Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

FiwiPITO
Mensagens: 129
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por FiwiPITO » 29 set 2018, 09:25

Muito Muito Bom, Simplesmente Genial, Parabéns :) :clap: :clap: :clap: :clap:
Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 571
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2018, 11:11

Ontem foi dia de testes. :)

Ontem cheguei a casa e tive de sair com o carro depois da minha mulher ter chegado, estava nestes preparos:

Imagem

Lembrei-me de fazer o teste de tomada quando cheguei a casa.

Imagem

Imagem

Imagem

Hoje de manhã o contador marcava:

Imagem

Isto dá um gasto de 28KW.h dos 0% mostrado pelo carro (7.5% pelo Leaf spy) até aos 100% mostrado pelo carro.

Ainda tenho de comparar estes valores com os valores do EVSE inteligente do Apr quando chegar a casa. Hoje de manhã não houve tempo.

Pergunto se acham estes valores perto dos reais, ou o medidor mede mal? O Leaf de 30kW.h desliga quando a célula mais baixa atinge que valor?

NOTA: O carro carrega a 6.6KW.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 783
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por LuisG » 08 nov 2018, 11:35

Viste de manhã, as leituras do LS ?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 571
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2018, 11:38

nop, não tive tempo :doh:
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 8067
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 08 nov 2018, 11:47

Quem tiver um Leaf 30 que confirme, mas com 3,2-3,3V na célula mais fraca ainda terás 1 kW.h útil na bateria, pelo que terias 29kW.h num teste da tomada desde 0% reais (quando o contactor abre pela tensão da célula mais fraca). O teste da tomada para ser realista deve ser sempre desde 0% reais.

Não sei qual é o valor de um teste da tomada de um pack de 30kW.h novo. Alguém sabe?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 12800km em 2018-11-02.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 158000 km em 2018-11-02.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 1951
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 16 mar 2013
Capacidade bateria: 46Ah 9 barras
Localização: Lisboa

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por pemifer » 08 nov 2018, 16:38

10 GIDs penso que ainda dava para umas voltinhas.
No meu só aparece a tartaruga com 5 GIDs e pára aos 4 GIDs.
Em relação às voltagens, no teu caso, pararias por volta dos 2,6V, mais coisa menos coisa.
O mk1 é suposto parar aos 3V, o meu parou aos 3,1V.
As voltagens referidas referem-se à voltagem de célula mais baixa.
Que pena não teres visto o Leaf Spy depois da carga... :(

viewtopic.php?f=56&t=5332&start=210#p109938
viewtopic.php?f=56&t=7121&p=104899&#p104853

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 1899
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 08 nov 2018, 19:42

Imagem


Esta é a tua carga, um desvio de pelo menos 0,1kWh face ao medidor que tens no quadro.

Depois diz quanto apareceu no EVSE para verificar o que o PZEM contou.

assim testam-se já 3 leituras diferentes:

- EVSE: 28.4kWh mede a energia que o PZEM conta internamente
- Emoncms: 28.2kWh - calcula a energia consumida da potencia reportada pelo PZEM a cada 10 segundos (deve ser o menos preciso)
- Medidor que tens no quadro: 28.1kWh - Mede a energia através de um shunt. Mede também o consumo do proprio EVSE (deve ser o mais preciso de todos)

Com estes valores o medidor de energia PZEM mostra que tem uma relação preço/precisão imbatível
Última edição por Apr em 09 nov 2018, 10:11, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1393
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por migle » 08 nov 2018, 20:39

O Apr obtém os seus dados directamente da NSA.

Parece-me que o Leaf de 30 recebe menos 1kWh que o do Ioniq de 28. Estamos a falar da energia que entra em AC, não é propriamente a energia que entra na bateria. É um volte face surpreendente naquela história de se dizer que o Ioniq faz mais kms com menos kWh...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

plpepapf
Mensagens: 197
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por plpepapf » 08 nov 2018, 23:47

migle Escreveu:
08 nov 2018, 20:39
O Apr obtém os seus dados directamente da NSA.
:lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 571
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2018, 23:54

No EVSE aparece 28.4 vendo os logs mais antigos dos carregamentos é o valor mais alto. Hoje baixei o soc até aos 5%, são menos 2.5%. Vamos ver quanto gasta hoje.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo”