Re: Perda de capacidade do i3
Enviado: 17 mai 2018, 17:36
O meu i3 vai fazer 5 anos este ano (dezembro) foi dos primeiros.
Comprei em segunda mão, importado da Alemanha com 35 mil km.
Aquele menu XPTO batt kappmax , quando o carro me foi entregue acusava, 18.6kWh.
Hoje com mais 20 mil km em cima está a acusar 16.6kWh ...
A degradação foi brutal a meu ver, e eu noto isso e bastante, a autonomia baixou bastante pois 2kW ainda é alguma coisa.
Já andei a ver vários foruns, e acho que a bateria dos i3 perde mais autonomia com a idade de com os ciclos de carregamento.
De referir que BMW i3 deixar carregar até 100% nunca carrega a bateria por completo, foi uma salvaguarda que todos os EV tem, acho eu.
Bem como fazer uma descarga até 0% a bateria nunca ficar efectivamente a 0%, é aí que entra em acção os tais 4kWh que estão escondidos nomalmente as marcas mete ultimos 5% como 0% e os 95% como os 100%. Por isso a degradação por ciclos nunca é tão grande pensamos, e penso que seja mais pela idade da química das baterias do que pelos ciclos.
Isto baseado na minha experiência, pois tenho um i3 com quase 5 anos e só tem 55mil km.
Comprei em segunda mão, importado da Alemanha com 35 mil km.
Aquele menu XPTO batt kappmax , quando o carro me foi entregue acusava, 18.6kWh.
Hoje com mais 20 mil km em cima está a acusar 16.6kWh ...
A degradação foi brutal a meu ver, e eu noto isso e bastante, a autonomia baixou bastante pois 2kW ainda é alguma coisa.
Já andei a ver vários foruns, e acho que a bateria dos i3 perde mais autonomia com a idade de com os ciclos de carregamento.
De referir que BMW i3 deixar carregar até 100% nunca carrega a bateria por completo, foi uma salvaguarda que todos os EV tem, acho eu.
Bem como fazer uma descarga até 0% a bateria nunca ficar efectivamente a 0%, é aí que entra em acção os tais 4kWh que estão escondidos nomalmente as marcas mete ultimos 5% como 0% e os 95% como os 100%. Por isso a degradação por ciclos nunca é tão grande pensamos, e penso que seja mais pela idade da química das baterias do que pelos ciclos.
Isto baseado na minha experiência, pois tenho um i3 com quase 5 anos e só tem 55mil km.