Diário de bordo - Black Edition TB

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 13 nov 2017, 12:40

cacoila Escreveu:Já vejo as fotos todas outra vez.

Quanto à quantidade de luz não notaste diferença para pior? É que as lâmpadas que falavas aqui dizem ter apenas 800Lm, enquanto que umas osram "normais" (sem ser as que anunciam ser melhores que as outras todas) anunciam 2100Lm, parece-me uma diferença significativa. Gosto muito mais da cor igual à dos médios, mas não queria perder visibilidade.
Acabei por colocar outras lâmpadas, mas também Plug and Play. Essas que mandei vir inicialmente não davam má luz, apesar do 800 lumens anunciados, porém não me satisfaziam. Mandei vir estas: https://www.ebay.com/itm/371824835816

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por LuisG » 13 nov 2017, 13:43

hmendes Escreveu:
Acabei por colocar outras lâmpadas, mas também Plug and Play. Essas que mandei vir inicialmente não davam má luz, apesar do 800 lumens anunciados, porém não me satisfaziam. Mandei vir estas: https://www.ebay.com/itm/371824835816
Recomendas essas também para os médios ?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 13 nov 2017, 13:56

LuisG Escreveu:
hmendes Escreveu:
Acabei por colocar outras lâmpadas, mas também Plug and Play. Essas que mandei vir inicialmente não davam má luz, apesar do 800 lumens anunciados, porém não me satisfaziam. Mandei vir estas: https://www.ebay.com/itm/371824835816
Recomendas essas também para os médios ?
Para os médios não podem ser estas, tendo em conta que os Leafs que não têm médios de LED (Visia, Visia+ e Acenta) têm farois com lâmpadas H4. Há quem tenha feito essa mod em Leafs H4, penso que o MRider é um deles.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por cacoila » 13 nov 2017, 15:14

hmendes Escreveu:Acabei por colocar outras lâmpadas, mas também Plug and Play. Essas que mandei vir inicialmente não davam má luz, apesar do 800 lumens anunciados, porém não me satisfaziam. Mandei vir estas: https://www.ebay.com/itm/371824835816
Ok, estas já aparentam melhor quantidade de luz. E cabem lá sem problema? Como tem aquele dissipador na base podem não caber em certas ópticas, confesso que ainda nem abri as do Leaf para saber. E em relação a outras com FAN no dissipador, tipo estas https://www.ebay.com/itm/2x-NIGHTEYE-H1 ... 3d39ef1216 chegaste a ponderar? Vês algum contra? Quanto à temperatura de cor, ficam "iguais" aos médios, ou mais azuladas? É que 6500K normalmente parecem-me muito azuladas, pelo menos nas de xenon costumo achar, LED não sei se será diferente.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por cacoila » 13 nov 2017, 17:29

Neste caso seria para os máximos, portanto devem ligar a ventoinha só quando os máximos estão ligados. Mas ok, fica a dica.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 14 nov 2017, 17:42

cacoila Escreveu:
hmendes Escreveu:Acabei por colocar outras lâmpadas, mas também Plug and Play. Essas que mandei vir inicialmente não davam má luz, apesar do 800 lumens anunciados, porém não me satisfaziam. Mandei vir estas: https://www.ebay.com/itm/371824835816
Ok, estas já aparentam melhor quantidade de luz. E cabem lá sem problema? Como tem aquele dissipador na base podem não caber em certas ópticas, confesso que ainda nem abri as do Leaf para saber. E em relação a outras com FAN no dissipador, tipo estas https://www.ebay.com/itm/2x-NIGHTEYE-H1 ... 3d39ef1216 chegaste a ponderar? Vês algum contra? Quanto à temperatura de cor, ficam "iguais" aos médios, ou mais azuladas? É que 6500K normalmente parecem-me muito azuladas, pelo menos nas de xenon costumo achar, LED não sei se será diferente.
Cabem perfeitamente, tem bastante espaço, vou ver se consigo fazer fotos e posto. Nunca ponderei as que têm dissipação ativa por 2 motivos: ruído e probabilidade avaria da ventoinha, pois as mesmas não são suportadas por rolamento. Em relação à cor, não é exatamente igual, mas anda muito muito próximo. Na realidade não me parecem ser 6500k, mas mais próximo dos 6000k.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 23 fev 2018, 17:00

Ora vamos lá tentar tirar a ferrugem a este diário de bordo, pois já há algum tempo que por aqui não passo.

