Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Nao é normal passar de 61 para 58 num mês. Ainda por cima com tartarugas e cargas a 100% regulares nesse periodo.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Pode ser normal Apr.Apr Escreveu:Nao é normal passar de 61 para 58 num mês. Ainda por cima com tartarugas e cargas a 100% regulares nesse periodo.
Bastará ele ter passado algum tempo com pequenas cargas e pequenas descargas para se baralhar no cálculo do seu SOC.
A ideia que tenho é que se ele não conhecer os seus limites mínimo e máximo, se baralha ligeiramente nesse cálculo. À medida que esse "desconhecimento" se prolongará no tempo, aumentará o grau de erro.
Ainda não reuni dados suficientes que comprovar/documentar/confirmar esta teoria mas é a ideia que tenho.
Se andaste com cargas a 100% regulares e tartarugas, "mostraste-lhe" os limites e isso deve ter sido tempo suficiente para ele fazer o recálculo.
Última edição por VETL em 24 set 2014, 22:39, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Eu tb acho que é quase isso VETL.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Apr
- Proprietário Leaf
Já há algum tempo que queria experimentar ir ao Porto e voltar no Leaf, tive receio e não fui há alguns meses atrás, mas há uns dias ganhei coragem, peguei na familia e.... cá está:
Viagem Coimbra - Porto - Coimbra
Tarefas preparatórias:
1. Ligar para a Caetano Power Porto para questionar viabilidade de carregamento no Posto de Carregamento Rápido situado nas suas instalações - recebi a indicação que o posto é publico e posso carregar lá quando quiser, não preciso de marcar nem de pedir autorização.
2. Liguei também para o IKEA Matosinhos para saber se podia carregar enquanto lá fazia compras. A resposta foi um supreendente NÃO com conhecimento de causa. Nunca tinha recebido um NÃO desses. Perderam eles, pois fiz exatamente o mesmo no Norteshopping que tem um posto de caregamento no estacionamento. E na verdade é muito melhor porque fica a 2 passos do PCR da Caetano Power.
3. Percurso de IDA - Estrada Nacional - A29 - Caetano Power. É o percurso com menor variação de altitude. Coloquei o destino no GPS do carro (modo percurso ECO) e o percurso calculado foi exatamente este!
4. Percurso de VOLTA - A1. basicamente fiz isto para validar a diferença de consumos/tempos
Viagem:
09:44 - Saida de Coimbra

10:44 - 57 Km percorridos

11:44 - Chegada ao PCR da Caetano Power

O posto estava ocupado com o Taxi Leaf a carregar, deu para conhecer o dono, aproveitei para ir deixar a familia no Norteshopping, quando regressei o Sr já tinha ido embora.
12:37 - parei carregamento rápido nos 81%,

e um gráfico do carregamento rápido. A descontinuidade que se observa foi o teletransporte que fiz ao café mais próximo

Depois arranquei para o NorteShopping para almoçar e acabar a carga até 100%.
17:51 - Partida para coimbra

19:52 - Chegada a Coimbra. Demorou 2 horas, mas mas com muito transito no Porto.

