DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por Fil » 11 ago 2016, 17:27

Mais um excelente relato e bastante pormenorizado. Só não aprende matemática quem não quer.

Muitos e bons klms, a bordo da máquina de diversões que é o VE ;)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por rimsilva » 12 ago 2016, 09:53

almeidajac Escreveu: Isto só em combustível, adicionando poupança em IUC (ainda assim vou pagar 100€/ano), manutenções programadas (mudar óleo, filtros, etc. a cada 20000km), talvez em pneus -> facilmente chego aos 3.000€ a 3.600 €/ano, se (e sei que vou) poupar em algumas portagens.

Bem, acho que já o disse, e volto a dizer - estou muito contente com a minha aquisição. Devia ter comprado o carro há 2 anos quando ele saiu... :roll: :D
Seguramente que em pneus será menos uma muda para o i3, por isso dependendo do preço dos pneus do CI antigo, pode dar um valor engraçado. Naturalmente que também fiz essas contas e só em seguro é que fico a "perder".

O meu perfil de utilização é diferente, estou a 11km do trabalho (15km quando levo os muidos ao colégio), por isso não faço mais de 50km por dia.

Praticamente não carrego em casa, porque tenho um posto em frente ao local de trabalho, ao fim-de-semana também carrego pontualmente nos postos da Mobi.e.

Neste momento tenho uma média de 2.000km/mês, diria que 5% da carga foi em casa.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por rimsilva » 12 ago 2016, 13:34

rdias Escreveu:
Fil Escreveu:Mais um excelente relato e bastante pormenorizado. Só não aprende matemática quem não quer.

Muitos e bons klms, a bordo da máquina de diversões que é o VE ;)
Fil, 3600 € ao ano, é um numero bonito, mas para inglês ver.

Apresentem sempre os custos de aquisição. Nem que seja tipo... ia comprar um bmw serie 1 e comprei um i3. Ia comprar um megane e comprei um i3. baseado nisto, aqui estão as minhas estimativas de poupança e break even.
Semelhante ao que o Alex fez e chegou ao break even de 35000 kms ano.
Uma coisa mais matemática :D
O ideal até seria na venda do VE após a utilização . Aí até seriam contas mais realistas.

Ainda bem que compram VE mas para quem está de fora e lê não ficar com a informação errada. Matemática do dinheiro que sai e entra todos nós sabemos fazer ;)
Concordo que o valor indicado não é tudo, mas não é (pelo menos para mim) essa lógica de "ia comprar um bmw serie 1 e comprei um i3. Ia comprar um megane e comprei um i3", é mais de: "tenho o carro x que vale y e que ao ano me dá w de despesas, daqui a 2/3 vai dar mais despesas de manutenção", depois é comparar com o excedente que vou ter de dar para um VE, mais a redução de despesas e acrescentar um pózinhos de "compra irracional"...

Já há muitos anos que tinha decidido que o meu próximo carro seria electrico, porque nem só a questão económica contava para mim, depois veio a fase "quero comprar o i3" e por fim foi "este é o momento" para a troca do carro.

Avatar do Utilizador
almeidajac
Proprietário i3
Mensagens: 33
Registado: 14 jul 2016, 14:20
Data de fabrico: 31 out 2015
Capacidade bateria: 60Ah

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por almeidajac » 12 ago 2016, 14:58

rdias Escreveu: Fil, 3600 € ao ano, é um numero bonito, mas para inglês ver.

Apresentem sempre os custos de aquisição. Nem que seja tipo... ia comprar um bmw serie 1 e comprei um i3. Ia comprar um megane e comprei um i3. baseado nisto, aqui estão as minhas estimativas de poupança e break even.
Semelhante ao que o Alex fez e chegou ao break even de 35000 kms ano.
Uma coisa mais matemática :D
O ideal até seria na venda do VE após a utilização . Aí até seriam contas mais realistas.
Viva rdias, estava a ver que ninguém me 'pedia' a minha tabela Excel com todas as contas e mais algumas, incluindo os famosos custos de aquisição, que tanta gente se esquece de considerar. Mas posso lhe dizer que a fase de fazer contas para frente, contas para trás, para os lados, para cima e para baixo, deve ter demorado uns bons 6 meses :doh: e só dava comigo a pensar: "como é que eu, a fazer 40.000 km/ano, não consigo encontrar 'justificação económica' para comprar um VE - se eu não consigo, como é que os outros foristas, que fazem menos, conseguem!".

O tal (o meu) ficheiro tem umas dezenas de colunas e linhas, mas resume-se a isto:
Imagemupload image online
- alguns presupostos básicos:
- duração total viatura 7 anos, antes de investir numas baterias novas
- carregamento gratuito na empresa
- carregamento em casa a 0.20€/kWh
- o tal carro "diesel novo" teria um custo de 23.200€, que na realidade iria ser um Mini One Diesel para aí com 20 a 30.000 km (promoção na altura).
- carro velho, uma BMW 320d 177cv, que só me tem dado chatices há 2 anos para trás.
- valor de retoma do i3 ao final dos 7 anos: 3.500€ (portanto, fui bastante conservador)
- valor de retoma do "diesel novo" ao final dos 7 anos: 6.000€ (foi o que deram pelo meu Toyota Avensis 2.2D-CAT, com 265.000km)

Portanto, em termos de marca (BMW), não é que me tenha deixado grande fã - simplesmente, como tinha decidido que queria um VE com REX, as opções tornaram-se muito limitadas. Como a poupança era grande, em vez de ir para um Leaf, Zoe, etc. (que não têm REX) que eram mais baratos (no custo total), tinha margem para uma viatura mais cara mas com REX.

Agora podemos perguntar - mas vais comparar um i3/rex com um mini one D semi-novo/usado, ou vais comparar aquele com aquele outro - como já se disse, era aquele que na altura estava inclinado e certamente compraria, por isso comparei com aquele (no final, porque ao longo dos 6 meses a lista de carros a comprar era bem extensiva :shock: ). E depois é matemática (que eu adoro) - se comparar com um carro mais caro, mais rapidamente chegava ao break-even, e nem era preciso ir para o Série 1. Se quisermos considerar ao final de 10 anos, ui, então aí a poupança é abismal, o que é que 3.600€ x 10 anos = 36.000€ não comprariam? Um VE para a minha mulher, talvez! Acho que 10 anos a fazer 40.000 km/ano não é realista sem ter que gastar algum dinheiro para manter a viatura, e isso é futurismo!

Eu também fiz a contas ao final de 6, 7, 8, 9 e 10 anos, mas a grandeza de ordem dos valores obtidos era de difícil leitura para o dia-a-dia; depois passei tudo para valores mensais, e aí começaram a fazer mais lógica.

Já se passou quase 1 mês desde que tenho o meu i3, e o que é certo é que já sinto a diferença na minha carteira - menos vazia! E isso é o que importa! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por Fil » 12 ago 2016, 18:28

A matemática é só uma, não existem duas contas possíveis;)

Este assunto já foi debatido várias vezes, e com n exemplos diferentes, e o resultado é sempre o mesmo, colocando obviamente todos os dados, e não comparando smart com model s :D. Em 5 anos recupero todo o investimento no leaf (comprei com 2 anos) e fico com um carro 5 anos mais novo, e da mesma gama que o anterior (megane 1.5dci). Se isto não é poupar, o que será 8-)

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 00€#p35391

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por LFN » 13 ago 2016, 08:33

O pessoal faz demasiadas contas...

Ter um carro de que se gosta e dá prazer em conduzir não justifica que seja mais caro?

Quando se compra um convencional e se opta por um motor mais potente com o custo inerente, o pessoal também anda a fazer contas? Ou quando se compra um premium face a um carro normal? Pois... :D

Cá eu ando de férias no estrangeiro num carro a combustão (gasóleo), quero lá saber que seja mais barato, depois de um cidadão se habituar a a VE/Plug-in isto parece que vibra por todos os lados em aceleração, e só o barulho do motor ao ralenti incomoda e não é pouco.

Isto dos VE/Plug-in é um caminho sem retorno! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por Fil » 13 ago 2016, 19:20

Eu dizia e continuo a dizer que estou a recuperar dinheiro com o carro, algo que é impossível de fazer num ci, onde só se gasta. Os carros da mesma gama do leaf que vi, custavam valores idênticos, uns mais outros menos, mas diferenças de 3 mil € para baixo e para cima. Se tivesse comprado outro carro sem ser o leaf, onde poupava? E ter um carro 5 anos mais novo também não conta? Vi astras, meganes, golfs e por aí fora... nem se compara.

Querem mais exemplos? Vejam as contas do galt ;) http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=380

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por Orlando » 13 ago 2016, 22:16

Fil Escreveu:Eu dizia e continuo a dizer que estou a recuperar dinheiro com o carro, algo que é impossível de fazer num ci, onde só se gasta. Os carros da mesma gama do leaf que vi, custavam valores idênticos, uns mais outros menos, mas diferenças de 3 mil € para baixo e para cima. Se tivesse comprado outro carro sem ser o leaf, onde poupava? E ter um carro 5 anos mais novo também não conta? Vi astras, meganes, golfs e por aí fora... nem se compara.

Querem mais exemplos? Vejam as contas do galt ;) http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=380
Sim cada um faz as contas à sua maneira, mas quando sei que não estou diariamente a comprometer diretamente a saúde de seres vivos com o diesel do cano de escape, sinto-me superhomem. Ainda há fulanos que chegam ao pé de mim e dizem: fiz 30000kms este ano..... como se fossem os maiores...enfim.
Com este calor, aconselho aos incrédulos de beber 20cl de diesel com 3 pedras de gelo de gasolina...hum que bom!
PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAIZ MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO O MUNDO! O PAIZ MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXILIO DOS DEGRADADOS E DOS INDIFERENTES! A AFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HA-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA - SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEIADO!

MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por joaocfgoncalves » 14 ago 2016, 13:04

almeidajac Escreveu:
rdias Escreveu:
- duração total viatura 7 anos, antes de investir numas baterias novas
- carregamento gratuito na empresa
- carregamento em casa a 0.20€/kWh
- o tal carro "diesel novo" teria um custo de 23.200€, que na realidade iria ser um Mini One Diesel para aí com 20 a 30.000 km (promoção na altura).
- carro velho, uma BMW 320d 177cv, que só me tem dado chatices há 2 anos para trás.
- valor de retoma do i3 ao final dos 7 anos: 3.500€ (portanto, fui bastante conservador)
- valor de retoma do "diesel novo" ao final dos 7 anos: 6.000€ (foi o que deram pelo meu Toyota Avensis 2.2D-CAT, com 265.000km)
Grandes contas... Um pormenor. Não vendia o meu i3 ao fim de 7anos por 3500€. Porque vendi um LEON ao fim de 11 anos por 5000€ com 306.000km

De resto ja não faço contas para ninguém que quer poupar em mobilidade. Porque a única solução é o veículo elétrico, sem sombra de dúvida.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por Orlando » 14 ago 2016, 13:24

joaocfgoncalves Escreveu:
almeidajac Escreveu:
rdias Escreveu:
- duração total viatura 7 anos, antes de investir numas baterias novas
- carregamento gratuito na empresa
- carregamento em casa a 0.20€/kWh
- o tal carro "diesel novo" teria um custo de 23.200€, que na realidade iria ser um Mini One Diesel para aí com 20 a 30.000 km (promoção na altura).
- carro velho, uma BMW 320d 177cv, que só me tem dado chatices há 2 anos para trás.
- valor de retoma do i3 ao final dos 7 anos: 3.500€ (portanto, fui bastante conservador)
- valor de retoma do "diesel novo" ao final dos 7 anos: 6.000€ (foi o que deram pelo meu Toyota Avensis 2.2D-CAT, com 265.000km)
Grandes contas... Um pormenor. Não vendia o meu i3 ao fim de 7anos por 3500€. Porque vendi um LEON ao fim de 11 anos por 5000€ com 306.000km

De resto ja não faço contas para ninguém que quer poupar em mobilidade. Porque a única solução é o veículo elétrico, sem sombra de dúvida.
Até que enfim uma pessoa inteligente por cá!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “BMW i3”