Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por BrunoAlves » 12 fev 2017, 21:16

Nem instalados sequer ;) Mas está previsto, ele fará a experiência nessa altura
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 12 fev 2017, 23:33

BrunoAlves Escreveu:Nem instalados sequer ;) Mas está previsto, ele fará a experiência nessa altura
Exatamente, gostava de fazer este teste no final deste mês, mas parece-me que será difícil.

Se não der no sentido N/S, no sentido contrário já o posso fazer (Santarém - Pombal - Antuã).

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 04 mar 2017, 02:01

Venho então mostrar os resultados da ultima "experiência" que referi no post anterior.

No sentido N/S fiz 4 paragens, não por necessidade, mas pelo regresso, porque queria ter maior percentagem de bateria para o dia seguinte voltar até Aveiras.

Mais paragens (4 cargas mais curtas em vez de 2 mais curtas), permitem maiores médias, mas os ganhos são pouco significativos em termos de tempo total de viagem, como referi na viagem anterior.

Já estava convencido que a bateria é curta para trajectos em AE (Porto-Lisboa), quando não se pretende um ritmo mais de passeio.

Quanto maior o tamanho da bateria, mais o conforto como é óbvio, pessoalmente acho que apenas baterias acima dos 40kWh é que vão permitir as tais viagens sem ser em ritmo de "passeio".

Apesar destas condicionantes, fiquei satisfeito com a ultima experiência realizada, com as seguinte paragens: (Santarém - Pombal - Antuã).

O facto de ter os 315km mais distribuídos em termos de cargas é o ideal e ficar no meio termos entre as 2 ou 4 paragens que fiz anteriormente.

Lisboa- Santarém- 97km
Santarém - Pombal - 80km
Pombal - Antuã - 91km
Antuã - Casa - 46km

Com ar condicionado ligado até Antuã (este foi um dos aspectos que me deixou muito satisfeito), foi possível atingir uma média de 104km/h no final!

Imagem

Infelizmente não ficou gravado o troço mais longo, mas coloco o segundo trajecto:

Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 05 mar 2017, 20:03

na semana passada o RD recebeu este "miminho":

Imagem

Imagem

Vamos lá ver se vou ter alguma dor de cabeça para resolver... Olhando a quem terei de pedir responsabilidades (Infraestruturas de Portugal, Ex Refer), não vai ser muito fácil.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Flyer » 05 mar 2017, 20:09

é complicado pedir responsabilidades, pois cabe a nós o ónus da prova, mas para ter alguma garantia de sucesso, teria de ser com queixa feita no momento em que ocorreu. :(
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 05 mar 2017, 20:14

Flyer Escreveu:é complicado pedir responsabilidades, pois cabe a nós o ónus da prova, mas para ter alguma garantia de sucesso, teria de ser com queixa feita no momento em que ocorreu. :(
Sim, foi o que fiz.

Fui à PSP (mais pelo perigo que podia representar para quem pudesse ir a pé e acontecer o mesmo), aconselharam-me a voltar ao local, ligar para o 112 e chamar um carro patrulha.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rnlcarlov » 06 mar 2017, 12:48

Mas ao certo o que foi isso? Sinceramente à primeira vista parecia que tinha sido um pássaro bem grande com problemas de intestinos.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 06 mar 2017, 15:41

rnlcarlov Escreveu:Mas ao certo o que foi isso? Sinceramente à primeira vista parecia que tinha sido um pássaro bem grande com problemas de intestinos.
Há grande passarão de intestinos de ferro! :lol:

Foi ao passar no túnel de baixo na linha de comboio da estação das Devesas em Gaia.

Estava a circular um comboio de mercadorias, no momento em que o eu (e outros carros) estava estavam a atravessar o túnel e eu fui o contemplado com a queda de um pedaço da ponte, cheio de lama que se desfez ao bater no carro (pareciam pequenos pedaços de barro).

Na 2ª foto é bem visível pelo menos 4 marcas do impacto que danificou a espécie de verniz que cobre o carbono do tejadilho.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 06 mar 2017, 16:24

Com calma tudo se resolve. O estrago é visível mas a reparação não deve ser complicada.

Boa sorte;)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 10 mar 2017, 01:38

Evolução da capacidade útil da bateria:

29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km

Um pouco estranha esta evolução, não estou a perceber muito bem este "padrão".

Responder

Voltar para “BMW i3”