Experiências com o meu i3 - RD

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 19 jun 2017, 23:47

Quase a fazer 15 meses de existência, atingiu hoje a marca dos 30.000km
Evolução da capacidade util da bateria:

29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km
05.06.2017 - 19,3 kWh - 29.102km
Anexos
IMG_20170619_101415.jpg
IMG_20170619_101415.jpg (153.21 KiB) Visto 3867 vezes

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 20 jun 2017, 00:19

Tens andado bem! Alguma queixa?

Tens interesse em trocar pelo novo i3?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 20 jun 2017, 10:23

Nada a apontar adoro conduzir o carro, tem aquele disparo dos electricos, o silêncio e suavidade na condução... praticamente não uso o travão, gosto de abrabdar e "travar" o carro com a regenação, é uma das sensações que mais me agrada....

De uma forma natural vamos adaptando a nossa forma de conduzir ao tipo de carro, a média nos primeiros tempos (talvez 8/10 meses) estava em 14,5 kWh/100km, agora está nos 12,4 kWh... de forma natural.

Desde o inicio sempre pensei que mais tarde ou mais cedo iria trocar a bateria na marca ou fora (acredito que com o tempo, isso será natural e fácil de acontecer), se não fui o primeiro, fui dos primeiros a ter em mãos um orçamento da BMW para upgrade da bateria, mas 10.000€, quando o meu carro tinha 11.000km estava fora de questão. A tendência será o valor ir baixando, tive conhecimento que na Europa uns 2 ou 3 meses depois alguém trocou por 8000€.

O "stress" do range (e da espera para carregamento) é mais para quem eu levo do que propriamente comigo... Apesar da nova bateria ser exelente, com o tempo fui ficando com duvidas se não seria melhor esperar por as de 120 Ah, tudo depende do negócio em sim, sem valores concretos não vale a pena fazer cenários...
Depois há outra variante que antes de ter o carro não sabia, mas que agora acho muito importante, que é capacidade do carro suportar carregamentos mais rápidos, por exemplo, se eu colocar uma bateria de 33 Kwh no meu carro, vou continuar a carregar a 32A monofásico, enquanto o novo modelo carregar a 11 Kw trifásico.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por BrunoAlves » 20 jun 2017, 11:20

Em relação à velocidade de carregamento, eu até sou da opinião que é melhor os 32A monofasico do que os 11kW trifásicos. É que 11kW trifásicos são só 16A monofasico. Se não tiveres trifásico à mão, e pela minha experiência é mais normal não ter, carregas muito mais devagar.

22kW é que é mesmo melhor, o melhor dos dois mundos ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 21 jun 2017, 12:06

BrunoAlves Escreveu:Em relação à velocidade de carregamento, eu até sou da opinião que é melhor os 32A monofasico do que os 11kW trifásicos. É que 11kW trifásicos são só 16A monofasico. Se não tiveres trifásico à mão, e pela minha experiência é mais normal não ter, carregas muito mais devagar.

22kW é que é mesmo melhor, o melhor dos dois mundos ;)
O meu objectivo seria carregar de forma mais rápida fora de casa, com baterias maiores carregar apenas a 7,4 kW seria demorado. Penso que o objectivo do novo i3 em carregar a 11 kW trifásico foi o de carregar 100% da bateria em 3h o mesmo que faz o i3 de 60 Ah.

Não tenho grandes conhecimentos nessa area, mas o novo i3 de 94 Ah não carregar em 32A monofásico também? Num postos de 7.4 kW monofásico vai carregar a metade da potência? Não me parece...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por Fil » 21 jun 2017, 15:54

Segundo li, tem dois carregadores, um de 7.4 kW e outro de 11kW, logo carrega no máximo em ambas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por mjr » 21 jun 2017, 19:51

Tem um carregador que carrega 3x16A ou 1x32A. É uma excelente solução.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 21 jun 2017, 22:16

mjr Escreveu:Tem um carregador que carrega 3x16A ou 1x32A. É uma excelente solução.
Isso é uma afirmação? Fico com dúvidas se a primeira palavra foi escrita com intenção ou ser "ter".

Acredito que seja assim, mas consigo confirmar com a BMW sem problemas.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por nbairro » 23 jun 2017, 12:47

rimsilva Escreveu:Quase a fazer 15 meses de existência, atingiu hoje a marca dos 30.000km
Evolução da capacidade util da bateria:

29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km
05.06.2017 - 19,3 kWh - 29.102km
Estas leituras são feitas quando a bateria está a 100% ?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Mensagem por rimsilva » 23 jun 2017, 14:02

nbairro Escreveu:
rimsilva Escreveu:Quase a fazer 15 meses de existência, atingiu hoje a marca dos 30.000km
Evolução da capacidade util da bateria:

29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km
05.06.2017 - 19,3 kWh - 29.102km
Estas leituras são feitas quando a bateria está a 100% ?
Não posso garantir que foram todas a 100%, no entanto as ultimas 3 ou 4 foram a 100%.

Responder

Voltar para “BMW i3”