Já falta pouco para o meu LEAF fazer os 8 anos, tem (apenas) cerca de 35mil km mas para as baterias o tempo tb não perdoa, e ontem resolvi fazer o teste caseiro da bateria.
Andei os 1os 7 anos a carregar sempre a 80% (carga normal de 16A com EVSE Homebox da Efacec) mas depois de ter reparado no desequilibro das células, nos últimos 3 ou 4 meses tenho andado a carregar a 100% para ver se equilibrava mais as células (aproveitando ainda o tempo fresco), e agora como está a chegar o calor vou começar a carregar de novo a 80%.
Normalmente o carro só faz cerca de 15km por dia, e para fazer o teste saí de casa com 12km de autonomia (~30% SOC) e fiz 31km até parar. Pela 1a vez entrei no modo tartaruga e morreu já à porta da garagem - parei para abrir o portão e já não quis andar mais, ainda consegui pedir ajuda a 2 Srs que íam a passar para empurramos o carro lá para dentro (para subir o passeio só lá foi com 3 a empurrar).
Esteve cerca de 7h30 a carregar a 10A e aqui ficam as imagens que saquei (antes e depois) no LeafSpy e leituras do contador (9021.53 - 9005.77 = 15,76kWh)
https://photos.app.goo.gl/rMbTLjLQWrAmYBk22
ou seja 15.75kWh parece-me pouco mas se percebi bem, tenho ali 2 células que estão a limitar bastante a capacidade do conjunto.
A minha ideia (quando comprei o carro) era ao fim de uns 10 anos trocar o pack por um de nova geração e dar uma nova vida do carro, mas já vi que infelizmente essa opção não está nos planos da Nissan (preferem vender um carro novo)... alguém sabe se existe alguma empresa a fazer packs de baterias 3rd party de nova geração (com mais capacidade) para o LEAF MK1? (imagino que o problema maior seja o interface com o modulo de controle que deve ter protocolos proprietários)
Como o carro não precisa de fazer muitos Km diariamente, continua e vai continuar a servir para o propósito (espero que por mais uns anos), mas era interessante ver que capacidade conseguia depois de substituir aquelas células mais fracas, será fácil fazer a troca destas células, ou será que a Nissan cá faz isso, alguém tem ideia do custo? imagino que não seja uma coisa para se fazer em casa (pelos perigos de alta tensão e peso/ferramentas especificas para mexer no material envolvido).
Se alguém quiser opinar, todos os comentários são bem vindos