ou menos planos é da ordem dos 90-100 kmh?

A melhor técnica seria a de ir sempee a essa velocidade de equilíbrio ou a maior velocidade e com o tal abrandamento uns km antes de abastecer?

Quantos km a 70-80 kmh são precisos para recuperar de um SOC residual até aos 70%?

Em situações de apoio ligeiro do REX o motor é muito audível? E quando vai a trabalhar a fundo?

Obrigado!

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2577
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por alexmol » 08 abr 2016, 22:03

Pelo que me recordo o REx trabalha sempre à mesma rotação, produzindo potência constante. Mas o snowman que confirme.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por snowman » 09 abr 2016, 00:08

As viagens longas são possíveis até ao infinito, considerando que há sempre uma bomba de gasolina. E há que considerar que haja carregamentos algures, nas áreas de serviço, nos restaurantes ou quando se fica para pernoitar…
A 90 km, acaba por perder SOC, mas lentamente e nem sempre é plano, desce ou sobe…
A recuperação do SOC depende de cada situação, não se pode generalizar.
O REX ouve-se. E tem pelo menos dois níveis de rendimento, um mais audível do que o outro. O que não quer dizer que tenha dois níveis de rendimento. Pode ser que se esforce mais para ter o mesmo desempenho. Quando pára, o sistema fica em arrefecimento.
Já aconteceu o sistema ficar em refrigeração antes de começar a carregar, devido à alta temperatura (Verão)…
Também posso dizer que quanto mais lento o carregamento mais Km carrega. O meu máximo foi 170 Km de REX e igual de autonomia elétrica. Mas logo a seguir a arrancar, a autonomia desceu consideravelmente.
Um dos testes que farei em breve é viajar, completamente carregado e esgotar a bateria e depois o REX. Levo um gerrican com 10l de gasolina para não ficar algures… e testo a autonomia máxima do carro a velocidade estabilizada, em princípio a 90 km/h. Depois dou notícias.
Tenho várias atualizações para fazer por aqui, mas o tempo não tem sido amigo. Vou lendo as novidades e pouco mais…
Abraços.

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por Volt » 22 mai 2016, 13:41

Desculpem. Só agora vi estas mensagens.

Já fiz 600 km seguidos a 130 kph parando +\- de 100 em 100 para reabastecer o REx. Perdia uns 10% de carga entre abastecimentos. Deu para ir e vir da capital ao Algarve em menos de 3 horas para cada lado. Quando estava a chegar ainda tinha carga de sobra e desliguei o REx nos últimos km, pois não gosto de poluir quando nem preciso.

O REx tem várias potências de funcionamento. As primeiras são relativamente silenciosas. Quando vamos em velocidade mais elevada, o carro percebe que precisa de gerar mais energia e começa a trabalhar em altas rotações, aumentando o barulho (em AE não se nota tanto por causa da velocidade, mas quando vamos parar nas AS para abastecer, ouve-se muito bem)... Não me incomoda muito, pois são situações de excepção.

Também os i3 REx têm manutenção incluída nos primeiros 5 anos de vida, e extensíveis por um valor que desconheço.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

LFN
Mensagens: 395
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por LFN » 22 mai 2016, 15:30

Volt Escreveu:Desculpem. Só agora vi estas mensagens.

Já fiz 600 km seguidos a 130 kph parando +\- de 100 em 100 para reabastecer o REx. Perdia uns 10% de carga entre abastecimentos. Deu para ir e vir da capital ao Algarve em menos de 3 horas para cada lado. Quando estava a chegar ainda tinha carga de sobra e desliguei o REx nos últimos km, pois não gosto de poluir quando nem preciso.

O REx tem várias potências de funcionamento. As primeiras são relativamente silenciosas. Quando vamos em velocidade mais elevada, o carro percebe que precisa de gerar mais energia e começa a trabalhar em altas rotações, aumentando o barulho (em AE não se nota tanto por causa da velocidade, mas quando vamos parar nas AS para abastecer, ouve-se muito bem)... Não me incomoda muito, pois são situações de excepção.

Também os i3 REx têm manutenção incluída nos primeiros 5 anos de vida, e extensíveis por um valor que desconheço.
Qual foi a abordagem a essa viagem, ligar o REX aos 75%, certo? Não houve carga intermédia no algarve? Qual foi a média de combustível gasto, uns 7 ou 8 litros aos 100 km?

Obrigado pela partilha.

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Mensagem por Volt » 22 mai 2016, 15:43

Sim, foi isso mesmo. Por distracção apenas liguei o gerador aos 70%. Dependendo do andamento, tanto fazemos 5, como 10 litros aos 100. Nessa viagem fiz média de 7, mas inclui uma carga completa à partida.

Não tive tempo nem oportunidade para carga intermédia.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Responder

Voltar para “BMW i3”