Página 2 de 36

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 07 mai 2014, 21:35
por VETL
victormcpinto Escreveu:O fórum vai beneficiar com esta aquisição. Parabéns.
Não tenho a menor dúvida...

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 07 mai 2014, 21:36
por RJSC
Vou precisar muito da ajuda de todos vós com as atualizações do estado de funcionamento dos postos de carregamento.
Range Anxiety não sinto pois já sei onde posso chegar depois de acompanhar as vossas experiências, só não consigo saber é se consigo carregar no destino por causa das constantes avarias de postos e isso é muito pior...

Tenho ainda 2 dúvidas no Leaf Spy, o carro pára quando chega a que percentagem de SOC a que valor de kWh?
Pára quando atinge 0 KWh e com algum SOC de sobra?

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 07 mai 2014, 21:51
por mjr
Geralmente para com 1-3% de SOC. Quem manda parar é sempre a tensão na célula mais fraca, pelo que será a maneira mais fácil de saber quando está eminente a paragem. Quando a célula mais fraca em repouso anda pelos 3,2V ele começa a limitar a potência para impedir que a célula baixe muito dos 3,0V. A tartaruga aparece depois quando a potência fica seriamente limitada. Sugiro descarregares de propósito até à tartaruga em ambiente controlado (perto de um posto fiável) para teres o feeling de como é a descarga na fase final.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 07 mai 2014, 23:03
por dgalv
Muitos Parabéns.

Realmente este fórum vai ficar ainda mais animado e todos nós iremos aprender com as tuas descobertas.

É um grande passo, ainda para mais quando pegamos no nosso dinheiro e investimos numa tecnologia que muitos ainda nem sabem o que é.

Desejo que tudo corra bem e que muitos e bons Kms elétricos sejam percorridos!!! :D

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 08 mai 2014, 00:03
por RJSC
Se bem me conheço não sei se vou ter paciência para fazer logs além do registo das poupanças relativamente a CI.

Para já vou fazer um EVSE de 16A baseado no simple EVSE que o mjr mostrou no diário de bordo (http://www.ev-power.eu/EVCharge-Product ... html?cur=1), mas com uma caixa no meio cabo porque vou fazer a placa de circuito impresso em casa.
Ainda pensei em encomendar o Kit com o relé, a fonte de alimentação e a placa da ev-power mas mas no checkout queriam tanto pelos portes como pelo kit... :o
Total Products (without VAT): 32.17 €
plus 21% VAT**: 6.76 €

Shipping (without VAT): 31.39 €
plus 21% VAT**: 6.59 €
Weight of shipment: 0.14 kg

Grand Total: 76.91 €
37.98€ pelos portes de um kit de 140 gramas... :o

Só com o preço dos portes compro os componentes e sobra algum dinheiro para o tempo perdido a fazer a placa.

A ficha para o carro (J1772) vou comprar por 80€ na Farnell (http://pt.farnell.com/multicomp/dsi-ev1 ... dp/2373833)
Como eles deixaram de vender a particulares há uns tempos, virá junto com uma encomenda de uma pessoa que trabalha numa empressa que recebe encomendas de lá com alguma regularidade.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 08 mai 2014, 00:16
por Apr
Já viste este?

http://www.instructables.com/id/Arduino ... g-Station/

comprei os componentes todos do shield (já tenho o arduino) por cerca de €8, mas a minha loja de eletrónica habitual não consegue encomendar o conversor DC/DC. Entretanto acabei por mandar vir o openevse DIY kit que já inclui os componentes mais esquisitos.

não sei se funca, mas mais barato que isto deve ser impossivel....

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 08 mai 2014, 00:34
por RJSC
Há-de funcionar. Esse é um EVSE "a sério" que inclui proteção diferencial, o teste do díodo (com a fonte de alimentação negativa), etc.

O simple EVSE só gera mesmo o sinal e liga o relé, nada mais. A proteção diferencial tem que estar na instalação ou num disjuntor junto.

O teste ao díodo serve para prevenir situações como a ficha cair numa poça de água e o EVSE como vê que a corrente passa para os 2 lados no piloto e não ativa os relés.
Só que com esses EVSE dentro da ficha se cair na água, não há nada que lhes valha porque já têm os 230V no cabo até ao interior da mesma.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 08 mai 2014, 00:34
por OCasal
Os meus parabéns pelo negócio!

Felizmente em Aveiro quase todos os postos funcionam e agora até vão respeitando a sinalética... Temos de começar a lutar pelo posto entre VE's e não entre CI's e VE's!

Abraço eléctrico!

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 08 mai 2014, 00:42
por RJSC
Eu preciso essencialmente de postos é longe de casa, não por cá...
Até porque as borlas vão acabar... E porque os lugares de carregamento andam cheios de arrumadores durante o dia... O pafi já tem uma amolgadela no leaf feita por um arrumador. :?
E com as distâncias entre postos e locais de interesse qualquer dia tenho que pensar em comprar uma bicicleta dobrável para andar na mala.
Por exemplo, o pessoal que vai à Figueira da Foz e deixa o carro umas 6 horas no Foz Plaza fica a quase 2km da praia.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 08 mai 2014, 01:03
por Filipe
RJSC Escreveu:Desta vez é a sério!

Assinei hoje um contrato e efetuei metade do pagamento para importação de um Leaf da França.
É de primeira geração, branco, tem 16000km, matriculado no final de Abril de 2013.
Foi uma retoma de um cliente que se arrependeu e voltou ao mesmo concessionário para trocar por um CI.

Informaram-me agora que vai fazer a 1ª revisão a um concessionário a 75km e que vai estar disponível para transporte a partir de 21 de Maio. Em princípio deverão instalar a P3227.
Depois será uma questão de disponibilidade dos camiões de transporte.

Apesar de ser o concretizar de um sonho e da promessa que o primeiro carro comprado com o meu dinheiro seria um VE começa agora uma fase muito mais severa de "battery degradation anxiety"...

Pode ser que ainda esteja cá a tempo e ainda consiga o seguro para estar presente no Workshop VE a realizar proximamente.
Parabéns, não vai faltar TUNING. :mrgreen: