Menu escondido i3

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tuela
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Re: Menu escondido i3

Mensagem por tuela » 27 mar 2017, 19:07

O carro ir-se abaixo com um baixo SOC parece ser um bug eventualmente corrigido por nova firmware como indicado em http://bmwi3.blogspot.pt/2017/03/incorr ... dings.html

The 2014 to 2016 i3s have about 19 kWh of usable battery capacity, when new. Like all batteries, as they age they lose capacity. If an i3 battery loses 10% of its original capacity, then the usable capacity is roughly 17 kWh. If the car doesn't properly recognize the loss of capacity, it can miscalculate the remaining state of charge. That is what's happening with some of the older i3s. The onboard battery management system (BMW calls it the SME High Voltage Battery Module) isn't adjusting quickly enough to the capacity loss, and it is overestimating the actual remaining level of charge.

What this means is, if you drive an older i3, you may think you have slightly more range left than you actually do. There have been reports of a few i3 BEV drivers having the car slow down to reduced power mode, then crawling to a halt when the SOC gauge states that there is another 5% or 6% battery available, and 4 or 5 more miles of range still "in the tank." Most i3 BEV owners don't drain the battery to such a low state of charge, so they'd never even know their car is affected by this issue.

...

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rimsilva
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Re: Menu escondido i3

Mensagem por rimsilva » 27 mar 2017, 19:44

Fil Escreveu:Acho que é necessária alguma atenção quando se refere a degradação dos leafs. O mk2 nada tem a ver com o mk1, a degradação é muito inferior, eu diria que dentro do que a maioria das marcas fazem, tirando as de topo. O mk1 saiu em 2010, não se deve comparar com modelos 3, 4 anos depois, pelo menos na minha perspectiva. Relativamente ao i3, há vários relatos de ficarem apeados com socs baixos, quando o carro ainda apresenta carga, das duas uma, ou perdeu essa energia, ou as células estavam muito desequilibradas, mas como já são alguns, parece-me que a degradação é o ponto.

Seja como for, a bateria do i3 é excelente, e os níveis de degradação estão dentro dos melhores modelos, segundo o que tenho lido/visto.

Nada como não ter barras nem leaspy para se achar que está tudo igual ;)
Correcto.

A informação da bateria (real) num i3 não é fácil de se obter.

O mais próximo que se conhece é a capacidade útil que aparece no menu escondido do carro.

Desde o inicio que tenho reservas em relação ao que é indicado, não acho que seja a capacidade real e consequentemente reveladora da degradação da mesma.

Não sei se no meu DB estão os últimos dados que verifiquei, mas os dados não mostram nenhum padrão, os níveis sobem e descem.

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Re: Menu escondido i3

Mensagem por LFN » 27 mar 2017, 20:11

Numa compra de usado ficamos assim na mão de Deus, certo? :D

Pedindo um teste na marca eles dão essa informação ou nem tanto?

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Re: Menu escondido i3

Mensagem por rimsilva » 27 mar 2017, 22:45

LFN Escreveu:Numa compra de usado ficamos assim na mão de Deus, certo? :D

Pedindo um teste na marca eles dão essa informação ou nem tanto?
Como referi (eu pelo menos) desconheço uma forma exacta de apurar estes dados.

O meu carro num grupo do facebook é dos que tem mais capacidade útil (19,6 kWh) com menos 3/4k de km percorridos que a maioria (apresentam 18,8 kWh), mas é também um dos que tem a versão de software mais recente.

Há também o do João Gonçalves com 124.000km com uma capacidade um pouco mais baixa (18.6kWh salvo erro)

Se for possível ter acesso a estes 2 dados já dá para ter mais alguns elementos.

Estando na garantia, fazem esse teste quase de certeza. Infelizmente não conheço ninguém que o tenha feito.

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Re: Menu escondido i3

Mensagem por mjr » 27 mar 2017, 23:00

O teste da tomada se bem feito não falha...

Este problema é semelhante ao dos clones. Estranho a BMW não ter já de origem a estimativa de energia presente no carro corrigida pela tensão das células, mas apenas baseada na capacidade estimada e integração da corrente.
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Re: Menu escondido i3

Mensagem por LFN » 27 mar 2017, 23:15

A diferença que referem dos modelos de 2013 para os de anos seguintes é apenas de firmware e pode ser atualizado, ou há mesmo uma diferença na capacidade máxima útil?

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Re: Menu escondido i3

Mensagem por LFN » 27 mar 2017, 23:18

mjr Escreveu:O teste da tomada se bem feito não falha...
Mas implica conhecer os kWh que leva em novo, certo? Num carregamento avulso é igual ao litro, porque não sabemos qual a carga que foi para a bateria e qual a que foi desperdiçada no carregamento...

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Re: Menu escondido i3

Mensagem por mjr » 27 mar 2017, 23:30

Como base de comparação entre carros é sempre válido. Para avaliar a degradação em relação a novo é de facto necessário fazer esse teste no início. No meu carro em 2011 ainda não tinha 2 semanas e já sabia o valor 8-)
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Re: Menu escondido i3

Mensagem por LFN » 27 mar 2017, 23:34

Em novo quantos kWh vale uma carga completa?

Presumo que possa variar consoante o carregador usado e respetiva potência, certo?

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Re: Menu escondido i3

Mensagem por rimsilva » 28 mar 2017, 00:20

Qualquer dia faço essa questão do teste da tomada, para ver se há relação com a capacidade útil que o carro indica.

Coloco a evolução das consultas que fiz:
29.12.2016 - 19,5kWh - 16.444km (versão software Julho 2016)
18.01.2017 - 19,6 kWh - 17.278km (versão software Novembro 2016)
24.02.2017 - 19,5 kWh - ~20.500km (só consultei)
26.02.2017 - 19,3 kWh - 20.580km
08.03.2017 - 19,6 kWh - 21.399km
Depois da actualização do software a capacidade aumentou, mas não é certo que tenha sido fruto dessa actualização porque os valores desceram e voltaram a subir mais tarde.

Nem todos os carros têm a mesma versão, mas sendo alguma delas crítica, todos os carros são chamados para actualizar.

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