DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FiwiPITO
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por FiwiPITO » 04 jun 2019, 15:34

É a Tua e A Minha!!! :cry:
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1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:

sparrow
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 04 jun 2019, 19:03

o Tesla Model X preenchia todos os meus requisitos... menos o da carteira!

lá está... não existem carros perfeitos!

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filipeoliv
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por filipeoliv » 05 jun 2019, 08:18

sparrow Escreveu:
04 jun 2019, 19:03
o Tesla Model X preenchia todos os meus requisitos... menos o da carteira!

lá está... não existem carros perfeitos!
:lol: :lol: :lol: :lol:
Era carro que não comprava, acho-o lindo, o interior está brutal, estive dentro do que estava no EVNE, mas...:
O carro tinha um consumo de :o 29Kwh/100Km pelo que falei com a malta, o consumo não estava muito mal, aquilo consegue fazer bem mais.
Ok, quem compra um carro destes está-se a lixar para o consumo, mas se compramos um carro elétrico a pensar no ambiente, um X pensa em tudo menos ambiente.

Erbium
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por Erbium » 05 jun 2019, 09:11

filipeoliv Escreveu:
05 jun 2019, 08:18
sparrow Escreveu:
04 jun 2019, 19:03
o Tesla Model X preenchia todos os meus requisitos... menos o da carteira!

lá está... não existem carros perfeitos!
:lol: :lol: :lol: :lol:
Era carro que não comprava, acho-o lindo, o interior está brutal, estive dentro do que estava no EVNE, mas...:
O carro tinha um consumo de :o 29Kwh/100Km pelo que falei com a malta, o consumo não estava muito mal, aquilo consegue fazer bem mais.
Ok, quem compra um carro destes está-se a lixar para o consumo, mas se compramos um carro elétrico a pensar no ambiente, um X pensa em tudo menos ambiente.
Para o tamanho que tem é dos mais económicos...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh

sparrow
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 08 jun 2019, 13:49

Para mim já está a decisão tomada.

Já encomendei o Citroën C5 Aircross puretech 1.2 130cv e vou dar o LEAF à troca. O C5 Aircross deverá chegar em Setembro/Outubro.

O carro que encomendei é semelhante a este - https://www.youtube.com/watch?v=r0U1dhXvI8I&t=31s - à excepção da cor e de algum equipamento extra que coloquei (cruise control adaptativo, smart entry/start com portão da bagageira elétrico acionado pelo pé...) mas o nível de equipamento é este.

Se até lá houver algum forista interessado no carro posso vender em vez de dar o carro de retoma pelo mesmo valor.

O histórico do carro é público aqui no fórum.

Mas também não me vou chatear a pôr o carro à venda. Não me dá trabalho nenhum entregar o carro no stand...

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pemifer
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por pemifer » 11 jun 2019, 15:26

:text-offtopic:
Off topic: sabem aquela coisa de implicarem com a Tesla por ser um construtor de carros recente?
Andei recentemente num C5 como passageiro traseiro... (C5 carro, este C5 SUV ou carrinha, não conheço)
Não tem o habitual puxador por cima da janela para o passageiro levar o braço pendurado se quiser, senti mesmo a falta da porcaria do puxador.
Os comandos de abertura dos vidros são na consola central em baixo, junto aos pés do terceiro passageiro.
Os comandos de abertura dos vidros estão na vertical e carrega-se para baixo para fechar e para cima para abrir.
E depois na Tesla é que são novatos...

sparrow
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 11 jul 2019, 15:51

vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

Imagem

6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!

corrisi
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por corrisi » 11 jul 2019, 17:29

sparrow Escreveu:
11 jul 2019, 15:51
vou colocar aqui no tópico do meu carro o post que fiz no carro do Filipeoliv... para ficar para memória futura e quem vier a comprar o meu carro ter conhecimento. vou deixar no manual do carro referências aqui ao fórum como pista para o futuro dono poder dar com este tópico.
o que eu vi no meu é que mais do que essas coisas dos 80% vs 100% e temperaturas de bateria... o que influencia a degradação mais que isso tudo é a forma de condução. se numa rotunda ou sinal de velocidade travas com a regeneração e depois dás logo uma aceleradela, o Hx baixa logo. se travares com regeneração e depois acelerares devagarinho, primeiro baixando a regeneração até 0 e depois acelerares, o Hx mantém-se. e atrás do Hx é que vai todo o resto (SOH e AHr).

pelo contrário, se numa subida grande deres umas aceleradelas fortes (tipo 60-100km/h) e depois desacelerares para entrar a regeneração e depois acelerares devagarinho outra vez até podes fazer subir o Hx (cheguei a testar isto na subida de montachique). (edit: isto só funciona se a bateria não estiver muito quente. 21-25 graus)

o Hx só varia quando o SOC é superior a 40%. inferior a 40% de SOC podes fazer o que quiseres que o Hx nem desce nem sobe. (editei porque me tinha enganado)

tenho a teoria que a degradação de todos os LEAFs não é real. o BMS está constantemente a ver a resistividade da bateria e ajeita a degradação como lhe apetece. e isso vai influenciar a capacidade de carga da mesma.

tenho para mim, com os dados que adquiri nos meus testes, que se fizer o tipo de condução que eu digo (sem acelerações repentinas após regeneração) e fizesse com frequência um reset ao BMS (daqueles que a malta que quer enganar os outros faz com o Consult + da Nissan) a bateria manter-se-ia sempre com >95% SOH.

é este o meu segredo para ter uma bateria com 11 barras - 80% SOH - num LEAF MK1 de 2013 com 105 mil Kms. entretanto vou vendê-lo (entregar no stand) à troca de um carro a gasolina por vários motivos... mas deixo aqui o que aprendi para quem quiser testar.
já agora... screenshot do leaf spy de hoje...

Imagem

6 anos, praticamente 105000km e 11 barras no quadrante... num MK1 não é para todos!
A prova que os teus testes e a forma como o zelaste foram os ingredientes certos para aumentar a longevidade da bateria. Fiquei curioso e dentro em breve, com mais tempo, vou tentar levar a cabo alguns dos teus conselhos e acompanhar a evolução do HX em tempo real. 👌

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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por sparrow » 14 jul 2019, 16:27

Foi um factor que não referi na altura...

Mas o não poder confiar na rede mobi-e foi um dos factores que influenciaram a minha decisão de trocar de carro... Infelizmente, passado 2 meses, as coisas cada vez estão piores...

Tenho como objectivo voltar à mobilidade eléctrica daqui por 3-5 anos... Espero que nessa altura já exista uma rede de carregamento fiável!

Hoje... Ou se tem Tesla ou se corre o risco de ficar a pé!

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BrunoAlves
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow

Mensagem por BrunoAlves » 14 jul 2019, 16:37

sparrow Escreveu:
14 jul 2019, 16:27
Mas o não poder confiar na rede mobi-e foi um dos factores que influenciaram a minha decisão de trocar de carro...
E tu é que sabes :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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