Perda de capacidade do i3

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Perda de capacidade do i3

Mensagem por mjr » 24 mai 2016, 15:18

Este tópico junta alguns posts sobre o tema que estavam no DB do João, para continuar aqui a discussão sobre o tema.

Volt, para minimizar o erro das estimativas precisamos que o início de carga seja com o mínimo possível de SOC e o fim de carga com o máximo. Consegues filtrar os dados para só mostrar estimativas de capacidade quando o SOC de início, por exemplo, é menos que 10% e o SOC de fim maior que 90%? Perfeito seria inícios de carga muito perto de 0% de SOC e fins de carga a 100% de SOC.
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Volt » 25 mai 2016, 17:15

Sim. Mas fiz ainda outra coisa...

Primeiro coloquei uma segunda série com apenas os carregamentos superiores a 90%. Pontos e linha roxos (SOC 90o). A linha de tendência ficou igual (a tendência mantém-se como esperado), embora com valores inferiores.
Depois fiz o mesmo mas sem contabilizar as contagens do contador antigo. A linha de tendência melhorou imenso, como esperava. Pontos e linha mais escuros (SOC 90c).
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Depois quis fazer mais, pois os carregamentos de 90% são poucos (apenas 25 com o contador actual), daí que fiz um novo gráfico com estas linhas de SOC 90 e mais uma de 70. Podemos ver a tendência para os 100 mil km.
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Esta linha de SOC 70 diz que em 100 mil km vamos dos 22 kWh aos 16 kWh para carregar 100% do i3. Ora, isto é uma extrapolação. O real mesmo, é verificar que aos +/- 27 mil km estava com 20,5 kWh e aos +/- 50 mil com 19 kWh.

:-).
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por mjr » 25 mai 2016, 17:55

Muito interessante mesmo!

Com esses dados, e considerando que em novo seriam os 22kW.h, daria com o SOC70 (mais favorável) 28% de degradação ao fim de 100k km (quantos anos até aos 100k desde novo?). Parece-me exagerado. Será real?
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Volt » 27 mai 2016, 02:18

A minha média no i3 vai em 2800 km mensais. Tem vindo a baixar (e assim vai continuar pois é Verão, tempo de férias e de dar uso a outros veículos), mas deverei fazer os 100 mil antes do Verão de 2018. Antes de fazer 4 anos.
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por mjr » 27 mai 2016, 12:07

A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?

Tem aqui um teste feito nos EUA a um i3 e que em 3 meses e meio perdeu 3% de capacidade (total, não útil):

https://avt.inl.gov/sites/default/files ... yi5486.pdf

É pena ainda só terem uma medição, na próxima já dará para ter uma ideia mais concreta da degradação. Extrapolando para 12 meses daria 10% de degradação no primeiro ano, o que é basicamente igual ao Leaf mk1 no primeiro ano.

É quase certo que a BMW vai começar a libertar capacidade para evitar problemas com garantias. Há até indicações de que já o fez, pelo menos parcialmente. Mesmo assim, os 8 anos para quem faz poucos km podem dar direito a bateria nova.
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Volt » 27 mai 2016, 13:41

mjr Escreveu:A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?
160 mil, se bem me recordo.
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por zeuz » 28 mai 2016, 18:42

mjr Escreveu:A garantia da bateria é de 8 anos ou 100k km, certo?
Não estarás a fazer confusão com 100k milhas? :geek:
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por mjr » 28 mai 2016, 19:01

Só se a BMW também estiver a fazer confusão :-P
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por zeuz » 29 mai 2016, 03:07

(Y)

Geralmente falasse em 100k milhas / 160k km, daí a pergunta. ;)
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Re: Perda de capacidade do i3

Mensagem por Spin » 09 mai 2018, 15:11

Volt Escreveu:A minha média no i3 vai em 2800 km mensais. Tem vindo a baixar (e assim vai continuar pois é Verão, tempo de férias e de dar uso a outros veículos), mas deverei fazer os 100 mil antes do Verão de 2018. Antes de fazer 4 anos.
Boas Volt,

Como estamos quase à bica do Verão, será que a previsão de maio de 2016 se concretiza? :think:

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