Página 1 de 3

Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 26 ago 2016, 11:41
por mjr
Há uma indicação de que o i3 pode controlar a temperatura o pack em qualquer situação, mesmo desligado:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =90#p78733

Para não ocupar o DB do rfsa000 com esta discussão criei este tópico.

Há mais testemunhos disto acontecer? É só no Rex? Digo isto porque não deve ser muito agradável num puro VE deixar o carro com 20% de SOC e chegar ao carro e ele não andar. Num Rex e tendo gasolina, menos mal, até pode ser positivo.

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 26 ago 2016, 12:54
por rimsilva
Deixar o carro com 20%, certamente ao sol, porque o meu já ficou 1 semana com 43% e quando cheguei tinhas os mesmos 43%.

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 26 ago 2016, 13:50
por mjr
O teu é Rex?

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 26 ago 2016, 15:49
por rimsilva
mjr Escreveu:O teu é Rex?
Não, é BEV.

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 26 ago 2016, 16:00
por Fil
Mas já aconteceu duas vezes ao João, no seu i3 bev, mas com estados de carga muito baixos.

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 26 ago 2016, 16:23
por rimsilva
No meu caso o carro ainda não tem 5 meses e está perto dos 10.000km.

Deve depender de muitos fatores: a carga, temperatura ambiente e tempo de paragem.

A partir de amanhã o meu vai ficar 2 semanas parado, vamos ver o que acontece.

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 27 ago 2016, 00:44
por mjr
Provavelmente só ativará com temperaturas ambiente elevadas (>30C?). O caso do João terá sido por isso? Não estou recordado, tinha ideia que os problemas com o dele eram por erro grosseiro na estimação do SOC. Se assim for era importante perceber exatamente o mecanismo, para não apanhar ninguém de surpresa. Infelizmente não há tomadas em todo o lado. Se fizerem no BEV, acho que não o deviam fazer abaixo de certo SOC (25%?), até porque com SOCs baixos a temperatura afeta menos as células.

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 27 ago 2016, 22:43
por Orlando
mjr Escreveu:Provavelmente só ativará com temperaturas ambiente elevadas (>30C?). O caso do João terá sido por isso? Não estou recordado, tinha ideia que os problemas com o dele eram por erro grosseiro na estimação do SOC. Se assim for era importante perceber exatamente o mecanismo, para não apanhar ninguém de surpresa. Infelizmente não há tomadas em todo o lado. Se fizerem no BEV, acho que não o deviam fazer abaixo de certo SOC (25%?), até porque com SOCs baixos a temperatura afeta menos as células.
E o que terá originado esse erro grosseiro?

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 27 ago 2016, 23:13
por mjr
Só um estudo aprofundado o poderia dizer, mas normalmente os culpados são muitas cargas e descargas parciais seguidas, uma célula defeituosa, degradação mal contabilizada. Mas gostava de ver uma discrição exata do que aconteceu, no tópico do João.

Não parece ter a ver com o sistema de arrefecimento.

Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Enviado: 28 ago 2016, 20:56
por Orlando
mjr Escreveu:Só um estudo aprofundado o poderia dizer, mas normalmente os culpados são muitas cargas e descargas parciais seguidas, uma célula defeituosa, degradação mal contabilizada. Mas gostava de ver uma discrição exata do que aconteceu, no tópico do João.

Não parece ter a ver com o sistema de arrefecimento.
Estás a apontar para um algoritmo errado do bms?