Conclusões:
Preço da viagem: cerca de ~12€ de portagens
Gastei pouco mais pela A1 (12,4kWh/100Km IDA, 12,6kWh/100Km VOLTA), apesar de esta ter um desnivel muito mais agressivo que pela N1 + A29. Isto quer dizer que a velocidade constante praticada na A1 compensou os semáforos e pára arranca que enfrentei na ida.
Achei muito util a visualização da potência instantanea no Leaf Spy, fiz a viagem de regresso sempre com atenção a esse indicador, no entanto enquanto a aplicação está nessa vista, não gera logs para o ficheiro, por isso fiquei sem dados do regresso.
Edit: corrigi unidades de consumo médio.
Viagem Coimbra - Porto - Coimbra
Tarefas preparatórias:
1. Ligar para a Caetano Power Porto para questionar viabilidade de carregamento no Posto de Carregamento Rápido situado nas suas instalações - recebi a indicação que o posto é publico e posso carregar lá quando quiser, não preciso de marcar nem de pedir autorização.
2. Liguei também para o IKEA Matosinhos para saber se podia carregar enquanto lá fazia compras. A resposta foi um supreendente NÃO com conhecimento de causa. Nunca tinha recebido um NÃO desses. Perderam eles, pois fiz exatamente o mesmo no Norteshopping que tem um posto de caregamento no estacionamento. E na verdade é muito melhor porque fica a 2 passos do PCR da Caetano Power.
3. Percurso de IDA - Estrada Nacional - A29 - Caetano Power. É o percurso com menor variação de altitude. Coloquei o destino no GPS do carro (modo percurso ECO) e o percurso calculado foi exatamente este!
4. Percurso de VOLTA - A1. basicamente fiz isto para validar a diferença de consumos/tempos
Viagem:
09:44 - Saida de Coimbra
10:44 - 57 Km percorridos
11:44 - Chegada ao PCR da Caetano Power
O posto estava ocupado com o Taxi Leaf a carregar, deu para conhecer o dono, aproveitei para ir deixar a familia no Norteshopping, quando regressei o Sr já tinha ido embora.
12:37 - parei carregamento rápido nos 81%,
e um gráfico do carregamento rápido. A descontinuidade que se observa foi o teletransporte que fiz ao café mais próximo

Depois arranquei para o NorteShopping para almoçar e acabar a carga até 100%.
17:51 - Partida para coimbra
19:52 - Chegada a Coimbra. Demorou 2 horas, mas mas com muito transito no Porto.
Conclusões:
Preço da viagem: cerca de ~12€ de portagens
Gastei pouco mais pela A1 (12,4kWh/100Km IDA, 12,6kWh/100Km VOLTA), apesar de esta ter um desnivel muito mais agressivo que pela N1 + A29. Isto quer dizer que a velocidade constante praticada na A1 compensou os semáforos e pára arranca que enfrentei na ida.
Achei muito util a visualização da potência instantanea no Leaf Spy, fiz a viagem de regresso sempre com atenção a esse indicador, no entanto enquanto a aplicação está nessa vista, não gera logs para o ficheiro, por isso fiquei sem dados do regresso.
Edit: corrigi unidades de consumo médio.
Última edição por Apr em 02 nov 2014, 23:23, editado 1 vez no total.
Muito bom! Que temperaturas atingiu depois da carga rápida ?
- Apr
- Proprietário Leaf
Podes ver no grafico a variação de temp durante o carregamento rápido, o valor final foi de 33,7º. o pico de temp. observado da viagem completa foi no final do carregamento normal que chegou aos 35,7º.
Última edição por Apr em 02 nov 2014, 20:29, editado 1 vez no total.
Não me tinha apercebido
obrigado.

- Apr
- Proprietário Leaf
Não deu para falar muito, já que fui levar a familia ao NS. Fiquei com a ideia que o Sr não tinha Leaf Spy, mas quando regressei com a vontade de ligar lá o meu, ele já tinha ido embora.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O aquecimento extra após a carga rápida ficou a dever-se a esta e não à carga lenta. É normal depois de terminar uma carga rápida a temperatura ainda subir mais dois graus, pois demora tempo ao calor gerado no interior das células chegar à periferia do pack onde estão os sensores.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
exato, e o pico de calor até pode ter subido mais qualquer coisa antes ou depois do final da carga lenta, pois não tenho logs desses periodos.
Outras notas em relação à temperatura:
Iniciei a viagem com 21º e terminei no Porto com 27º
Iniciei a viagem de regresso com 33º e terminei com 31º
Outras notas em relação à temperatura:
Iniciei a viagem com 21º e terminei no Porto com 27º
Iniciei a viagem de regresso com 33º e terminei com 31º