Estes últimos dias tenho andado ocupado a usar a rede publica de carregamento pelos piores motivos. O meu filho mais novo partiu uma perna no dia 15, a minha mulher chama o 112 vai para o hospital de Évora, chego a casa, o carro depois de ter feito os 200km diários apresenta um SoC de 37% e um estimativa de 64km ponho o percurso no GPS e tenho 55km para fazer. Como ao longo do tempo vamos ganhando confiança e o Leaf Spy dá uma ajuda, pensei, isto dá na boa, apesar do stress de ter o filho no hospital.
Chego a Évora com os tracinhos (---), vou direito ao PCR, tinha a temperatura da bateria nos 37º e o PCR dá-me a informação de ter apenas 1% de SOC. Carrego até aos 53% com uma temperatura de 51º. O estranho disto, é que o carro começou com 1% e atinge os 50% apenas com 10kWh carregados e acabei aos 53% com 10.9kWh.
Estado: TERMINADO
ID: EVR-00011-01
Duração: 0:14:42
Preço: - €
Energia: 10.9 kWh
O meu Leaf de 30kWh passou a ser de 20kWh.
Mudei o carro para o PCN onde ficou a carregar até me vir embora cerca das 2H30, aqui já não houve pachorra para tirar a temperatura com o Leaf Spy (só queria era chegar a casa e deitar-me), mas estava nas 10 barras. Cheguei a casa (3H30) não pus o carro a carga porque no outro dia tinha de voltar a Évora e aproveitava as poucas horas que tinha para arrefecer. 8 manhã pego no carro e mostrava 8 barras, nova viagem até Évora direito ao PCN um ICE ocupar um dos lugares de carga e um lugar livre, chamada para a PSP e ponho o carro a carga, ficou até perto das 17h, tirei o carro apresentava 8 barras de temperatura, aproveitei e fui lavar o carro com os cupões da Galp que tenho de oferta a quanto da adesão ao cartão Galp electric.
Cerca das 20h00 novo regresso a casa, volto a não por o carro a carregar, só pus ás 5h00. Cerca das 8h00 volto a pegar no carro e tinha apenas 5 barras, tinha voltado ao normal. Nova viagem até Évora direito ao PCN, mas destas vez um Volvo híbrido ocupar o lugar sem estar a carregar e um ICE ocupar o outro lugar, nova chamada para a PSP, mas desta vez fiquei a espera porque ainda não podia entrar no hospital.
Chegou o PSP dirigi-me a ele e disse-lhe que tinha sido eu a fazer a chamada. Uma pessoa 5 estrela, estivemos a conversa enquanto ele passou a multa ao ICE. Ainda tentou saber junto da central se havia algum contacto associado aquela matricula para o condutor vir tirar o carro, para eu puder carregar, mas sem sucesso.
O problema é sempre o mesmo, falta de formação e falta de meios. Ele disse-me que não sabe ver se um carro esta a carregar, tentei explicar o melhor possível. Pediu-me desculpa, mas não tinha meios para bloquear ou rebocar o carro, porque a viatura que faz isso estava a servir de apoio a uma operação de controlo de velocidade.
Nesse dia fiquei sem carregar, tinha o PCR a poucos metros, mas como ia passar o dia em Évora e depois só tinha que voltar a casa foi tranquilo.
Para terminar, o carro conta com 76000km e com o SOH de 92%.