Página 2 de 6

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 14 fev 2017, 01:16
por jarama
jmsilva Escreveu:Parabéns e boa sorte com a máquina!

Carregar em ambiente domestico a 20/25A é excelente! O EVSE foi muito dificil de construir?
Boas,

Muito fácil de fazer. Para quem percebe um pouco de electrónica, construir um EVSE básico é muito fácil. Toda a parte complexa está do lado do carro. A parte mais cara são mesmo as fichas e o cabo.
No meu caso como não queria arriscar a comprar kits, soldar componentes, arriscar que algo corresse menos bem e no dia seguinte não ter carro para ir para Aveiro ou Castanheira de Pêra, optei pelo módulo Viridian (https://ecoharmony.co.uk/products/virid ... 1247831878).
A pensar no futuro comprei o de 32A (+ ficha type 1 de 32A e cabo de 5 metros) mas carrego sempre a 20A. Esporadicamente vou aos 25A mas começo a roçar no limite dos cabos de 4mm2 e prefiro não arriscar.
A grande vantagem deste módulo é só ligar os fios, um contactor e as resistências para a corrente de carga que queremos. De forma fácil podemos variar a corrente de carga entre os 7A e os 32A.
Mandei vir um contador de energia do ebay (http://www.ebay.com/itm/381263270817) e consigo ter uma ideia do consumo instantaneo e do total, nada de muito sofisticado mas funcional.
Se alguém precisar de mais detalhes ou algum tipo de ajuda terei todo o gosto em partilhar a minha experiência

Abraços,

JRamalho

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 14 fev 2017, 14:51
por jarama
Para quem anda a fazer contas, fica aqui uma estimativa dos consumos do meu leaf.
Os dados são fornecidos pelo carro, não tenho forma de confirmar se são exatos...

Mês de Dezembro 2016:
dez.jpg
dez.jpg (62.39 KiB) Visto 4189 vezes
Mês de Janeiro de 2017:
jan.jpg
jan.jpg (51.65 KiB) Visto 4189 vezes
[15/02/2017]Comparando o consumo reportado pela aplicação com o que carreguei (valor medido à entrada do carro e não pelo leafspy), posso deduzir um erro de aproximadamente 5%(para baixo, claro!).

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 14 fev 2017, 14:59
por mjr
Nos mk1 de 2011 não era nada fiável, demasiado otimista. Talvez agora esteja mais correto.

Porquê 0,12€/kW.h na eletricidade? Devia ser mais barato em vazio.

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 14 fev 2017, 15:27
por Erbium
mjr Escreveu:Porquê 0,12€/kW.h na eletricidade? Devia ser mais barato em vazio.
É o preço da EDP até 6,9kva, o tarifário mobilidade elétrica verde é que fica 10% menos no vazio, 1% menos nas cheias e na potência mais os quase 500€ que dão na fatura.
jarama se não tens o tarifário vê que vale a pena: https://energia.edp.pt/particulares/ser ... ucoes-edp/

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 14 fev 2017, 16:01
por mjr
Segundo o site da EDP o valor para o horário de vazio em 2017 é de 0,0927€/kW.h ou 0.114€/kW.h com IVA em vazio. Isto sem qualquer desconto e contratos só com eletricidade. O da ME tem os tais 10% de desconto sobre este valor.

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 14 fev 2017, 16:31
por Erbium
No site está isto:
Imagem

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tar ... .7kVA.aspx

Mas fui ver a minha fatura e realmente tem lá o valor que referes para 2017. :think:

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 14 fev 2017, 16:51
por jarama
Boas,

Obrigado Erbium. Foi das primeiras coisas que fiz foi mudar o tarifário :dance: .
As condições que tenho neste momento são as da figura mais o aumento deste ano. Na prática são 11 cêntimos e qq coisa em vazio.
cont.jpg
cont.jpg (52.58 KiB) Visto 4140 vezes

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 16 fev 2017, 09:48
por jarama
Bom dia a todos,

Não é propriamente algo relacionado com o funcionamento do carro mas aqui vai.
O que veem de diferente na fotografia :-) ?
20170215_221440.jpg
Não acertam?
Pois, FUI OUVIDO!!!!
Colocaram o sinal de estacionamento para viaturas eléctricas :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Após dois meses a chatear a Junta, a Camara Municipal de Coimbra e algumas idas à policia acho que se fartaram de me ouvir.
Agora vamos a ver quanto tempo aguenta o posto sem o vandalizarem :-). Já comecei a pensar se não valia mais ter deixado como estava.

Um bom dia de trabalho a todos!

JRamalho

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 16 fev 2017, 10:17
por Erbium
Bem feito seria colocar o sinal junto à traseira do corsa e juntar uma seta para a direita por baixo do VE... assim acho que só fica 1 lugar!
Mas pronto, meteram o sinal, já é positivo.

Re: Diário de bordo do JRamalho

Enviado: 16 fev 2017, 10:29
por LuisG
Valeu a insistência :clap: