Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 10 ago 2016, 11:40

rdias Escreveu:137 kms... média de 87 kmh ... vies-te a 100, 110 ?
Muito poucas vezes... a "Moda" da viagem foi mais na ordem dos 95km/h.

Essa Moda de 115km/h foi mais no trajeto seguinte Pombal - Aveiras...mais logo ou amanhã coloco mais detalhes....
almeidajac Escreveu:Viva, pessoal, recomendo utilizarem a aplicação Geo Tracker para Android (não sei se tem para iOS) para registarem o declive do percurso, assim como outros dados. Seria útil para comparar trajetos ida-volta, e afins. Aqui vai um exemplo de uma viagem que fiz recentemente https://postimg.cc/image/45lsx7ilj/. Podem também ver o meu DB http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=54&t=5288.
Desta vez usei... várias vezes falei desses aspectos, nunca me lembrei de procurar uma aplicação :doh:

Não olhei para os resultados.... espero que tenho ficado ok.

Quando conseguirmos medir a força do vento aí serão resultados cientificos! :D

Avatar do Utilizador
almeidajac
Proprietário i3
Mensagens: 33
Registado: 14 jul 2016, 14:20
Data de fabrico: 31 out 2015
Capacidade bateria: 60Ah

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por almeidajac » 11 ago 2016, 11:58

rimsilva Escreveu:
almeidajac Escreveu:Viva, pessoal, recomendo utilizarem a aplicação Geo Tracker para Android (não sei se tem para iOS) para registarem o declive do percurso, assim como outros dados. Seria útil para comparar trajetos ida-volta, e afins. Aqui vai um exemplo de uma viagem que fiz recentemente https://postimg.cc/image/45lsx7ilj/. Podem também ver o meu DB http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=54&t=5288.
Desta vez usei... várias vezes falei desses aspectos, nunca me lembrei de procurar uma aplicação :doh:

Não olhei para os resultados.... espero que tenho ficado ok.
Viva rimsilva, e onde estão esses resultados? :) No programa Geo Tracker tem uma opção de exportar para ficheiro .gpx e depois utilizar o site http://utrack.crempa.net/ para criar um relatório todo catita, ou simplesmente, tirar um screenshot ao resultado da viagem diretamente do seu telemóvel.
rimsilva Escreveu:Quando conseguirmos medir a força do vento aí serão resultados cientificos! :D
Hmm... :think: vou investigar...! LOL! :D :D :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 11 ago 2016, 21:03

Calma... :)

Com tantas horas em viagem sobra pouco para trabalhar, não tive tempo para trabalhar os dados...

Mas também não é preciso muita coisa, isto de fazer (por exemplo) Lisboa Porto resume-se ao seguinte:

Lisboa - Aveiras, ultrapassas tudo e todos;

Aveiras - Pombal, ultrapassas os camiões ;

Pombal - Casa, sou ultrapassado pelos camiões!

Status :charging @ Pombal - 91%...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por pemifer » 11 ago 2016, 23:35

rimsilva Escreveu:Calma... :)

Com tantas horas em viagem sobra pouco para trabalhar, não tive tempo para trabalhar os dados...

Mas também não é preciso muita coisa, isto de fazer (por exemplo) Lisboa Porto resume-se ao seguinte:

Lisboa - Aveiras, ultrapassas tudo e todos;

Aveiras - Pombal, ultrapassas os camiões ;

Pombal - Casa, sou ultrapassado pelos camiões!

Status :charging @ Pombal - 91%...
Excelente narrativa! :lol: :clap: :lol: :clap:
Estou a imaginar acontecer-me o mesmo :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 12 ago 2016, 13:57

PARTE 1 - VN Gaia - Pombal - 137km
rimsilva Escreveu:Chegada a Pombal

Imagem

Quase que tinha um ataque do coração... Posto desligado!

