Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 09 dez 2017, 12:36

Nonnus Escreveu:Em principio não vai haver nenhum problema em carregar o carro no local de trabalho (é um centro de saúde). E mesmo no trajecto eu podia ter feito uma paragem para carregar o Leaf (fosse num café, ou por-me na auto-estrada e ir a área de serviço que era relativamente perto), mas como referi, isto foi mesmo para ver o que acontecia caso fica-se sem bateria.

Com esta experiência fiquei a conhecer todos os avisos que carro dá até ficar imobilizado, vamos imaginar que isto acontece fora de uma zona de conforto, então já sei com o que posso contar e evitar ficar sem bateria.
É como diz o mjr. O LeafSpy dispensa este tipo de experiências. Os dados lidos são inequívocos ao contrário destas experiências onde não é possível replicar duas iguais.
Com ele sabemos onde aparece casa aviso e precisamente onde o carro pára. É só ler/visualizar os dados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por labutess » 09 dez 2017, 16:55

A verdade é que todos queremos ver a luz do burro :D ,
O percurso referido se fosse feito só com uma pessoa poderia não ter esse final,mas como mts de nós gostamos de ter as experiências vividas e não de teoria.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 12 dez 2017, 12:47

Boas amigos,

estou a pensar por estes dias ir a Serra da Estrela no meu Leaf.

Existem neste momento duas hipóteses:

1ª ir e vir no mesmo dia.

2ª fazer a viagem em dois dias ficando na casa de um familiar (esta dependente se a minha mulher consegue ter dois dias de folga seguidos).

Na primeira opção usando o electromaps e o google maps configurei o seguinte trajecto.

Trajecto Vendas Novas -> Serra da Estrela

Falta ainda definir onde vamos parar para comer (local a ser escolhido vai ficar nos limítrofes da Serra), claro que vamos ter em consideração os locais que vão deixar carregar o Leaf durante o almoço.

Na segunda hipótese o trajecto de ida será o mesmo, o de volta terá que ser estudado depois de pernoitar na casa do familiar, porque não fica mesmo na Serra.

Gostava que quem já teve esta experiência de subir a torre no Leaf, partilha-se comigo como foi o consumo da bateria na subida, sabendo nós que os eléctricos não gostam de subidas muito acentuadas. Não é que esteja com medo de ficar apeado, porque a autonomia do PCR do fundão até a torre vai dar e sobrar, e a descer é sempre a carregar electrões.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 12 dez 2017, 15:42

O Fil já foi. Não me lembro dos detalhes, mas é violento sobretudo no carro dele (mk1 com alguma degradação)
Deves contar com consumos não inferiores a 30-40kWh/100km a andar devagar, digo eu. No teu é fácil de fazer com certeza, mas eu apostava em sair carregado cá de baixo :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 12 dez 2017, 22:58

São precisos cerca de 8kW.h de energia potencial gravítica para subir os 2000m até à Torre. Vamos assumir 10kW.h gastos da bateria, contando com o rendimento. A partir daqui é só somar o consumo que em plano o carro gastaria para fazer a mesma distância. Mais o gasto no aquecimento do habitáculo. Para um 30kW.h é brincadeira, desde que esteja carregado, claro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 13 dez 2017, 00:38

Eu também já lá fui e foi uma viagem marcante, do centro ou norte é chegar a Seia, carregar a 100% e subir. Do sul nao sei bem mas parece-me que terá que se parar na Covilhã e carregar também a 100%. Isto para 24kWh. Lembro-me que das penhas da saúde à torre a conduzir muito devagar o carro gastou 20kWh/100km. Uma coisa boa é que se por acaso não der é só fazer inversão de marcha e voltar a descer :-)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Fil » 13 dez 2017, 11:49

Está tudo dito, não há grande coisa a acrescentar. Será o maior consumo de energia que alguma vez verá em Portugal, mas com 30kWh a sair a 100% do centro comercial da Covilhã, será uma brincadeira para o leaf de 30kWh. Poderá ler/ver mais algumas coisas no db do APR ou no meu.

Boa viagem.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 13 dez 2017, 13:00

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Já telefonei para o Serra Shopping a perguntar se permitiam carregar o Leaf, deram-me a indicação que não tem um local próprio para eléctricos, mas disponibilizam um local para o carregamento.
Em principio esta tudo encaminhado, será uma viagem de ida e volta no mesmo dia.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Apr » 13 dez 2017, 13:31

Das Vendas Novas à Serra da Estrela e voltar são quase 600Km. Vai passar o dia a conduzir devagar e a carregar. Força nisso queremos Fotos! :D

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por cacoila » 13 dez 2017, 16:00

mjr Escreveu:São precisos cerca de 8kW.h de energia potencial gravítica para subir os 2000m até à Torre. Vamos assumir 10kW.h gastos da bateria, contando com o rendimento. A partir daqui é só somar o consumo que em plano o carro gastaria para fazer a mesma distância. Mais o gasto no aquecimento do habitáculo. Para um 30kW.h é brincadeira, desde que esteja carregado, claro.
Isto dito assim parece fácil até para um de 24kw, ora se da Covilhã à torre são 20Km serão então os 10kW.h + cerca de 5kW.h pelo consumo "normal" dos 20km (já estou a exagerar neste consumo, deve dar para o aquecimento) são então "só" 15kW.h o que se fará bem até num 24kW, ou estou a falhar em algumas contas?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”