Diário de Bordo cromero

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 04 jun 2014, 12:08

VETL Escreveu:Parabéns pelo DB.
Recomendo a aquisição do ELM327 e do LeafSpy para acompanhar as entranhas que a Nissan esconde.
Como já perceberam, pesco muito pouco disto. O LeafSpy, salvo o erro, é uma aplicação para smartphone que corre apenas em ambiente Android, não é isso? Eu tenho um iphone. E o ELM327 é o quê e serve para quê? Desculpe-me, VETL, a minha ignorância :oops:

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 04 jun 2014, 12:18

O ELM3227 é o equipamento que se liga à ficha OBD2 do carro, e que por Bluetooth comunica com o Android. Eu também tenho iPhone, mas acabei por arranjar um Android usado só para ter no carro. Além das informações extra sobre degradação e temperatura da bateria, também permite ter uma noção melhor do estado de carga da mesma e estar mais descansado nos estados de carga muito baixos quando o carro deixa de indicar o estado de carga e a estimativa de km disponíveis.

Se quiser podemo-nos encontrar para trocar algumas impressões sobre o carro e estes equipamentos, uma vez que somos ambos do Porto.
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por VETL » 04 jun 2014, 12:32

mjr Escreveu:O ELM3227 é o equipamento que se liga à ficha OBD2 do carro, e que por Bluetooth comunica com o Android. Eu também tenho iPhone, mas acabei por arranjar um Android usado só para ter no carro. Além das informações extra sobre degradação e temperatura da bateria, também permite ter uma noção melhor do estado de carga da mesma e estar mais descansado nos estados de carga muito baixos quando o carro deixa de indicar o estado de carga e a estimativa de km disponíveis.

Se quiser podemo-nos encontrar para trocar algumas impressões sobre o carro e estes equipamentos, uma vez que somos ambos do Porto.
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 04 jun 2014, 12:35

mjr Escreveu:O ELM3227 é o equipamento que se liga à ficha OBD2 do carro, e que por Bluetooth comunica com o Android. Eu também tenho iPhone, mas acabei por arranjar um Android usado só para ter no carro. Além das informações extra sobre degradação e temperatura da bateria, também permite ter uma noção melhor do estado de carga da mesma e estar mais descansado nos estados de carga muito baixos quando o carro deixa de indicar o estado de carga e a estimativa de km disponíveis.

Se quiser podemo-nos encontrar para trocar algumas impressões sobre o carro e estes equipamentos, uma vez que somos ambos do Porto.
Isso era muito bom. Eu moro em Aldoar, perto da Escola C+S. Quando lhe der jeito. Fico-lhe desde já muito grato!

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 04 jun 2014, 13:05

Acho que moramos muito próximo! Eu moro nas traseiras do colégio do Rosário. Depois combinámos por mensagem privada.
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 04 jun 2014, 15:11

mjr Escreveu:Acho que moramos muito próximo! Eu moro nas traseiras do colégio do Rosário. Depois combinámos por mensagem privada.
Ok

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 05 jun 2014, 11:39

Ontem, estiquei-me um pouco demais para um novato como eu. Circulei até ao aviso de carga de bateria baixa, com a indicação de 12% de SOC e uma autonomia estimada de 20kms. Deixei-o a carregar em casa até aos 80 por cento, e de manhã deparei com o seguinte: dos 12 aos 80%, a bateria carregou, de acordo com o contador da wallbox, 14,57kwh. Ora, aplicando uma regra de três simples, para carregar do nível mais baixo de carga até à carga completa, daria 21,42kwh, um valor que, pelo que tenho lido aqui, é muito baixo para um carro que saiu novo do stand há dois dias... As contas podem fazer-se assim, ou estou enganado e as contas não se fazem desta maneira? Obrigado desde já pelos v/ esclarecimentos

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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por VETL » 05 jun 2014, 11:57

cromero Escreveu:Ontem, estiquei-me um pouco demais para um novato como eu. Circulei até ao aviso de carga de bateria baixa, com a indicação de 12% de SOC e uma autonomia estimada de 20kms. Deixei-o a carregar em casa até aos 80 por cento, e de manhã deparei com o seguinte: dos 12 aos 80%, a bateria carregou, de acordo com o contador da wallbox, 14,57kwh. Ora, aplicando uma regra de três simples, para carregar do nível mais baixo de carga até à carga completa, daria 21,42kwh, um valor que, pelo que tenho lido aqui, é muito baixo para um carro que saiu novo do stand há dois dias... As contas podem fazer-se assim, ou estou enganado e as contas não se fazem desta maneira? Obrigado desde já pelos v/ esclarecimentos
Calma cromero.
É melhor ver isso com ELM327 e LeafSpy.
Penso que esses 12% não serão o verdadeiro SOC, ou melhor, não será o SOC que o carro reporta na canBus.
Mas como o seu Leaf é de 2013 não tenho a certeza.
Quando o mjr lhe mostrar o ELM327 e o LeafSpy vai adquirir isso e depois terá nas mãos ferramentas para essa e outras análises.
Última edição por VETL em 05 jun 2014, 12:05, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 05 jun 2014, 12:03

Além do que o VETL disse, como o seu Leaf é de 2014, é provável que ele esteja a subestimar MUITO a energia restante quando iniciou a carga. Há relatos de mais de 20km após o aviso de bateria muito fraca em Leafs pós 2013, que lhe deve aparecer por volta dos 9% de SOC. É até recomendado que faça algumas descargas profundas para que a capacidade da bateria seja melhor estimada pelo carro. O problema é que sem o Leaf Spy isso pode ser perigoso, devido a não conseguir ver o SOC após o aviso de bateria fraca.
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Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 05 jun 2014, 12:19

VETL Escreveu:
cromero Escreveu:Ontem, estiquei-me um pouco demais para um novato como eu. Circulei até ao aviso de carga de bateria baixa, com a indicação de 12% de SOC e uma autonomia estimada de 20kms. Deixei-o a carregar em casa até aos 80 por cento, e de manhã deparei com o seguinte: dos 12 aos 80%, a bateria carregou, de acordo com o contador da wallbox, 14,57kwh. Ora, aplicando uma regra de três simples, para carregar do nível mais baixo de carga até à carga completa, daria 21,42kwh, um valor que, pelo que tenho lido aqui, é muito baixo para um carro que saiu novo do stand há dois dias... As contas podem fazer-se assim, ou estou enganado e as contas não se fazem desta maneira? Obrigado desde já pelos v/ esclarecimentos
Calma cromero.
É melhor ver isso com ELM327 e LeafSpy.
Penso que esses 12% não serão o verdadeiro SOC, ou melhor, não será o SOC que o carro reporta na canBus.
Mas como o seu Leaf é de 2013 não tenho a certeza.
Quando o mjr lhe mostrar o ELM327 e o LeafSpy vai adquirir isso e depois terá nas mãos ferramentas para essa e outras análises.
Ok, fico na expectativa. Obrigado pelo esclarecimento, VETL

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