Bom, há um mês e tal atrás o Tibúrcio atingiu a marca dos 10.000Kms, sem nada de maior a apontar a não ser um ruído parasita no pilar A, algo a ser falado na revisão a acontecer em Maio.
Entretanto e falando em revisões, recebi uma carta da Nissan há uns tempos para efetuar uma intervenção nos faróis, mais alguém recebeu? No portal da You+ Nissan também me surge o aviso:

Imagem

Aproveito para deixar um printscreen do LS aos 10.000Kms exatos:

Imagem

Atualmente o DIY está um pouco parado ao nível do carro, mas ao nível da estrutura de carregamento já recebi o material para começar a construir uma Wallbox com base em SimpleEVSE, na próxima semana já deverá estar a bombar.

E é tudo por agora, votos de bons e eletrizantes kms.

Abraço!
Última edição por hmendes em 21 ago 2018, 21:24, editado 1 vez no total.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 04 mai 2018, 12:12

Um pequeno update.

Tinha ideia de instalar em casa uma wallbox, apenas pela comodidade de carregamento pois basta pegar no cabo e ligar quando se estaciona, não sendo necessário ir buscar o EVSE à mala. Considerando que durante a semana mulher é quem mais usa o carro e tem toda a rotina de retira o míudo do carro, o carrinho, as malas, etc, com uma wallbox simplificas-se muito o processo e o projeto faz muito mais sentido.
Assim, da ideia à realização foi um passo. Como gosto de bricolage, de eletrónica e essencialmente de tudo que me provoque desafios optei por construir a minha wallbox. Depois de várias pesquisas, entendi que o SimplEVSE (v1.1) seria a solução que mais se adequaria, não só pelas funcionalidades que eu pretendia, como pela facilidade aquisição na Europa. Assim, lá encomendei a placa, o cabo (32A) e o restante material e coloquei mãos à obra.
Uma das particularidades que pretendia, era o tamanho reduzido e a possibilidade funcionar como wallbox e como EVSE transportável para poder carregar nas viagens mais longas ao máximo permitido pelo carro em AC.

Ficam aqui algumas fotos do projeto:
SimpleEVSE, já inserida numa caixa, o contactor está por trás SimpleEVSE
Imagem
Imagem
Aspecto final
Imagem
Acoplado ao quadro de alimentação da garagem, em modo Wallbox
Imagem
Imagem

A Wallbox pode ser destacada do quadro a qualquer momento, apenas com um gesto em 2 segundos, através de uns encaixes que coloquei.
De momento está bloqueado a 13A, por forma a não provocar disjuntores em baixo na garagem, pois é uma garagem comum e a eletricidade é do condomínio.
Este fim de semana vou colocar um switch para seleção de 2 máximos de potência (16A e 32A) e ainda de um botão de pulsar por forma a precisar a potência específica em incrementos de 1A, para por exemplo poder definir uma carga a 10A se o pretender.

Estou também a desenvolver um projecto em Arduino que irá comunicar com o SimpleEVSE via ModBus, que permitirá comunicar a contagem por email diretamente ao condomínio, desta forma acaba-se a minha preocupação mensal de o fazer :-)

Abraços eletrizantes e continuação de muitos quilómetros eletrões.
Última edição por hmendes em 21 ago 2018, 21:23, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2018, 14:36

Excelente :clap:

Curiosidade de quem também andou à porrada com um evse semi-portátil recentemente: consegues validar a temperatura dos componentes? Parece extremamente compacto, mas deves validar de a dissipação de calor (a correntes elevadas sobretudo)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Black Edition TB

Mensagem por hmendes » 04 mai 2018, 15:23

BrunoAlves Escreveu: Curiosidade de quem também andou à porrada com um evse semi-portátil recentemente: consegues validar a temperatura dos componentes? Parece extremamente compacto, mas deves validar de a dissipação de calor (a correntes elevadas sobretudo)
Sim, tenho acompanhado o teu DB e vi que monitorizaste a temperatura, mas eu não tenho câmera termográfica para fazer :-) Por tacto já verifiquei que nenhum dos elementos têm um aquecimento significativo nos carregamentos a 13A (a mais de 20A os disjuntores do prédio disparam, ainda bem que são de rearme automático :lol: ), o que mais aquece é a fonte de alimentação integrada no SimpleEVSE, mas nada de especial. Tendo em conta que os carregamentos a potencias mais altas foram apenas para testes, também não deu tempo para aquecer.
Depois de proceder à atualização que irei fazer (regulador de potência) irei tentar medir com um termómetro de infravermelhos que tenho por casa, só tenho que o encontrar e ver se ainda está funcional :P .

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”