Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 26 ago 2016, 11:41

Há uma indicação de que o i3 pode controlar a temperatura o pack em qualquer situação, mesmo desligado:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =90#p78733

Para não ocupar o DB do rfsa000 com esta discussão criei este tópico.

Há mais testemunhos disto acontecer? É só no Rex? Digo isto porque não deve ser muito agradável num puro VE deixar o carro com 20% de SOC e chegar ao carro e ele não andar. Num Rex e tendo gasolina, menos mal, até pode ser positivo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por rimsilva » 26 ago 2016, 12:54

Deixar o carro com 20%, certamente ao sol, porque o meu já ficou 1 semana com 43% e quando cheguei tinhas os mesmos 43%.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 26 ago 2016, 13:50

O teu é Rex?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por rimsilva » 26 ago 2016, 15:49

mjr Escreveu:O teu é Rex?
Não, é BEV.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por Fil » 26 ago 2016, 16:00

Mas já aconteceu duas vezes ao João, no seu i3 bev, mas com estados de carga muito baixos.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por rimsilva » 26 ago 2016, 16:23

No meu caso o carro ainda não tem 5 meses e está perto dos 10.000km.

Deve depender de muitos fatores: a carga, temperatura ambiente e tempo de paragem.

A partir de amanhã o meu vai ficar 2 semanas parado, vamos ver o que acontece.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 27 ago 2016, 00:44

Provavelmente só ativará com temperaturas ambiente elevadas (>30C?). O caso do João terá sido por isso? Não estou recordado, tinha ideia que os problemas com o dele eram por erro grosseiro na estimação do SOC. Se assim for era importante perceber exatamente o mecanismo, para não apanhar ninguém de surpresa. Infelizmente não há tomadas em todo o lado. Se fizerem no BEV, acho que não o deviam fazer abaixo de certo SOC (25%?), até porque com SOCs baixos a temperatura afeta menos as células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por Orlando » 27 ago 2016, 22:43

mjr Escreveu:Provavelmente só ativará com temperaturas ambiente elevadas (>30C?). O caso do João terá sido por isso? Não estou recordado, tinha ideia que os problemas com o dele eram por erro grosseiro na estimação do SOC. Se assim for era importante perceber exatamente o mecanismo, para não apanhar ninguém de surpresa. Infelizmente não há tomadas em todo o lado. Se fizerem no BEV, acho que não o deviam fazer abaixo de certo SOC (25%?), até porque com SOCs baixos a temperatura afeta menos as células.
E o que terá originado esse erro grosseiro?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 27 ago 2016, 23:13

Só um estudo aprofundado o poderia dizer, mas normalmente os culpados são muitas cargas e descargas parciais seguidas, uma célula defeituosa, degradação mal contabilizada. Mas gostava de ver uma discrição exata do que aconteceu, no tópico do João.

Não parece ter a ver com o sistema de arrefecimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por Orlando » 28 ago 2016, 20:56

mjr Escreveu:Só um estudo aprofundado o poderia dizer, mas normalmente os culpados são muitas cargas e descargas parciais seguidas, uma célula defeituosa, degradação mal contabilizada. Mas gostava de ver uma discrição exata do que aconteceu, no tópico do João.

Não parece ter a ver com o sistema de arrefecimento.
Estás a apontar para um algoritmo errado do bms?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “BMW i3”