Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 28 dez 2016, 01:39

Bem, o que aconteceu na realidade é que fiz um pouco mal os cálculos.

O trajecto habitual de minha casa até Pombal são 137/8km.

Em teoria para um bateria de 22kW, com um gasto médio de 15kW/100km, faria aproximadamente 150km, por isso apontei para os 14,5 de média para ter alguma segurança, mas a realidade foi dura e tive de baixando o ritmo nos últimos 30km, até que cheguei com uma média de 14,1kW gastos.

Mas na realidade verifiquei neste DB que uma das viagens anteriores o gasto rondou os 13,8kW.

Desta forma as temperaturas muito baixas não foram assim tão relevantes como eu pensava, mas julgo que influenciou porque baixou imenso a velocidade média (NOTA: todas as viagens têm sido feitas nas mesmas condições: modo ECOPRO+)

O resultado foi novamente um final difícil, com níveis muito baixos de bateria e que teve um desfecho, digamos sobressaltado.

Tenho de carregar sempre no lugar do lado direito (por causa da "mangueira" ser um pouco curta), mas quando cheguei esse lugar estava ocupado por um CI, parei o carro um pouco mais à frente para estacionar de traseira, quase ao mesmo tempo chega o fulano para tirar o carro, mas o meu já não saiu do sítio... Ligava o carro, mas nem modo D nem R, nada.

Lá tive de pedir ajuda para o carro ser empurrado até ao lugar de estacionamento :)
Última edição por rimsilva em 28 dez 2016, 10:51, editado 1 vez no total.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 28 dez 2016, 10:51

A bateria não tem os 22kW disponíveis, tem para aí 19kW sendo já os 19kW um valor bastante optimista.
por isso os teus cálculos não batem certo e andares a ficar apeado...

Existe um menu especial que te indica o total de bateria disponível, procura no youtube existe bastantes videos a mostar como se faz.

19kW a 14.5kW de média vai-te dar qq coisa como 131km de autonomia...que diga-se é o valor real do I3 de 22kW.

Não tendo onde carregares pelo caminho, tens de tentar melhor a tua economia, se possível.
Se conseguires fazer médias de 13kW já vais conseguir chegar ainda com alguns km para gastar... ;)

Boa sorte.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 28 dez 2016, 15:30

nbairro Escreveu:A bateria não tem os 22kW disponíveis, tem para aí 19kW sendo já os 19kW um valor bastante optimista.
por isso os teus cálculos não batem certo e andares a ficar apeado...

Existe um menu especial que te indica o total de bateria disponível, procura no youtube existe bastantes videos a mostar como se faz.

19kW a 14.5kW de média vai-te dar qq coisa como 131km de autonomia...que diga-se é o valor real do I3 de 22kW.

Não tendo onde carregares pelo caminho, tens de tentar melhor a tua economia, se possível.
Se conseguires fazer médias de 13kW já vais conseguir chegar ainda com alguns km para gastar... ;)

Boa sorte.
Tinha ideia que seria real, porque a capacidade teórica seria de 24kW, mas faz sentido o que dizes.
Vou então procurar esses vídeos. Aquilo que encontrei pela net (e até já foi aqui falado) são uns menus manhosos que aparecem em alemão (salvo erro), mas com o carro é novo, nem me aventuro a mexer.

Li também sobre uns hacks que poderiam ser feitos ao nível do software.
Nunca fiquei apeado, mas já varias vezes (na A1 quase sempre) chego nos limites, com o objetivo de reduzir o mais possível o tempo de viagem.

Este print é o resultado da última viagem que referi no post anterior.
Imagem

Olhando aos teus cálculos (que fazem todo o sentido), neste caso a capacidade da bateria rondaria os 19,45kw.

Em conclusão para este trajeto de 138km, tenho de apontar para uma média no intervalo entre 13,5kW e 13,8Kw (máximo), isto claro sem ter em conta outros fatores que possam estar contra, como o vento, chuva, etc…

Obrigado pela chamada de atenção!

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 28 dez 2016, 17:22

um video bom é este.

https://www.youtube.com/watch?v=tw5i1Ki-RpY

mesmo assim este menu de serviço do I3 mostra a capacidade da bateria, o mais perto possível do real sendo que a única maneira de calcular mesmo o valor real é com o famoso teste de ficha ;)

Devias de ir tipo 1 vez por mês registar o valor que está nesse menu para poderes registar a degradação da bateria, e até punhas aqui no forum que era bem fixe.

Ps: eu não tenho nenhum i3...mas como gostava muito de ter já li tanto e vi tanto sobre i3 e afins que já começo a saber algumas coisas.

Força aí!

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 31 dez 2016, 01:41

Hoje tive algum tempo para ver a informação da capacidade da bateria.

Bate certo com os cálculos da última viagem casa - Pombal de 138km.

[img]http://i.imgur.com/EUZViSM.jpg[/img]

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 02 jan 2017, 10:10

:clap: Boa !

Assim com esta informação consegues fazer as contas e controlares melhor os gastos.

Ao que parece estás com estado de baterias dito, normal, e ainda bem !

cumprimentos,

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 02 jan 2017, 16:14

nbairro Escreveu::clap: Boa !

Assim com esta informação consegues fazer as contas e controlares melhor os gastos.

Ao que parece estás com estado de baterias dito, normal, e ainda bem !

cumprimentos,
Obrigado.

Parece-me que esta percentagem deve ser gerida pela BMW em função da garantia que dão à baterias, com a actualização do software dos carros vão gerindo a capacidade, para que no final dos 8 anos os 70% estejam mais ou menos garantidos.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 02 jan 2017, 17:17

Existe malta em outros foruns a fazer a consulta mensal, e conseguem detectar as variações da bateria e assim ter uma noção de como está a evoluir a degradação.

Mas sim é possível que este valor seja aldrabado pela BMW, mas isso é como em tudo o qual seja de difícil acesso e validação.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 02 jan 2017, 17:22

Era bom comparar-se com i3 mais antigos e com mais klms, para se perceber a degradação de cada 1.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 02 jan 2017, 17:27

Fil Escreveu:Era bom comparar-se com i3 mais antigos e com mais klms, para se perceber a degradação de cada 1.
Eu se conseguir comprar um importado, muito provavelmente de 2014, dps faço o teste para ver o valor que dá.

Estou a tentar encaixar o meu bugget com um i3...rex de preferência pois aqui no centro os PC são raros.

Responder

Voltar para “BMW i3”