Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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civic
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 23 mai 2025, 10:32

E já tens ideia do substituto?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 26 mai 2025, 14:46

Já, Tesla, não consigo argumentos para escolher outra marca :)

Certamente depois de o ter uns tempos poderei chegar a conclusão que os defeitos são grandes o suficiente para não ser a melhor opção, mas como já ando nisto da ME há alguns anos, é o único VE com um "E grande" (não confundir com um grande carro, isso há muito melhores, mas Elétricos que dignifiquem a mobilidade elétrica como solução de transporte, quase que digo que só há 1, o resto é tentativas apenas)

No final adorava ter ficado com o leaf, um carro utilitário do melhor, se não o melhor, que já tive, mas fica-se por ai, não é uma solução de mobilidade elétrica.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 26 mai 2025, 15:26

frankesousa Escreveu:
26 mai 2025, 14:46
Já, Tesla, não consigo argumentos para escolher outra marca :)

Certamente depois de o ter uns tempos poderei chegar a conclusão que os defeitos são grandes o suficiente para não ser a melhor opção, mas como já ando nisto da ME há alguns anos, é o único VE com um "E grande" (não confundir com um grande carro, isso há muito melhores, mas Elétricos que dignifiquem a mobilidade elétrica como solução de transporte, quase que digo que só há 1, o resto é tentativas apenas)

No final adorava ter ficado com o leaf, um carro utilitário do melhor, se não o melhor, que já tive, mas fica-se por ai, não é uma solução de mobilidade elétrica.
Qual modelo? E podias elaborar porque achas que é o melhor VE?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 27 mai 2025, 12:29

O certo para mim seria um Y, em princípio vai ser esse (mas o 3 também era uma troca "justa" pelo leaf)

É o único que apresenta uma solução de mobilidade eléctrica a sério, com funções e todos os detalhes no carro e fora dele para uma experiência boa.

Exemplos
SUCs
Alteração no carro sempre que necessário (ex. Adaptador CCS)
Trocas de baterias se necessário

Tudo isto que uma Nissan não fez e acabou o meu carro na sucata semi-novo.
Nas outras marcas é pouco diferente já que todas elas estão apenas a fazer um frete ao lançar e manter VEs na estrada, não é isso que querem e logo deixam os utilizadores á sua sorte

No fim, tenho 36 anos e sou engenheiro de electrotecnia e computadores. O Tesla é o único carro feito com mentalidade do século XXI :mrgreen:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 27 mai 2025, 15:08

Não é por nada, mas a primeira coisa que me afastou da Tesla é precisamente o ter de mexer um dia nas baterias, se nas NMC é praticamente impossivel reparar um modulo, nas LFP é impossivel, submersas em poliuretano de alta densidade, claro que quem compra para vender após uns anos isso é secundário. ;)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 29 mai 2025, 09:50

civic Escreveu:
27 mai 2025, 15:08
Não é por nada, mas a primeira coisa que me afastou da Tesla é precisamente o ter de mexer um dia nas baterias, se nas NMC é praticamente impossivel reparar um modulo, nas LFP é impossivel, submersas em poliuretano de alta densidade, claro que quem compra para vender após uns anos isso é secundário. ;)
Na minha opinião não há nenhum VE (excepto o leaf) que seja para "mexer nas baterias", é tirar uma e meter outra, quanto muito uns módulos como parece ser os VW, mas mesmo assim tem uma utilidade muito limitada.

Para além de nenhuma marca ter interesse em reparar baterias muito mais as antigas.
Eu vejo isso como um problema sério da ME, mas não vejo que seja pior ou melhor em nenhuma marca, são todas más.

De qualquer modo, bastou o leaf para perceber que o melhor é mesmo ter o VE uns anos (2 ou 3 no máximo) e mudar, vai ser isso que vou tentar fazer.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 29 mai 2025, 19:42

Claro que podes ter que mexer nas baterias, vê a oficina do Ebilmeck nos videos do Bjorn, os LEAF são os que menos se vêem por lá.
Basta teres uma fuga de "anticongelante" num modulo e lá vais tu ter que mexer, no caso dos Tesla será um inferno essa tarefa, ou simplesmente nem mexem e tens que pagar um modulo completo, nos LFP é impossivel mexer, é como eu disse, ter um carro para 4 ou 5 anos é secundário, ou até acabar a garantia, eu tenho todos os carros que comprei novos, alguns já passaram os 20 anos, portanto, para mim, nem sequer é assunto. ;)

E obviamente, que a mexer na bateria depois da garantia, ir á marca seria a minha ultima opção, ou nem isso.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 30 mai 2025, 17:16

frankesousa Escreveu:
27 mai 2025, 12:29
O Tesla é o único carro feito com mentalidade do século XXI :mrgreen:
E isto tem coisas boas e coisas más. O software é de longe uma mais valia. Como escrevi à uns anos quando tive o S75D emprestado. Vê-se que foi feito para o carro e é do carro. Claro está não conheço todos, mas está realmente bem feito, naquela altura estava, agora parece que existe para ai uns problemas com os limpa vidros. Segundo alguns dizem o mais recente da Renault também é qualquer coisa. Com este apenas tive contacto por alguns minutos quando fiz o test drive ao 5.

Mas esse querer ser diferente para mim (opinião muito pessoal) tem coisas más, como o ser demasiado minimalista e ter tudo centrado apenas num ecra, mais recentemente a retirada da manete dos piscas etc, ainda não estamos lá para que essas alterações sejam perfeitas nos século XX1. Esta foi a principal razão de eu nunca ter equacionado um M3.
frankesousa Escreveu:
29 mai 2025, 09:50
De qualquer modo, bastou o leaf para perceber que o melhor é mesmo ter o VE uns anos (2 ou 3 no máximo) e mudar, vai ser isso que vou tentar fazer.
Aqui estou muito em desacordo contigo. Nós que tivemos problemas com os carros da primeira geração e como pessoas informadas sabemos que na segunda geração há muitos carros electricos que já mostraram que as baterias duram mais do que aquilo que se pensava inicialmente.

Exemplos como o do Alexmol que teve problemas com o Fluence, tem um M3 de 2019, farta-se de fazer viagens de mais de 1000km e o carro tem mais de 3 anos e pelos vistos continua pronto para as curvas. Não quero estar a falar pelos outros, mas tens aqui mais exemplos que vão contra a essa ideia.

Temos montes de exemplos de carros de 2019 (6 anos) com 200000km/300000km e ainda continuam como se nada fosse. Claro esta, também os há com problemas, mas isso é transversal a tudo.

O e-niro tem 4 anos e não notei nada de anormal e já passou essa data de validade que tu atribuíste. O meu e2008 vai a caminho dos 4 anos e também não lhe aponto nada para essa deadline. Tens o exemplo recente do @rjspedition que tal como nós teve o problema Leaf e comprou um carro com 6 anos e cento e muitos km e aparentemente continua como se nada fosse.

Relembro que quando nós aderimos a ME tanto a oferta, como a informação ainda era escassa. Problemas como o do Leaf ainda não eram conhecidos (foi preciso esperar mais de 6 anos), hoje acho que temos exemplos mais que suficientes para saber que 2, 3 anos para um carro electrico não é nada.

Se algo que podemos retirar da experiência Leaf é que um carro, não são carros. ;)
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- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 30 mai 2025, 22:15

Epá! O meu LEAF tem 7 anos, como fica nessas contas? :lol:

E se é para falar em baterias as do meu Honda Hybrid têm 14 anos... ;)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 30 mai 2025, 23:00

O meu Leaf tem 6 anos a caminho dos 7. Ainda não tive problemas com a bateria.
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