Mas já está a "papar" do outro lado... :)
Para terem uma ideia de como é o relevo da viagem e do possivel influência do mesmo no rendimento do carro e consequentes médias, coloco os graficos da aplicação segerida pelo almeidajac e os dados resultantes da aplicação do site http://utrack.crempa.net/

Elevação:

Imagem

Velocidade::

Imagem

Em termos de resumos da viagem, os dados apresentados são próximos do computador de bordo, média de 88km/h, tendo percorrido 137km, chegando com uma autonomia de 5km.
O percursos até é equilibrado em termos de subidas e descidas e a altitude máxima não é tão elevada quanto isso, vão verificar que no trajeto seguinte a realidade é bem diferente, mas tem uma atenuante, que é a distância!

Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 15 ago 2016, 23:41

PARTE 2 - Pombal - Aveiras - 121km

Imagem

Este percursos da viagem até LIsboa, mostra que a distância (confortável) a percorrer em ritmo de AE se situa na casa dos 120km de distância (mais coisas menos coisa), dependendo do tipo de percursos e condições climatéricas.


Imagem

Comparativamente ao percurso anterior, a média é bem mais elevada, apesar da elevação ser mais exigente. São 121km exclusivos em AE (à partidada a bateria estava com 99% de carga e a autonomia ficou nos 2km), na percurso anterior dos 137km, com 130km AE e 7 de casa até à A1 (a partida foi realizada com bateria a 100% e à chegada tinha 5km de autonomia).

Imagem

A chegada a Lisboa regista 3h34min de viagem, no entanto a duração está influênciada pela necessidade de carregar no sentido contrário da AE na area de Serviço em Pombal.

Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 26 set 2016, 15:12

Na Semana passada fiz nova viagem a Lisboa (alguns lembram-se certamente das peripécias para encontra um posto de carregamento durante o dia), não vou colocar novos print para não me tornar repetitivo.

Senti que o vento foi um factor contra, bem como o tempo de carregamento no PCR de Pombal (para a mesma carga, um tempo de carga superior em 7/8 min), dessa forma a viagem com melhores resultados foi a que realizei em Agosto.

A única nota de registo foram os "calafrios" nos últimos km's... pouco antes da estação de serviço da A1 em VN de Gaia fiquei com 2km de autonomia... reduzi a velocidade para 65km/h, aproveitei as descidas e cheguei a casa +- 7km depois com os mesmo 2km (a meio do percurso ainda chegou a 1km) :)

Aguardo com alguma "ansiedade" a chega de mais postos à A1 para testar 2 cargas mais distribuídas (ou 3 cargas) para tentar uma média velocidade mais elevada e reduzir o tempo de viagem.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por VETL » 26 set 2016, 15:16

rimsilva Escreveu:...A única nota de registo foram os "calafrios" nos últimos km's... pouco antes da estação de serviço da A1 em VN de Gaia fiquei com 2km de autonomia... reduzi a velocidade para 65km/h, aproveitei as descidas e cheguei a casa +- 7km depois com os mesmo 2km (a meio do percurso ainda chegou a 1km) :)...
Ui! Outro com calafrios a chegar a Gaia????
Essa chegada a Gaia para os i3 tem aí um segredo qualquer...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 26 set 2016, 16:39

Parece que sim... :lol:

Agora fora de brincadeiras, são coisas distintas, pelo que percebi a situação do João aconteceu com o carro parado (pelo menos as imagens mostram o display a zero) e a queda da autonomia de forma considerável.

É um carro com perto de 100.000km, enquanto que o meu está perto dos 11.000km :)

Eu é mais por andar no fio da navalha entre Pombal e casa... 140km com a maior velocidade possível, com a autonomia no limite.

Ainda no verão numa chegada a Pombal foi parecido, a 7km da chegada tinha 4km, quando vi aquela subida antes da estação de serviço voltaram os "calafrios", reduzi a velocidade para uns 60km/h e lá cheguei com 1 ou 2 km, felizmente deu para carregar logo, se tivesse de abastecer no outro sentido como em Agosto, poderia não ter lá chegado...

Tenho de me deixar destas "aventuras".

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por mjr » 26 set 2016, 17:01

A falta que faz um i3Spy...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”