Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013

Mensagempor Erbium » 20 nov 2017, 09:18

Será? Com produção em massa vai ser preciso produzir o mais barato possível... :roll:
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh
Erbium
Proprietário Leaf

Registado: 06 ago 2016, 17:16
Data de fabrico: 0-11-2014
Capacidade bateria: 58Ah - 12 barras

Mensagempor Apr » 13 fev 2018, 11:17

Saida do PCR da Mealhada com 79%, cc a 120Km/h e chegada a Estarreja com 9%

Image

Na volta, saida de Estarreja com 89% e com uma condução entre os 90 km/h e 100km/h tinha isto à passagem pela AE da Mealhada:
Image

Nestas viagens usei o site da mobi.e para verificar a disponibilidade dos postos, ainda é o melhor com que se pode contar.
Editado pela última vez por Apr em 20 abr 2018, 18:48, num total de 1 vez.
Apr
Proprietário Leaf

Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagempor pemifer » 04 abr 2018, 14:31

Apr Escreveu:Há por cá alguém que faça um tutorial para totós de como lubrificar os travões do Leaf?

Não sei muito bem a que te referes.
O meu chiava quando andava para trás e em algumas velocidades para a frente.
Comprei um spray limpa travões na Norauto e nunca mais chiou... tirei-lhe o piu.. :lol:

https://www.norauto.pt/produto/liquido-limpeza-de-travoes-norauto-0.5l_452792.html

Outro assunto: O meu tambem comeu os pneus da frente por fora como os teus.
Percebi que estás satisfeito com os Falken, podes dizer qual é o modelo?
pemifer
Proprietário Leaf

Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 16 mar 2013
Capacidade bateria: 51,50Ah 10 barras

Mensagempor Apr » 04 abr 2018, 14:56

Pois não sei como/onde se lubrifica, no meu caso não é chiar, são estalidos duranate as manobras.

Os pneus aqui:
viewtopic.php?f=56&t=3839&start=590#p94237

Até agora não noto diferença dos Dunlop para estes Falken, os da frente devo trocá-los para o verão. Talvez escolha agora uns pela etiqueta (o melhor possivel) para tentar perceber se noto alguma diferença no consumo.
Apr
Proprietário Leaf

Mensagempor pemifer » 05 abr 2018, 10:04

Apr Escreveu:Pois não sei como/onde se lubrifica, no meu caso não é chiar, são estalidos duranate as manobras.

Os pneus aqui:
viewtopic.php?f=56&t=3839&start=590#p94237

Até agora não noto diferença dos Dunlop para estes Falken, os da frente devo trocá-los para o verão. Talvez escolha agora uns pela etiqueta (o melhor possivel) para tentar perceber se noto alguma diferença no consumo.

Foi burrice minha, estava à espera de um nome de modelo como BLURESPONSE, EFFICIENTGRIP, não pensei que o nome do modelo fosse ZE914... :lol: :lol: :lol:
Isso estalidos diria que é uma cruzeta de cardan, não? Ou algum apoio... não me parece coisa de simples lubrificação...
pemifer
Proprietário Leaf

Mensagempor filipeoliv » 05 abr 2018, 11:54

O meu quando ando para trás, também faz um ligeiro click, só ouço isso quando tenho o vidro aberto.
Mas penso que deve ser a folga das pastilhas, quando andas para a frente elas estão encostadas a trás, quando fazes marcha a trás as pastilhas estão ligeiramente encostadas ao disco e vão para a frente, se houver folga (1 ou 2mm), ouves a encostar.
Se chiar a travar, pode ser "má raça" das pastilhas e isso é provocado pelo vidrado da travagem, normal.
Acontece muita vez as pessoas irem substituir pastilhas e ao inicio notarem que o carro está a travar menos e apertam o travão com muita força, o que é errado pois provoca um aquecimento enorme nas pastilhas e podem vidrar.
Se for vidrado, só tirando as pastilhas e dar uma lixadela com lixa 60 ou 80 para eliminar o vidrado.
Podes testar o liquido aqui referido, mas o liquido é apenas um desengordurante para as pastilhas e disco, cuidado com as borrachas.
Mas atenção, há pastilhas que começam a chiar para anunciar o final delas...
Se for o caso, não deixes andar porque depois chega ao ferro e se tiveres de colocar discos também, a fatura é muito maior ;)
O estaladiço nas manobras, pode ser o cardan, mas isso só tem obrigação de estar danificado se andar com os folos rotos durante algum tempo, principalmente de inverno com água e lama a entrar para lá.
Fora isso duram muito, muito tempo.
filipeoliv

Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Mensagempor pemifer » 20 abr 2018, 15:29

Apr Escreveu:Ora a revisão já passou e é tempo de instalar novamente o EVSE integrado no compartimento do motor:

Esta é a vista original: Remove-se a tampa de plástico com relativa facilidade.
Imagem

E eis que debaixo da tampa está imenso espaço à espera de ser usado:
Imagem

Por cima da bateria de 12V coloca-se uma tampa rigida revestida com alcatifa:
Imagem

Agora o EVSE está pronto para ser encaixado. Dentro da caixa branca está o relé, ligado ao diferencial e disjuntor. Embrulhado está a fonte de alimentação e o EVSE:
Imagem

Mete~se tudo com calma lá pra dentro, mas desta vez o evse fica montado do lado oposto ao deposito de limpa vidros. Meti também um carregador de bateria de 12V permanente, ligado ao contacto NC do relé. Com tudo recolhido fica assim:
Imagem

Com o carro a carregar os cabos ficam assim:
Imagem

E com o capot fechado:
Imagem

Na mochila original da Nissan estão agora uma série de adaptadores para converter a CEE32A para 16A e para shuko, juntamente com uma estensão de uma carrada de metros. Cabe tudo no compartimento do motor.

Falta o módulo WiFi que terá que ser integrado numa versão mais recente do openevse. A versão que tenho no interface série só dá para mudar os amps, mas a versão mais recente dá para ligar e desligar o EVSE, que permite integração remota perfeita.

Por agora o conceito está testado e a minha mulher adaptou-se bem a abrir o capot para carregar. E a mala do carro está... praticamente vazia. Ainda sobra o cabo menenekes que estava previsto também saltar para a frente mas por agora não muda.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Nunca tinha visto estas fotos!
Eu faço o mesmo, ao mesmo EVSE que entretanto comprei ao APR!!
Com a diferença que só o ponho no capot quando o estou a utilizar...

Imagem

Imagem

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

É caso para dizer que esse EVSE já está habituado!!
pemifer
Proprietário Leaf

Mensagempor Apr » 21 abr 2018, 01:49

É uma maravilha, apesar de continuar com a mala cheia de coisas estas já não se enrolam no cabos de carregamento!
Apr
Proprietário Leaf

Mensagempor figueiral » 21 abr 2018, 05:03

Voltando aos estalidos das pastilhas. Experimenta colar fita dupla face nas costas da pastilha, nao retires a proteção da outra parte da fita. A fita serve de proteção para que o ferro da pastilha não fique em contacto direto com o ferro do corpo do travão ;)
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.
figueiral

Registado: 25 nov 2017, 23:58
Data de fabrico: 24 abr 2015
Capacidade bateria: 44,9 Ah

Mensagempor Apr » 21 abr 2018, 11:46

Já que se desenterrou o assundo do EVSE debaixo do capot, estive a inspecionar e a ausencia da tampa superior permite que entre mais sujidade, nota-se bem no meu carro. Fica a nota.

figueiral Escreveu:Voltando aos estalidos das pastilhas. Experimenta colar fita dupla face nas costas da pastilha, nao retires a proteção da outra parte da fita. A fita serve de proteção para que o ferro da pastilha não fique em contacto direto com o ferro do corpo do travão ;)

Por acaso ja fez quase um ano desde a ultima lubrificação e está a aguentar-se. Será uma coisa para tentar quando tiver que ir ao meu mecanico de confiança. O que me está a dar cabo da paciencia são os travoes a fundo quando se está na eminencia de parar. Parece um autocarro! Acho que vou à Nissan nesta ultima revisão dos 5 anos só por causa disso.
Apr
Proprietário Leaf

AnteriorPróximo

Voltar para Diários de Bordo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nonnus e 4 visitantes