Diário de bordo do JRamalho

jfr2006
Mensagens: 1489
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jfr2006 » 08 jan 2018, 11:25

jarama Escreveu:Idade e km a aumentar só o SOH continua em sentido decrescente :-( . Isto promete!
Cerca de 2 meses depois e 6000 km, mais alguns dados para o registo.
Não sei se é do frio ou dos 8% de degradação estimados, já raramente consigo ver mais de 205 km no GOM, mesmo com andamentos muito comedidos...
Falta umas CR para aquecer as baterias ;) Como andam as médias de consumo? Mesmo com bomba de calor, tenho notado que o aquecimento aumenta a média de forma brutal e as minhas médias andam muito mais elevadas.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 724
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por LuisG » 08 jan 2018, 12:31

Confirmo, sem grandes descuidos de manhã tenho quase sempre médias de 16.
Hoje de manhã, tinha 224km`s no GOM, mas ontem aqueceu as orelhas com uma CR ;)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

jarama
Mensagens: 41
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 08 jan 2018, 13:15

jfr2006 Escreveu:
jarama Escreveu:Idade e km a aumentar só o SOH continua em sentido decrescente :-( . Isto promete!
Cerca de 2 meses depois e 6000 km, mais alguns dados para o registo.
Não sei se é do frio ou dos 8% de degradação estimados, já raramente consigo ver mais de 205 km no GOM, mesmo com andamentos muito comedidos...
Falta umas CR para aquecer as baterias ;) Como andam as médias de consumo? Mesmo com bomba de calor, tenho notado que o aquecimento aumenta a média de forma brutal e as minhas médias andam muito mais elevadas.
Já concluí que o que aparece no CB é para esquecer! Ou então meto-lhe mais vinte e tal por cento em cima embora a média que tenho no spritmonitor também inclua a perda que tenho nos cabos (CB - 13kW / Spritmonitor - 15.2kW). No meu caso é problemático porque cerca de 10% da energia carregada é desperdiçada nos cabos. Tenho uma queda de tensão de 25 Volts a carregar a 22A. Mas é o que tenho :-(.
Em termos de SOC, o mesmo trajeto que eu fazia com temperaturas amenas e sem aquecimento gastava cerca de 32%. Nesta altura e com a mesma velocidade gasto em média 41%.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 660
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por beme83 » 08 jan 2018, 15:41

O CV dá o consumo do veículo e não o quanto carrega. Num carregamento como referiu há a perda via calor cabos e da bateria para o motor também há perda. Se tem leafspy verifica que há uns valores entre parênteses. Esse valor é o valor que é retirado da bateria.
O valor apresentado pelo leafspy é o valor dos kWh disponíveis ao motor.
Tudo somado a eficiência entre carregamento em casa e CB será uns 82%

Avatar do Utilizador
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 232
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 56,31 Ah
Localização: Alvorge, Ansião
Contacto:

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por fernandinand » 12 jan 2018, 18:22

jarama Escreveu:Em termos de SOC, o mesmo trajeto que eu fazia com temperaturas amenas e sem aquecimento gastava cerca de 32%. Nesta altura e com a mesma velocidade gasto em média 41%.
Estranho...noto apenas uma diferença na casa dos 5%-6% (33km*2 diários)

jarama
Mensagens: 41
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por jarama » 13 jan 2018, 00:18

fernandinand Escreveu:
jarama Escreveu:Em termos de SOC, o mesmo trajeto que eu fazia com temperaturas amenas e sem aquecimento gastava cerca de 32%. Nesta altura e com a mesma velocidade gasto em média 41%.
Estranho...noto apenas uma diferença na casa dos 5%-6% (33km*2 diários)


Faço quase o triplo diáriamente :-) +- 170km/ dia. Se não carregasse em Aveiro, por vezes andaria com o credo na boca!

Avatar do Utilizador
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 232
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 56,31 Ah
Localização: Alvorge, Ansião
Contacto:

Re: Diário de bordo do JRamalho

Mensagem por fernandinand » 15 jan 2018, 17:29

jarama Escreveu:Faço quase o triplo diáriamente :-) +- 170km/ dia. Se não carregasse em Aveiro, por vezes andaria com o credo na boca!
Esqueci-me que fazes esse calvário..sendo assim já não é de estranhar tanto a diferença...solução, usa gorro e luvas dentro do carro e n ligues o aquecimento! :)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo”